27 de outubro de 2012

Encontro Diocesano de coordenadores da catequese

Aconteceu no dia 27 de outubro, o último encontro dos coordenadores de catequese do ano de 2012. Contando com a presença de 35 coordenadores, o encontro iniciou-se às 8 h 30 com Celebração Eucarística presidida por Dom Jeremias. Logo após, os coordenadores se apresentaram para o bispo e deu-se início ao trabalho em grupo para a avaliação dos trabalhos realizados nas paróquias. Através do plenário  percebeu-se que houve um ligeiro progresso nos trabalhos catequéticos de setembro de 2011 a setembro de 2012. Muitos trabalhos estão sendo feitos, mas ainda há muito o que fazer. Na parte da tarde, ficou decidido, através de votação coletiva que os encontros em 2013 acontecerão nos dias 23 e 24 de fevereiro; Semana catequética 18 a 20 de julho e 26 e 27 de outubro, o último encontro.
Foi sugerido por alguns coordenadores a realização da celebração e a homenagem aos catequistas, em agosto, pelo menos, por áreas.
Encerrou-se o encontro com uma confraternização e o amigo secreto.

                                                          Deus seja louvado hoje e sempre!

Dia das Crianças!

Que delícia!
 As catequistas  da paróquia Nossa Senhora do Amparo de Braúnas, prepararam uma linda surpresa para a criançada  no Dia da criança. Brincadeiras variadas: da cadeira, corrida do saco e do ovo, pula-pula, bolo, refrigerante e momento de oração!
Parabéns às crianças, às catequistas e ao padre, pela iniciativa! É essa catequese da acolhida, do aconchego e da alegria que nossas crianças precisam  para serem evangelizadas, antes de serem catequizadas!
                                                                               

26 de outubro de 2012

Vamos Contar:



A HISTÓRIA DA CATEQUESE

No começo... isto é, nos primeiros séculos do cristianismo, a própria vida da comunidade era uma verdadeira catequese.
A história é bonita e interessante.
Com a morte de Jesus os discípulos tinham ficado amedrontados e com receio do que podia vir... Mas no dia de Pentecostes Jesus mandou seu Espírito Santo, que encheu todos eles de alegria e de coragem. Era preciso espalhar por toda parte o Evangelho de Jesus, custasse o que devia de custar, pois eles “não podiam deixar de falar das coisas que viram e ouviram” (Atos 4,20) De fato, por causa do Evangelho, começaram a ser perseguidos, presos e até mortos...
Para eles não era fácil ser cristãos.
Os primeiros cristãos se esforçavam para viver como irmãos. Eles se ajudavam muito, praticavam a justiça e chegavam até a colocar seus bens em comum.
Toda semana, de preferência no Domingo por ser este o Dia da Ressurreição de Jesus, eles se reuniam nas casas, como nós fazemos nos grupos de reflexão, para umas ceias comunitárias, mas também para celebrar a Eucaristia...
Hoje, a celebração da Eucaristia nós chamamos de MISSA, enquanto eles diziam “FRAÇÃO DO PÃO”.
O exemplo de vida dos primeiros cristãos ia despertando o desejo de conversão no pessoal ainda pagão. Para estas pessoas poder receber o batismo, então, foram se formando ESCOLAS de CATECISMO, chamadas de CATECUMENATOS.
Durante o Catecumenato, que podia ser de 2 ou 3 anos, os catecúmenos (jovens ou adultos) podiam participar até das celebrações que a comunidade fazia, mas não de todas.
Quando um grupo celebrava a Eucaristia, por exemplo, os que não eram batizados podiam ficar somente até o ofertório. Depois eram dispensados, não podendo eles participar da comunhão.
Esta maneira dos primeiros cristãos transmitirem a fé por meio da vivência e da instrução é a que hoje chamamos de INICIAÇÃO À COMUNIDADE.
Isto é, em sua catequese, os primeiros cristãos não se preocupavam tanto que os catecúmenos “soubesse” o catecismo, mas queriam que se acostumassem a viver e praticar a fé em Jesus Ressuscitado.
Tratava-se de uma catequese que era uma verdadeira: INICIAÇÃO À FÉ E À VIDA DA COMUNIDADE.
A história continua...
   Roberto Magno
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré
Joanésia