Sequência dos resumos . Roteiro do mês de março.
Diálogo lembra palavra. E Palavra nos lembra a Bíblia e a Bíblia nos leva a conhecer Jesus e a amar o irmão e a irmã .
O diálogo, com e sobre Jesus, muda nossas vida. Transforma-nos em pessoas generosas e comprometidas com a sua causa.
Jesus quer se dar a conhecer. Ele se aproxima e inicia o diálogo com a Samaritana. A Samaritana sabia que o Messias viria um dia, mas não o conhecia. Sua compreensão sobre Jesus vai se dando aos poucos, de forma gradativa. A experiência de conhecer Jesus marcou e transformou sua vida. A água que Jesus dá é a sua própria Palavra, cheia de sabedoria divina. É, por meio da vida cristã, que guardamos esta preciosa Palavra que nos levará à vida eterna.
"Nosso amado Papa Francisco tem-nos instigado a sermos uma igreja em saída.
Porém, se nós não estamos conseguindo evangelizar os que vêm até nós, como podemos ser uma Igreja em saída? E aquelas pessoas que nos procuram na hora do Sacramento, mas nunca assumem a vida cristã? A criança participa da catequese de iniciação à Vida Eucarística e, depois, da catequese crismal; e muitos se afastam da Igreja. Depois, volta e participam da preparação para o matrimônio, se casam e novamente se afastam. Daí veem os filhos. Novamente, mais um "cursinho" para o Batismo! E ficamos na angústia de novamente, vermos aquela família afastada.
Será que a nossa ação pastoral e o nosso testemunho, os encantam pela pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo?"
Assumir a vida cristã é um processo.
Não se torna Cristão de uma hora para outra. É necessário muito diálogo, para se chegar ao conhecimento da pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. O diálogo de Jesus com a Samaritana nos mostra isso. Ela se interessa na conversa, mas sua compreensão é gradativa.
Sobre as coisas de Deus, nunca saberemos tudo.
Somos eternos aprendizes na comunidade.
A experiência, que a Samaritana fez com Jesus, mudou a vida dela. Os maridos dela representam as idolatrias da religião, praticada em Samaria . Os samaritanos, sem se perceberem, se distanciaram do Deus verdadeiro. O fato deles cultuarem um deus, significa que procuraram saciar suas sedes.
Mas, somente em Jesus, encontraram esta vida nova.
O verdadeiro Cristão é aquele que pratica as obras da Luz: em sua família, na comunidade e no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário