7 de janeiro de 2017

Escatologia cristã - IV Módulo do IRPAC - Especialização em catequética



Nós, estudantes do IV módulo de Especialização em Catequética, do Instituto Regional de Pastoral Catequética – IRPAC, concluímos nesta sexta-feira, dia 06 de janeiro, as aulas da disciplina Escatologia Cristã, lecionadas pela Professora Ir. Rosana Araújo Viveiros. O objetivo desse estudo foi compreender à luz da Escritura, da Tradição da Igreja e da reflexão teológica atual, os temas clássicos da Escatologia Cristã: morte, vida eterna, juízo, céu, inferno e purgatório, final do mundo e segunda vinda de Cristo. Portanto, a Escatologia trata das questões relacionadas ao fim, ao mistério, ao além da realidade material e finita, na qual peregrinamos. A base para a reflexão escatológica é a Ressurreição de Jesus, através da qual tudo que existe como criação de Deus vive em unidade. Não há separação entre corpo e alma, a pessoa é uma unidade, quando ela morre, morre tudo e ressuscita tudo, a pessoa inteira. O céu não é uma realidade para depois da morte, o céu começa na vida terrena. Quem vive bem, morre bem. “Nós sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos. Quem não ama, permanece na morte. (I Jo 3, 14). Conforme Ir. Rosana: “A Escatologia Cristã nos oferece o sentido da história humana, da esperança. Ela é a compreensão mais abrangente que se possa ter do significado da existência humana na história. Desde que o Senhor se encarnou e nos deixou o seu Espírito, o novo céu e a nova terra já estão presentes, mas só se realizarão plenamente quando Deus for tudo em todos (1 Cor 15, 28).” 
                                     Seminarista André Luiz - Aluno do IV Módulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário