29 de agosto de 2015

25 de agosto de 2015

PASTORAL DA JUVENTUDE REALIZA ENCONTRO COM LIDERANÇAS JOVENS DA DIOCESE DE GUANHÃES




A Pastoral da Juventude da Diocese de Guanhães promoveu nos dias 22 e 23 de agosto o 3° Encontro de Formação Permanente do ano de 2015, que contou com a participação dos coordenadores de Grupos de Jovens das paróquias de São João Evangelista, São Sebastião do Maranhão, Santa Maria do Suaçuí, Senhora do Porto, Ferros, Carmésia, Dores de Guanhães, Conceição do Mato Dentro, Divinolândia de Minas, Água Boa, Rio Vermelho, Guanhães, Materlândia e Braúnas. 
O Encontro iniciou-se no sábado pela manhã e teve como pauta inicial de estudo a partilha dos serviços pastorais da juventude que estão sendo realizados em suas paróquias, os desafios e planos para o grupo local paroquial e para toda a Juventude Diocesana. Contamos durante todo o dia com a presença do Assessor da Pastoral da Juventude, o Padre Salomão Rafael Neto, que muito contribuiu para construir a estrutura e o foco do encontro, de forma a debater, refletir, dialogar, propor e avaliar o tema proposto de forma objetiva e evangélica.
Enfatizou-se também no encontro, temas como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2016) que acontecerá em Cracóvia na Polônia, onde foi apresentado pelo então coordenador da Pastoral da Juventude, Adenil Borges (Dedé),  propostas de orçamento para a viagem e ainda uma alternativa possivelmente mais viável: o evento que acontecerá paralelamente a JMJ 2016 mas no Brasil , em São Paulo, que visa transmitir o grande evento JMJ - Cracóvia para os milhares de jovens brasileiros que desejarem juntos, participar e compartilhar da beleza e da riqueza das mensagens  e orações que são direcionadas à Juventude Mundial de Cristo, direcionadas à “Juventude do Papa” nesta ocasião.
No encontro estudou-se ainda o Subsídio do Dia Nacional da Juventude – DNJ 2015 fazendo laboratórios e plenária. Ainda relacionado ao DNJ, discutiu-se algumas ideias e propostas para a realização deste evento Diocesano que acontecerá no dia 18 de Outubro e que será sediado pela Paróquia de São João Evangelista.  O encontro se encerrou no domingo com o almoço na companhia do bispo diocesano Dom Jeremias.
Agradecemos de coração sincero a Deus pela oportunidade de nos escolher e capacitar para trabalharmos em sua messe. Às paróquias e seus respectivos párocos que acreditam na força e na capacidade dos jovens. Ao nosso pastor Dom Jeremias pela compreensão e paternidade espiritual. E que muitos frutos possam ser colhidos através dessas sementes que nossos jovens e a Igreja semeiam hoje.

Rosiane Fátima de Almeida
Grupo de Jovens Kairós de São João Evangelista
Adenil Borges da Silva
Adenil Borges da Silva - Dedé
Bacharel em Administração de Empresas
Professor na Faculdade dos Vales Elvira Dayrell e Instituto Superior de Educação Elvira DayrellLicenciando em Matemática pelo IFMG/Campus São João Evangelista
Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude - Diocese de Guanhães

















23 de agosto de 2015

Agosto: Mês das Vocações - O Dia do Leigo

A missão dos leigos deriva do Batismo e da Confirmação: “A sua ação dentro das comunidades eclesiais é tão necessária que, sem ela, o próprio apostolado dos pastores não pode conseguir, na maior parte das vezes, todo o seu efeito.”

Para que os fiéis leigos e leigas possam assumir sua corresponsabilidade no trabalho pastoral e testemunhem a fé cristã na vida pública, é urgente desencadear um processo integral de formação, que seja programada, sistemática e não meramente ocasional, considerando especialmente a Doutrina Social da Igreja. Assim leigos e leigas se compreenderão como sujeitos da comunhão eclesial e engajados na missão.

Leigos e leigas devem crescer na consciência de vocacionados a “ser Igreja” e precisam dispor de espaço para atuarem na comunidade assumindo sua participação na construção da comunidade de comunidades. Dentre os sujeitos da conversão pastoral, merecem destaque as famílias, as mulheres, os jovens, e os idosos.

(trecho do Documento 100 da CNBB - Comunidade de comunidades; uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia)


Parabéns a todos os leigos e leigas de nossa diocese! O seu serviço é necessário! Deus abençoe a sua vocação!

Conhecendo nossos catequizandos - SABINÓPOLIS

A sessão CONHECENDO NOSSOS CATEQUIZANDOS continua. Apresentamos os catequizandos da paróquia de Sabinópolis, da catequista Ivanete, turma da terceira etapa.
Parabéns crianças pela perseverança na fé e no caminho de Jesus. Parabéns Ivanete! Que o Espírito Santo lhe inspire cada vez para ser esta grande servidora e anunciadora do evangelho de Cristo!











BRAÚNAS CELEBRA FESTA EM HONRA À PADROEIRA

Aconteceu em Braúnas de 07 a 16 de agosto de 2015 a novena e a festa da padroeira Nossa Senhora do Amparo, com o tema: ¨COM MARIA INTERCEDENDO POR NOSSAS FAMÍLIAS¨
Fomos agraciados com a presença de D. Marcello Romano, bispo da diocese de Araçuaí, D.  Jeremias e os padres da diocese: Pe. Dilton, Pe. José Adriano, Pe. Ivani, Pe. Salomão, Pe. Osmar, Pe. José Aparecido de Pinho, Pe. Amarildo e Pe. Roberto da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.
Tivemos missas diariamente com temas relacionados à Maria  e à família. Houve várias homenagens, coroação e a participação ativa de todas as pastorais e comunidades rurais na liturgia e barraquinhas, durante toda a festa.
Encerramos com a procissão e missa solene presidida por D. Jeremias.
Agradecemos a Deus por tão grande oportunidade de estarmos unidos mais uma vez para venerar nossa mãe do Amparo!
Ao nosso querido Pe. Dilton, que organizou com muito carinho a programação da festa; ao nosso pároco, Pe. Amarildo, que com grande zelo, dedicação e iluminado pelo Espírito Santo fez com que tudo acontecesse com muita espiritualidade e alegria; a todos os paroquianos que colaboraram com seus serviços, doações, orações, Deus os abençoe! 
Que o olhar materno de Maria se volte para nós, e que com a Graça de Deus possamos continuar firmes em nossa caminhada de fé!
DEUS SEJA LOUVADO!
Cirley Borges