23 de julho de 2016

Encontro Regional de Coordenadores de Catequese - Dia 23

 Terceiro dia- Por Veralúcia Pimenta Amaral.
 Como de costume, o dia foi iniciado com a Celebração Eucarística presidida por Dom Emanuel. O tema de hoje, com assessoria do Pe Geraldo, foi o estudo da Exortação Apostólica Pós-Sinodal.  Amoris Laetitia  sobre o amor na família de autoria do nosso Papa Francisco no qual lança um novo olhar sobre as famílias "A alegria do amor"  que se vive nas famílias é também júbilo na igreja. Apesar dos numerosos sinais de crise no matrimônio, "o desejo da família permanece vivo nas jovens gerações". O livro abre brechas para as pastorais na igreja, sobretudo a pastoral familiar que deverá caminhar junto com a catequese com novas perspectivas para construir famílias sólidas. Foram várias as provocações que nos instigam a acompanhar, discernir e integrar a fragilidade no acolhimento e na caridade para os que estão feridos. Segundo o Pe Geraldo, se o livro, que é uma pérola, não for conhecido, se torna uma letra morta. Na parte da tarde houve um debate de como acolher os fragilizados e  repensar a transmissão da fé diante deles. Depois a Lucimara expôs sobre a catequese e iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal, esclarecendo alguns equívocos. Fez apresentação de materiais para serem usados na catequese. À noite foi um momento de descontração com músicas ao vivo, comidas e doces típicos, alegrando a nossa noite.
















22 de julho de 2016

ENCONTRO REGIONAL DE COORDENADORES DIOCESANOS DE CATEQUESE - Dia 22

Segundo dia do encontro - Por Veralúcia Pimenta do Amaral
        Iniciou-se o dia com a celebração Eucarística. Foi apresentado o gráfico do questionário sobre a formação de catequistas e coordenadores de catequese do Regional Leste II, marcando os pontos fortes de cada item, pela assessora Lucimara. Logo após, trabalhou-se com o tema "O processo formativo de catequistas numa igreja em saída" pelo assessor Pe Vanildo de Paiva que ressaltou que a missão principal da formação é ajudar os membros da Igreja a se encontrar sempre com Cristo, e assim reconhecer, interiorizar e desenvolver a experiência e os valores que constituem a própria identidade e missão cristã no mundo. Este processo formativo convida  a uma convivência com Jesus Cristo. À tarde, foi apresentado pela Lucimara Trevizan os níveis do processo formativo de catequista que se divide em quatro. São eles: 
 a) Primeiro nível para iniciantes: início da travessia ;
b) Segundo nível para aprofundamento: navegar é preciso;
 c) Terceiro nível para coordenadores: ser companheiro de travessia;
 d) Quarto nível IRPAC: Especialização em Catequética.
 Estes níveis são propostas de encantamento para o catequista para que se faça uma verdadeira adesão a Jesus Cristo.
 Realizou-se um trabalho em grupo com estes níveis fazendo acréscimos pertinentes e à noite apresentou-se em plenário. Encerrou-se o dia com um momento celebrativo bem gostoso e animado.







          

Encontro Regional de coordenadores diocesanos de catequese - Dia 21

A Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza nos dias 21 a 24 de julho, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), o Encontro Regional de Catequese.
O encontro acontece anualmente e oferece um aprofundamento para as coordenações diocesanas de catequese, discutindo temas desafiantes para a catequese. Para a coordenadora da Catequese no Regional Leste 2, Lucimara Trevizan, o tema do encontro é desafiante. “É preciso repensar, ousar, ser criativo e propor outros itinerários para o processo formativo de catequistas”, afirma.
Da Diocese de Guanhães, estão presentes Edelveis e Vera, da Equipe de Coordenação Diocesana.
Abaixo, segue um pequeno relato enviado por Vera:
O encontro tem como objetivo a atualização catequética das coordenações diocesanas; partilha de experiências catequéticas e análise da realidade catequética das dioceses do regional. O tema Central é o processo formativo de catequistas numa igreja em saída. Nesta noite, dia 21, que foi o primeiro momento, foi realizada uma dinâmica de acolhida, depois usou-se outra dinâmica para apresentação das províncias e logo após fez-se alguns encaminhamentos, tendo como eixo Central os relatórios enviados anteriormente, pelas dioceses. Encerrou-se com uma celebração de abertura homenageando as grandes catequistas Aída e Deia que já foram para casa do Pai. 









Semana Catequética e Jubileu do Catequista ganham música

Letra e melodia de Padre José Adriano Barbosa. Confira e cante conosco ouvindo o vídeo abaixo:

SINAIS DE DEUS
LETRA E MELODIA :  Pe José Adriano Barbosa

São muitos os sinais de Deus por aí
Que os olhos não conseguem enxergar.
Não falo das estrelas do céu,
Nem mesmo a natureza
ou nada que esteja longe de nós.
Enquanto O procurarmos distante
Difícil ficará para encontrá-Lo
Por isso se quisermos buscá-lo
É só olhar a vida ao redor.
As coisas do mundo, tudo nos fala de Deus
São sacramentos, sinais de um amor maior
Sacramentos, oásis de misericórdia
Nos desertos da vida, nos momentos de dor
O Senhor nos convida a beber desse amor.
Mas o melhor sacramento
É poder ensinar a ter fé
Trilhando a misericórdia

Catequista, assim você é.




21 de julho de 2016

NOVENA E FESTA DE SANTANA

Novena de Santana , em Ferros.
Responsáveis pelo dia de hoje, catequizandos e catequistas. Contou-se com a presença do Pe . Marinho da paróquia de Dores e de Carmésia.








Fechamento do semestre. Catequese em Santa Maria

Entronização da Bíblia - sexto encontro.
Partilha: reflexão sobre o real significado da Partilha não só do pão de cada dia, mas principalmente partilhar o amor ao próximo, a caridade, o perdão, a solidariedade dentre outros ensinamentos de Jesus. Momento de preces espontâneas feitas pelas crianças.
Visitas e participações de mães nesse Encontro.
Fechamento do Primeiro Semestre. Obrigada, Senhor, por nos proporcionar momentos tão abençoados!

                                          Neide