12 de maio de 2018

Teografia de Nayara Maria de Oliveira


Irmãos e Irmãs, a todos a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Sou Nayara Maria de Oliveira, catequista na comunidade Imaculada Conceição de Cantagalo-MG atualmente com uma turma de Crisma.
Nasci em berço católico, e meus pais sempre atentos aos sacramentos da igreja logo providenciaram o meu batizado que aconteceu quando eu tinha apenas 23 dias. Aos nove anos fiz minha primeira eucaristia, ainda me lembro da leveza ao sair da minha primeira confissão, me sentia como “um passarinho que sai da gaiola”, frase mencionada por minha saudosa catequista Dona Conceição em um dos encontros da catequese. Recebi o sacramento da crisma aos 16 anos e tão logo me distancie da igreja, mas nunca de minha fé. Passei um tempo afastada, não participava das missas, mas graças ao bom Senhor e as orações de minha mãe que sempre mostrou e guio-me pelos caminhos da fé eu retornei. Em uma missa, fui surpreendida ao ser convidada a fazer uma leitura, não pensei duas vezes e disse “sim”, por dentro o coração tremia tanto quantos as mãos, mas fui de coração aberto, vesti as vestes da equipe de liturgia e me coloquei a serviço.
Atuo na catequese desde 2011, quando já há algum tempo participando da equipe de liturgia recebi o convite da Irmã Irene da Congregação Lourdina, para auxiliar uma catequista já experiente com uma turma de Primeira Eucaristia. O “sim” saiu como no primeiro convite, foi inevitável, pois foi dado com o coração. No ano seguinte, veio o grande desafio, o convite para assumir a turma sozinha, e novamente disse “sim”. Em 2017, assumi uma turma de crisma, uma experiência nova e revigorante. Na catequese me sinto plena, realizada e feliz, pois tenho o prazer de transmitir aos meus catequizandos o amor de Jesus. Hoje tenho como inspiração para meus encontros Dona Conceição, apesar de ter vivenciado uma catequese sacramentalista, ela sempre nos mostrava por meio de suas histórias e exemplo de vida o amor de Jesus.
Sou imensamente grata a Deus pelo dom da vida e pela minha família que é o meu maior exemplo de vida e fé.  Sinto-me agraciada por poder colocar a minha vida a serviço das obras de Deus e permiti que Ele faça em mim a sua vontade.
 “Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser. ” (Santo Agostinho)

Paz e bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário