Um dia, uma linda e doce menina chamada Vânia contou-nos que quando criança, ganhou uma formosa boneca. Era a sua primeira boneca. Ficou muito feliz. Seus olhos brilhavam e o sorriso entornava pelo canto da boca. Disse que toda pessoa que chegava à sua casa, ela a tomava pela mão e a conduzir até seu quarto, onde estava a boneca, para apresentar o presente.
Quando experimentamos uma alegria muito grande, temos necessidade de compartilhá-la. Quando passamos por uma experiência profunda, encantadora, "forte demais" logo ficamos fascinados, e queremos entender melhor o que está acontecendo. Necessitamos disso, pois nosso coração fica inquieto. É isso que aconteceu com a Samaritana, ao descobrir que presente lindo ela encontrou, na beira do poço.
Jesus se revelou a ela. (A revelação é um passo importante para iniciação à vida cristã).
Através daquela palavra de Jesus ( João 4, 26) "Sou eu que estou falando contigo", percebemos que Ele se revela à Samaritana e também a cada um de nós, hoje.
Quando Jesus se revela, Ele lança luzes sobre nós e também nos mostra quem somos. Isto aconteceu com a Samaritana e também acontece com cada um de nós, que se aproxima de sua Luz.
Jesus se revela, se mostra para a mulher Samaritana, como sendo o Messias, isto é, o Cristo, o Deus que nos salva, a água viva que nos sacia, para não termos mais sede . Deus se mostra a nós e, ao fazer isso, também mostra quem nós somos . Foi isto que aconteceu com a Samaritana. Depois que Jesus se revelou, ela também foi revelada, mostrada. Ela foi apresentada como uma mulher de" muitos maridos", ou seja a Samaritana , que representa todo o seu povo, estava sendo infiel ao único esposo, que é Cristo. Dizer que tinha muitos maridos simboliza que estavam adorando outros deuses.
Nosso processo de iniciação à vida cristã é parecido com essa experiência do encontro, que a Samaritana fez com Jesus . Ele nos mostra quem somos e quando estamos adorando a outros deuses, e não ao Pai, em espírito e verdade.
A Samaritana descobriu que Jesus não a condenava. Ele abre nossos olhos para andarmos pelo caminho certo. Jesus a faz saber que ela pode ser incluída entre os adoradores, que o Pai procura . Deus Pai deseja encontrá-la. As duas frases pronunciadas por Jesus dizem tudo: " Sou eu que estou falando contigo". Esse versículo mostra o ápice do encontro da Samaritana com Jesus. Antes a Samaritana falava do Messias e agora ela descobre que fala diretamente com Ele, em pessoa. O que antes era esperança mal definida, agora é presença, é pessoa encontrada.
Depois que Jesus se revelou à Samaritana, como o Messias, a fonte de água viva, o Caminho a Verdade e a Vida, e ela ficou tão encantada, por estar falando diretamente com o Filho de Deus, que foi correndo até a cidade da Samaria, contar aos outros habitantes.
(O anúncio, outro passo importante no processo de iniciação à vida cristã).
Aqui acontece a experiência do anúncio.
" Venham e verão um homem que me disse tudo que eu fiz.
Esse é o convite que o Missionário faz:
Vinde ver!
E, às vezes interroga, colocando o mistério que sentiu: Não será Ele o Cristo? Esta dúvida suscita nela a Esperança.