7 de janeiro de 2017

Escatologia cristã - IV Módulo do IRPAC - Especialização em catequética



Nós, estudantes do IV módulo de Especialização em Catequética, do Instituto Regional de Pastoral Catequética – IRPAC, concluímos nesta sexta-feira, dia 06 de janeiro, as aulas da disciplina Escatologia Cristã, lecionadas pela Professora Ir. Rosana Araújo Viveiros. O objetivo desse estudo foi compreender à luz da Escritura, da Tradição da Igreja e da reflexão teológica atual, os temas clássicos da Escatologia Cristã: morte, vida eterna, juízo, céu, inferno e purgatório, final do mundo e segunda vinda de Cristo. Portanto, a Escatologia trata das questões relacionadas ao fim, ao mistério, ao além da realidade material e finita, na qual peregrinamos. A base para a reflexão escatológica é a Ressurreição de Jesus, através da qual tudo que existe como criação de Deus vive em unidade. Não há separação entre corpo e alma, a pessoa é uma unidade, quando ela morre, morre tudo e ressuscita tudo, a pessoa inteira. O céu não é uma realidade para depois da morte, o céu começa na vida terrena. Quem vive bem, morre bem. “Nós sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos. Quem não ama, permanece na morte. (I Jo 3, 14). Conforme Ir. Rosana: “A Escatologia Cristã nos oferece o sentido da história humana, da esperança. Ela é a compreensão mais abrangente que se possa ter do significado da existência humana na história. Desde que o Senhor se encarnou e nos deixou o seu Espírito, o novo céu e a nova terra já estão presentes, mas só se realizarão plenamente quando Deus for tudo em todos (1 Cor 15, 28).” 
                                     Seminarista André Luiz - Aluno do IV Módulo


5 de janeiro de 2017

Catequese e Iniciação Cristã - IRPAC - II Módulo

              Na quinta-feira,05/01  encerrou-se as aulas do professor Rodrigo Ladeira que levou-nos a refletir sobre a dimensão sacramental na vida cristã. Foram vários os questionamentos e o convite a redescobrir a mística dos sacramentos no qual a prática não pode perder a sua essência e ser banalizada. O Batismo, a Eucaristia e a Crisma não são a  cura dos males, são para marcar a vida cristã. Ao olharmos o Cristianismo como revelação, devemos observar três pontos: _ pessoa sagrada: Jesus, espaço sagrado: templo, e Templo sagrado: Igreja/comunidade. Com a morte de Jesus, quebrou-se o esquema religioso. Ele foi revelado, não como imposição, mas provocando em nós o movimento da fé e a doutrina vai se avançando, tomando novos caminhos nos ritos sacramentais, porém se houver um processo de vida cristã, o sacramento será vazio. A Igreja é o movimento encarnatório de Jesus, é a entrega total e para se tornar como Ele, é preciso esvaziar-se e deixar que habite em nós. Este é o querigma cristão: IN-HABITAR ( movimento para dentro, mendicância do amor) e INABITAR ( ao mesmo tempo que está dentro, está fora). Para que haja o processo de iniciação cristã é necessário observar os procedimentos da caminhada cristã: evangelização: anúncio da boa nova de Jesus; etapa catequética: encantamento, experiência, eco; etapa pastoral: Igreja fazedora, ação pastoral,  consequência da escuta. Para que se perceba a Revelação, carece da experiência amorosa, do exercício da escuta. O amor que se move em nossa direção, nos faz entrar nesta dinâmica. E Igreja se faz da porta para fora. Então, o cristianismo é uma caminhada e se estamos caminhando, significa que ainda não chegamos e que temos muito a caminhar. E é necessário fazer todos as etapas do processo de iniciação à vida cristã, cujo ponto alto é a vivência, o testemunho que nos impulsionam aos ritos sacramentais. Sacramento não é meta, é seta. À noite, participamos de Oficina de música que proporcionou-nos relaxamento, descontração e aprendizado.                      

