14 de novembro de 2013

"..Ora, o que a catequese pretende: ensinar umas historinhas da carochinha ou formar o cristão de amanhã? O que nós queremos: envernizar a vida das crianças com devoções populares baseadas em anjos da guarda ou ajudá-las a construir uma espiritualidade sólida e forte? Será que, quando essa criança crescer, a oração do anjo da guarda será suficiente para aliviar sua dor na hora da crise? Será que mandar um beijo para a mamãe do céu será o bastante para afagar seu espírito abatido na hora do sofrimento? Parece que não!"








"... A fé infantil e infantilizante que temos dado às nossas crianças sucumbe no primeiro vendaval de emoções da adolescência, ela tem se desfeito mesmo antes do ataque da racionalidade que vem por ocasião da juventude. Tanto é que normalmente essas crianças nem têm chegado à crisma (por volta dos 15 anos); despedem-se da Igreja na primeira e última comunhão.

Pensando nisso, entendemos que é preciso desde cedo dar às crianças uma experiência de fé confiável, na dose da criança é claro, mas uma experiência de fé autêntica e forte que a acompanhe pela vida e com ela amadureça cada dia. Então, em vez de ensinar orações devocionais, devemos ensinar de fato a rezar, a entrar em comunhão com Deus. Em vez de transformar Jesus em um amiguinho, melhor proporcionar uma experiência de seguimento de Jesus de Nazaré. Em vez de minimizar a dor do Calvário, melhor refletir sobre as maldades humanas. Em vez de transformar Deus em um papai do céu, que vive brincando com anjos na eternidade, melhor mostrar que ele é o pai de Jesus Cristo e nosso pai. Certamente que não vamos transformar Deus em um juiz implacável que fica anotando pecados lá no céu, com o intuito de vingá-los na hora do juízo. Mas daí a descaracterizar Deus, transformando-o no “amigo lá de cima”, num velhinho tipo papai noel ou numa energia cósmica, já parece demais. Em vez de ensinar que o Espírito Santo é uma pomba, parece mais inteligente mostrar que ele é Deus conosco. E assim vai. A catequese para crianças não pode e não deve ser uma catequese infantil, mas adulta, madura, como deve ser toda expressão de fé. Amenizar os mistérios da fé ou colocar tudo no diminutivo não resolve o problema catequético. Só nos cria mais um problema com consequências funestas para o futuro. ..."

Solange Maria do Carmo
Professora de Sagrada Escritura e Catequética na PUC-Minas
01.11.2013

                                                              Leia o texto completo em

Metodologiahttps://www.facebook.com/pages/Catequese-Hoje/307247406023510





12 de novembro de 2013

Teatro sobre o Dízimo para Celebração Eucarística com crianças

O teatro abaixo, foi escrito especialmente para a Celebração Eucarística com as crianças da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. (Pito) de acordo com a realidade dessa comunidade paroquial. A Celebração Eucarística, nessa paróquia acontece aos domingos e conta com animação e participação ativa das crianças que leem, cantam, tocam e encenam ou tiram a mensagem do Evangelho, usando fantoches.
Este teatrinho será apresentado no Domingo 24/11.
Se alguma comunidade quiser, pode aproveitá-lo. Basta fazer as adaptações necessárias, de acordo com a realidade local.

