2 de abril de 2014

Aniversário da Diocese.

Guanhães, 02 de abril de 2014.


Aproxima-se o dia primeiro de maio, 28 anos da instalação de nossa Querida Diocese. Já estamos com o programa pronto. A proposta está bonita. Mas, para que ela se concretize precisamos da colaboração de todas as Paróquias. O momento é de levantar a cabeça e recuperar as coisas bonitas e boas que construímos e estamos construindo nestes 28 anos de caminhada. Veja o nosso programa:
08 horas – Acolhida, café da manhã e animação.
10 horas – Celebração Eucarística e Consagração da Diocese a Nossa Senhora. Nesta Santa Missa celebraremos também o primeiro ano de ordenação dos novos padres.
11 horas e 30min. – Almoço e animação.
14 horas – Show com Robertinho Zier.
15 horas e 15 min. – Momento Mariano: Terço, com a participação dos movimentos e pastorais da Diocese, do Clero e do Bispo Diocesano. Procissão com as imagens de Nossa Senhora, São José, São Miguel e Benção do Santíssimo.

Os nossos pedidos são:

- Que o evento seja divulgado na sua paróquia.
- Que os ônibus sejam fretados para retornar a partir das 17 horas, não antes.
- Que o número de pessoas seja comunicado, no máximo até dia 25 de abril.
- Que os movimentos e pastorais da sua Paróquia venham vestidos com a sua camiseta.

A festa é sua, a festa é nossa! Participemos e Celebremos com alegria!


Em Cristo Jesus,



Dom Jeremias Antonio de Jesus                                         Equipe Organizadora

             Bispo Diocesano

                                                 Programação fornecida por Poliana de Jesus
                                                        Secretária da Cúria
                                                   
                                                                         Eliana Alvarenga

Encontro de Servidores da Diocese de Guanhães.

          O VI Encontro dos servidores da Diocese de Guanhães  aconteceu na segunda 31/03 em Sabinópolis. Além dos servidores  paroquiais também estiveram presentes: Diácono José Geraldo , alguns visitantes, Pe. Valter,  Pe. Derci, Pe. Amarildo,  Pe. José Aparecido de Pinho,  Pe. João Evangelista,  seminarista  Bruno , Pe. Osmar , Pe. Hermes , Pe. João Carlos , Pe. Derci , Pe. Adão , Pe. José Adriano , Pe. Jacy , Pe. Saint-Clair  e Dom Jeremias.
          Após a acolhida , o Edwilson  do Sistema Integrado Paroquial passou um vídeo motivador sobre  liderança. Falou-se sobre grandes líderes e um pouco da  história de pessoas simples, mas que fizeram a  diferença. E que cada um, presente ali, é um pouco de tudo: secretário, psicólogo, etc. Deus fala através de todos .
                O maior líder da história foi Jesus de Nazaré que revolucionou o mundo e sem grandes tecnologias e instrumentos.  Ele treinou doze (os apóstolos) que eram  pessoas que estavam longe de serem perfeitas.  O estilo de liderança de Jesus  pode ser seguido por cada um de nós. Ele foi conselheiro,   foi  líder autêntico. Sabemos pelas histórias narradas quantos protocolos e leis  não foram cumpridas  para que  pessoas fossem salvas. Uma boa liderança faz a diferença.
                 Alguns questionamentos foram feitos para que o grupo refletisse: Que tipo de líder sou? Estou fazendo a coisa certa? Eu posso ser uma liderança? Eu  acolho a todos e aos seus problemas?   Como sou profissionalmente? Que secretário sou eu? Sou como um repolho que   nasce aberto e se fecha , pois eu sei tudo, não preciso de ninguém  ou sou profissional rosa que se abre, perfuma, quando nasce é fechada, ao longo do tempo se abre e  vai perfumando? Sou um profissional em constante transformação?
                 