                                               Vera Pimenta com ajuda de Bernardina, Eni e Neide

































4 de janeiro de 2017

IRPAC- IV Módulo- Diálogo e Ecumenismo

Nesta quarta feira, dia 04 de janeiro, nós, do IV módulo, concluímos as aulas da disciplina Diálogo e Ecumenismo, no Instituto Regional de Pastoral Catequética – IRPAC. O professor Jacil Rodrigues de Brito foi o responsável por conduzir os estudos de forma dinâmica e participativa, relacionando temas complexos com fatos corriqueiros do cotidiano. O fio condutor das reflexões foi a busca pelo amadurecimento humano no processo do dialogar e do reconhecimento do valor daquilo que é diferente. Somente alguém que entra no processo de amadurecimento consegue descobrir o valor do diálogo ecumênico. Amadurecer significa desenvolver as potencialidades, ou seja, compreender melhor a si mesmo e ao outro. Para tal, a pessoa é convidada a sair de si mesmo, de suas ideias fixas, de sua estrutura, do lugar e dos conceitos que resultaram de suas experiências. Após essa atitude de saída, a pessoa vai se libertando, assumindo uma postura responsável através do conhecimento no processo de movimento circular. Ser ecumênico é ser livre para entrar na dinâmica do movimento circular, onde não tem religião maior ou melhor. Quem adquire conhecimento assume uma postura que não ridiculariza o outro, pois é uma postura de fineza, de amadurecimento, de alguém que é livre de si mesmo e aberto ao diferente, disposto a crescer com a cultura e com a religião do outro.

                                        Seminarista  André Lomba



3 de janeiro de 2017

IRPAC - Especialização em catequética. Disciplina: Catequese e Iniciação Cristã. Dia 03 de janeiro

           
No período de 02 a 12 de janeiro, cinco coordenadoras de catequese : Neide e Sônia de Santa Maria, Eni Menezes de Carmésia, Bernardina de Ferros e Vera Pimenta de Guanhães e o seminarista André Lomba estão participando em Belo Horizonte, na Casa de Retiros São José , do Curso do IRPAC- Especiaização em catequética . Ontem, 02 de janeiro aconteceu a  abertura do curso. Iniciou-se com a Celebração da Palavra feita pelo bispo assessor, D Emanuel Messias de Oliveira e a coordenadora do curso, Lucimara Trevisan, ressaltando que devemos ser luz para os outros em nossa comunidade.


 Para iniciar o dia 03/01, foi feita oração no Jardim da casa e imbuídos pelo Espírito Santo, meditou-se sobre a caminhada das catequistas, a arte de viver, a arte de confiar e que neste período das  duas semanas seja um tempo de caminhada interior onde os olhos possam ver o imenso amor de Deus para conosco e sentir que somos olhados por Ele.  Esta disciplina terá duração de três dias e está sendo ministrada pelo professor Rodrigo Ladeira Carvalho, Mestre em Teologia Sistemática.  Este conteúdo tem como objetivo:
 _ Conhecer e aprofundar a Teologia dos Sacramentos da Iniciação à vida cristã como fonte inspiradora para a fé cristã, recuperando a ordem dos sacramentos da Iniciação Cristã e a mistagogia patrística como método inspirador para a catequese.
 _ Promover espaço de experiência da caminhada de fé de cada um a partir da celebração, em vista do restabelecimento da dimensão simbólico-mistérica do seguimento de Jesus Cristo.
 _ Promover uma aproximação com os temas fundamentais para a fé cristã tendo como ponto de partida a celebração da própria fé diante do evento Cristo ( Revelação).  
     _ Conhecer as contribuições mais recentes da Igreja no Brasil sobre o tema "catequese e Iniciação Cristã" ( Doc. 84 da CNBB).                  
       _ Conhecer e debater os principais desafios, entraves e críticas teológico-pastorais para o processo de educação da fé que vai da evangelização, passando pela catequese e culminando com a ação pastoral.              
  À noite, encerrou-se com a Celebração Eucarística presidida por D. Emanuel concelebrada pelos padres e diáconos presentes.

                                                                             Vera Pimenta





















                                                                        Fotos de  Vera Pimenta e Neide  Fernandes