Teatro sobre o Dízimo
(Fantoches):
-Oi, gente! 
-Todo domingo nós estamos aqui para transmitir algumas mensagens pra vocês...
-Hoje  faremos diferente. Nós trouxemos  uma  outra galerinha ...
-E  queremos assistir  de camarote!
( Os fantoches deverão ficar durante a apresentação do teatro, com atitudes de escuta e de vez em quando, balançando a cabeça como se estivessem concordando com o que os bichos falam)
(Entra o Grilo, senta e toca uma música e depois ele fala):
_As pessoas vivem em comunidade, porque ninguém vive sozinho. Uns ajudando os outros e consequentemente sendo ajudados. Cada um  com  o seu dom e colocando-se  a serviço do outro.
(Música para os passarinhos que deverão entrar  dançando lembrando o voo dos pássaros. Depois eles falam):
_Nós, os bichos também vivemos em comunidade.
_ Cada um bem diferente,  com a sua serventia.  
_ E uns completam os outros!!!
( Música para a abelha entrar , que também  entrará dançando). Depois ela fala):
_Olá! Aqui estamos para elogiar o trabalho lindo que as crianças, adolescentes , jovens , adultos, idosos fazem nesta comunidade: cantam , tocam, leem,o padre preside a missa, uns varrem e limpam a igreja...
_ Outros fazem pastéis , bingo , trabalham nas barraquinhas... E tudo isso com  objetivos variados: construção de  igreja, casa paroquial...Para as despesas...
_ Outros catequizam preparando para os sacramentos: Batismo, Eucaristia, Crisma...
_ Outros visitam doentes, outros trabalham com o Dízimo, Liturgia, ...
_ É muita gente trabalhando, se doando!
_ Todos a serviço de todos!
_ E da Igreja, que tem como centro Jesus Cristo! Que é o nosso Rei!
Não Rei do poder, mas o Rei do Serviço!
(Música de suspense, para a aranha entrar. Ela entra dançando, depois diz:)
_Que foi! Por que estão me olhando com cara de medo e desprezo? Meus amigos passarinhos disseram que na comunidade dos bichos, cada um tem a sua serventia.  Com minha teia eu elimino muitos insetos que lhes prejudicam. Juntamente com os passarinhos e outros , nós eliminamos muitos insetos que são nossos alimentos , mas que prejudicam vocês, seres humanos.
(Pássaros) _ Verdade! Se nós não fizéssemos isso, os insetos acabariam com o mundo em questão de segundos!
(A aranha) _E além do mais ,eu quero contribuir também com a homenagem que meus amigos estão fazendo, afinal faço algo, que é exemplo de união. Construo fios que juntos formam uma bela teia...Como uma verdadeira comunidade, que unida coloca-se a serviço ,cada um contribuindo  , conforme as possibilidades e capacidades...
(Grilo): _ E por falar em  comunidade ... Precisamos voltar para a nossa. Temos muito o que fazer...
(Eles se despedem e saem, os fantoches entram em ação).
_ Que bacana! Eu me lembrei de um encontro da catequese, que fala do Dízimo.
_ É mesmo! Fala que Dízimo é partilha! É serviço!
_ A comunidade paroquial depende do dízimo que é devolvido por todos que participam da comunidade eclesial.
_ Os animaizinhos que aqui vieram  falaram dos serviços prestados  nessa comunidade paroquial. Uma amiga  me disse que  Dom Fellippe, primeiro bispo da Diocese de Guanhães  dizia que  esses serviços prestados recebem o nome de Dízimo do Tempo.
_ É mesmo! E a nossa Igreja precisa  demais do Dízimo do Tempo, do tempo que se dedica a esses trabalhos que não são remunerados.
_ Mas também precisa  do Dízimo material!
_ Muitos se negam a devolver o dízimo material, porque ainda não se conscientizaram de que quando vêm para a missa, alguém já varreu, lavou o chão, limpou bancos, gastou água...
_ Luz, produtos de limpeza, bateria para microfones...
_ Gastos com vestimentas dos leitores,  dos coroinhas,  do padre...
_ Roupas que precisam ser lavadas, passadas (mais gasto de água, luz, sabão...)
_Gastos com a hóstia, vinho, livros com os rituais, custeio dos encontros de formação dos coordenadores de pastorais...
_ Gasolina para o carro, para que o padre possa ir celebrar nas comunidades rurais...
_ É mesmo!!!Muita  gente quer que tenha a missa na comunidade para que possa rezar, louvar, pedir a Deus que interceda por si e familiares...
_Quer que filhos , netos, sejam batizados, sejam preparados e recebam os sacramentos...Mas se esquecem que é da responsabilidade de todo o cristão devolver o Dízimo do Tempo  e também o Dízimo  Material para as despesas que são muitas!
_ E dinheiro para pagamento das despesas não cai do céu!!!
_ Mas tem muita gente consciente disso! Tem até criança, que já participa do Diziminho. Olha que maravilha!
_ E quantos adultos da nossa paróquia são fieis aos compromissos do Dízimo do Tempo  , seguindo o exemplo de Jesus Cristo Rei!  E do Dízimo Material, tão necessário para as obras da evangelização. Olha que beleza!!
_  Que após um ano de muita meditação do Ano da fé, nós possamos ser de fato cristãos autênticos e amadurecidos em nossa missão!
_ Viva a nossa fé católica! Viva Jesus Cristo Rei!
_ Vamos pedir a  turminha do canto para cantarem uma música bonita enquanto nos despedimos... Tchau...

(Canto bonito e significativo sobre o Dízimo ,missão...)

Orientações de Dom Jeremias para o encerramento do Ano da Fé!