Os escritórios são capazes de abrir ou  fechar as portas. Seja, portanto o melhor secretário ou a melhor secretária da história de sua paróquia. É possível transformar todos os dias o seu trabalho. Essa nossa igreja é tão grandiosa e temos em nossa simplicidade, o dever de fazermos o melhor porque está em nós, a mística  que nos  transforma para transformar os outros.
           Após o intervalo, Dom Jeremias assessorou o encontro.  Iniciou-se com um vídeo “Quem somos”. Somos membros participantes da igreja com mais 2000 anos de história e ela tem feito tantas coisas bonitas e boas e para que continue fazendo , precisa ser organizada sistematicamente.  Na carta São Paulo aos Coríntios 12, 12 fala sobre o corpo, somos membros de um grande corpo, onde a cabeça do corpo é Cristo. Você se sente igreja e se vê como membro do corpo? O texto fala da fortaleza ou da fraqueza de cada um dos membros que formam o grande corpo que é a igreja. Com que membro mais nos identificamos? Qual é a minha função? Ser pés, mãos, ouvidos?  Como trabalhadores temos ajudado a nossa paróquia a caminhar ?De que modo? Comunidade tem que caminhar. Eu tenho ajudado a minha paróquia a andar como pés? Para que servem as mãos? Para fazer, para tocar, para fazer o que eu tenho feito. Tenho feito com carinho? Se é com carinho ajudo a paróquia a caminhar. E  com os olhos? Vemos cada coisa! Precisamos aprender a olhar e a identificar o que é certo e o que é errado, passar a peneira. Às vezes olhamos e não enxergamos. E os ouvidos? Escutamos cada coisa!  Saber ouvir é importante. Devo  ver, ouvir, ficar quieto.  Somos companhias com quem o padre ou bispo confia? Tenho que aprender e  esforçar-me para ajudar a caminhar a minha comunidade, paróquia , com respeito e educação. 
        Uniforme mostra a seriedade da empresa, do trabalho. Não se trabalha de bermuda, de calça curta, não se trabalha de roupas inadequadas. Somos cartão- postal. Na praia, rua, vista-se  como quiser, mas na empresa, não é lugar. Cobre dos padres o seu uniforme. Por mais simples que seja a sua comunidade paroquial, cobre dos padres. É bonito, demonstra  organização, é identidade. Celular no ambiente de trabalho é no silencioso, atende-se quando for emergência. Cuidado com o uso do faceboock. 
        Ele disse que faz um pedido de pastor para que o  ajudem a zelar por aquilo que é sagrado.  Como  funcionário, tenho que ajudar a cuidar, ajudar a melhorar o que não está bom. Trabalhemos com alegria. Precisamos de profissionalismo.  Peço  eficiência no trabalho e vamos pensar a mística e a espiritualidade no serviço. Vamos pensar em Jesus Cristo que convivendo com José aprendeu o ofício do pai adotivo . O Filho de Deus que trabalhou, elevou a dignidade do trabalho humano.  É preciso que os secretários arrumem armários, mesas, mesa de trabalho, arrumar  o ambiente e fazê-lo com alegria. Se tenho orgulho faço bem, se não, faço mal. 
        O Sigilo em algumas questões faz-se necessário.
         Como encaramos as transferências?   Atenção às mudanças, não muda nada, o trabalho é o mesmo. Cada um tem um jeito, tem gente mais zelosa, tem gente mais cuidadosa. A vida continua.
    É preciso melhorar o nosso trabalho, procurar participar de cursos, aproveitemos a internet para o lado bom. Nos interessemos. O padre deve incentivar na participação. Como bispo quero ver essa diocese crescer. Preciso dos padres e de vocês funcionários. O foco é o clero. Cuidando bem dos padres , cuido do povo, mas precisamos dos funcionários. O bispo precisa do clero e vice- versa. O padre precisa dos funcionários e nós, deles para ajudarmos a diocese  caminhar com profissionalismo.  Converso, dialogo, ouço, sou companhia e se estamos nesse trabalho, é porque gostam de nós ,então vamos ajudar na boa caminhada de nossas  paróquias e diocese.
              Que Deus nos abençoe a todos. Obrigada por ajudar a nossa diocese a caminhar. Queremos  eficiência e organização. Cada um deve comentar com o colega de trabalho que não pode vir.
Conversar com o padre é muito importante.
         Após o almoço, Edwilson dirigiu os trabalhos com os secretários e Dom Jeremias com cozinheiras e zeladores.
O Edwilson passou o questionário de avaliação do programa e passou-se para uma conversa sobre o resultado. Falou do sistema e várias atualizações. Aconteceu apresentação do programa e levantamento de dúvidas .Ele também fez uma demonstração do Sistema Integrado Paroquial.
             Constatou-se a necessidade de se  tratar da questão certidões com mais detalhes e seriedade. . Programar treinamentos só para secretários.
            Pe. Saint-Clair falou que a  Pascom  tem história bacana, está agregada ao site da diocese, ao informativo da Folha diocesana, rádio Vida Nova FM. Neste ano, a Pascom  está com um desafio que é de  fortalecer a ideia na diocese de rede de comunicadores.A  Pascom  deve ter alguém que seja contato na paróquia da diocese. A CNBB fala que se deve ter um  elemento para fortalecer a rede de comunicadores. Não esperar pelos padres. Ele conta com os funcionários. As reuniões da Pascom acontecem toda segunda  terça  do mês.
               Foi feito o convite para o aniversário da diocese no Dia Primeiro de Maio .
                                 Informações fornecidas por Simone Mendanha
    Secretária da Cúria e membro da Equipe de Comunicação da catequese da Diocese de Guanhães.






























































                                                                         Eliana Alvarenga
                              (Da equipe de comunicação de catequese, da Diocese de Guanhães)