2 de maio de 2014

Primeiro de maio, aniversário de nossa querida Diocese de Guanhães.

           Celebração, muita oração, contemplação, reencontros...
Um dia muito proveitoso, para os fieis vindos de todas as paróquias e comunidades, que revigoraram suas energias!
Iniciou-se às 8 h da manhã com a animação, acolhida e café. Às 10 horas aconteceu a Celebração Eucarística e a Consagração da Diocese a Nossa Senhora.  Muitas pessoas do Movimento da Mãe Rainha, estiverem presentes, portando suas "capelinhas". Foi também celebrado  o primeiro ano de ordenação dos novos padres: Amarildo, João Gomes, Mário, Osmar e Wanderlei. Foi uma celebração muito bonita! 
Em sua homilia, Dom Jeremias começou fazendo memória dos 28 anos de história, recordou Dom Felippe, Dom  Emanuel, os administradores diocesanos: pe Saint Clair e Dom Marcello. Falou sobre pe. Dilton que se encontra em missão, na África e que estava unido a nós, através da internet.
Dom Jeremias citou Fernando Pessoa: Para sermos grandes, devemos ser inteiros...
Ele falou sobre o grande número de leigos que  trabalham na evangelização de nossa Diocese. Agradeceu a todos e agradeceu ao Clero e disse que sem os padres ele não pode nada. Ele também contou a origem do Dia 1º de Maio, que era um dia de revolta, onde grupos de pessoas revoltadas e com raiva  iam às ruas para brigarem, mas que no dia 1º de Maio de 1955, Pio XII transformou a data, como forma de homenagear a todos pelos serviços prestados, a exemplo de São José Operário, do Cristo operário, do Cristo trabalhador, lembrando também de Maria que varria, limpava o local de trabalho...Cuidava dos afazeres domésticos. Ele também dirigiu palavras de incentivo e ânimo aos novos padres.
Às 12 h, foi servido ao povão, um delicioso almoço e às 14 h, as pessoas cantaram muito com o Robertinho Zíer e banda, que encantaram a todos os presentes no pátio da catedral.

Às 15 horas e 15 min aconteceu o Momento Mariano: Terço, com a participação dos movimentos e pastorais da Diocese, do Clero e do Bispo Diocesano e em seguida os fieis saíram em Procissão com as imagens de Nossa Senhora, São José, São Miguel e encerrou-se com a Benção do Santíssimo.
Foi um dia bem orante. As pessoas retornaram, felizes e espiritualmente revigoradas.
Todos que se fizeram presentes participaram e celebraram com alegria!


Eliana Alvarenga
(Da Equipe de comunicação da catequese da Diocese)