30 de novembro de 2013

Cultura e fé no compasso de um Relógio Biológico.O texto foi publicado como matéria especial no jornal DCN

No estilo "jornalismo literário" conto a história do grupo Relógio Biológico e o que ele tem feito na pequena cidade de Guanhães/MG. Espero que goste.
Bom final de semana!

O texto foi publicado na edição de hoje do Jornal DCN, como matéria especial

Abraços

Evandro Alvarenga

http://ejalvarenga.blog.uol.com.br/

27 de novembro de 2013

Formação de leitores mirins e coroinhas na paróquia Nossa Senhora Aparecida (Pito)

No dia 23 de novembro, um grupo de crianças e adolescentes, que estão se preparando para serem leitores e coroinhas, se reuniram durante todo o dia na igreja matriz Nossa Senhora Aparecida (Pito) para momento de estudo e espiritualidade. No período da manhã o encontro aconteceu de forma bem descontraída e dinâmica. Léo, membro do ECC da paróquia São Miguel, fez uma boa apresentação mostrando o sentido e valor da leitura dos textos bíblicos para melhor preparar espiritualmente a participação nas celebrações. O coordenador do grupo de leitores mirins, Marcello Bonfim e o seminarista José Aparecido coordenaram o encontro com o objetivo principal de levar as crianças e adolescentes a uma espiritualidade mais profunda e melhor compreender o sentido e valor que tem os ritos da missa.
E durante o encontro as atividades foram acontecendo com dinâmicas e orientações práticas tais como: o rito da missa parte por parte, gestos corporais durante a celebração, comportamentos, técnicas de leitura e vídeos.























"Vem Senhor Jesus!"

“Vem Senhor Jesus!”
A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão. Deus é fiel à suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na volta do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é “Vem Senhor Jesus!”
O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança; esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.
O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo, não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.
No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos. Pobreza que tem n'Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.
O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. Pelo mesmo motivo, o diretório litúrgico da CNBB orienta que flores e instrumentos sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus.
Roberto Magno

Catequista e membro da Equipe de Comunicação da catequese 

26 de novembro de 2013