10 de dezembro de 2016

A catequese em Coluna, Senhora do Porto e Dom Joaquim

Em Senhora do Porto

Encerramento das atividades da catequese em 2016

















 Encerramento das atividades em Dom Joaquim- Setor cafezal





Em Coluna - Formação de Catequistas












Catequistas aniversariantes - Dezembro


Queridos catequistas!

Que a alegria acompanhe você por todos os momentos e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos. 

Faça com que a sua simpatia possa contagiar ainda mais pessoas, pois você é uma pessoa de muito brilho e a humanidade merece que sua luz seja compartilhada.

Parabéns! Felicidades!

2 – Luciene Silva – São João Evangelista

3 – Francisco Célio da Silva – São João Evangelista

3 – Delice de Araújo Moreira e Ferreira – Joanésia

3 – Maria Lucia Alves de Jesus – Guanhães

4 – Isabela Bárbara de Souza – São João Evangelista

4 – Bruna Prado Generoso – Guanhães

9 – Maura Cardoso dos Santos de Pinho – Materlândia

9 – Vanio Gonçalves – Peçanha

10 - Maria Lafaiete Santos Silva – Guanhães

12 – Adaísa Costa Rodrigues – São João Evangelista

12 – Lucilene Cândida Gonçalves – Sabinópolis

13 – Carol – Santa Maria do Suaçui

16 – Ivana dos Santos Sousa – Coluna

16 – José Santana – Sabinópolis

17 – Cleide Aparecida Lemos Rocha - Materlândia

20 – Avany Pereira Lessa Santos – São João Evangelista

20 – Bárbara – Peçanha

21 – Ivonete da Costa Rodrigues – São João Evangelista

23 - Rosimeire Rodrigues de Oliveira – Guanhães

25 – Nayara de Pinho Marques Chaves – Sabinópolis

25 – Romilda Gomes – Peçanha

27 – Letícia Aguiar Silva – São João Evangelista

29 - Elizete Generoso dos Santos – Guanhães

Teatro: "A vida de Santa Luzia" em Santo Antonio do Rio Abaixo

Aconteceu no dia 07/12, na Igreja Matriz, o Teatro sobre a vida de Santa Luzia!
Obrigado a todos os jovens que se empenharam, a todos os integrantes da Igreja que nos apoiaram, e a toda a comunidade por ir nos prestigiar! 
É o começo de um grande movimento, precisamos do apoio de todos para que o nosso grupo siga em frente...
Que Deus nos proteja! Santa Luzia, rogai por nós! 
Grupo de Jovens SARA




9 de dezembro de 2016

Encerramento da catequese em Peçanha e Santa Maria do Suaçuí

Brincadeiras,visita ao lar dos idosos, festas e trabalhos! 



















Férias escolares e férias da catequese


Neste mês de dezembro finaliza o ano letivo escolar. Nossas crianças irão descansar da correia para a escola, das provas, dos trabalhos, do transporte escolar... estão em fase de despedida dos colegas de sala, dos professores e demais funcionários da escola.

E na catequese? Tem férias como na escola?

As férias da catequese são diferentes. Não há despedidas como na escola. Os colegas não serão trocados, os catequistas não serão despedidos. Não ficaremos dois meses afastados da Igreja. A Igreja não será fechada como a escola, então não há despedida da Igreja.

As férias da catequese coincide com um tempo muito bonito da nossa Igreja: tempo do Advento. Cabe a nós catequistas fazermos nos últimos encontros do ano civil uma catequese que prepare nossos catequizandos para a vinda do Menino Jesus no Natal. Uma preparação adequada para que nossos catequizandos participem ativamente da beleza desse tempo.

Em suas casas também devemos ensinar como deve ser essa preparação para o Natal. Rever as relações entre irmãos e vizinhos, fazer aquela faxina que elimine tudo que é inútil na nossa casa e no nosso coração. Aqueles brinquedos que estão ainda bem conservados, poderão ser doados para uma criança carente. Ensinar que o Natal só é felicidade quando preparamos o nosso coração com carinho para receber o nascimento de Jesus.

Fazer em forma de catequese narrativa o relato do nascimento de Jesus com todo o encantamento, toda emoção e beleza do dia em que Deus nos deu o seu Filho através de Maria.

Orientar nossos catequizandos sobre o que irá acontecer liturgicamente neste tempo do Advento: os cânticos falando de esperança, a coroa do advento que vai acendendo a cada domingo, o domingo da alegria (3º domingo)...

Falar também da Missa da Noite, a beleza de celebrar o nascimento de Jesus, a sua colocação no presépio. Mostrar que Jesus é o presente verdadeiro do Natal.
As férias da catequese continuam e no mês de janeiro a Igreja não deve ser esquecida com a diversão como é a escola. Além da beleza do tempo do Natal é o momento em que nossos catequizandos poderão ajudar ainda mais nas celebrações litúrgicas.

Quanto a nós catequistas é o tempo de renovar nossas forças, reafirmar nossa vocação, viver a essência do Evangelho neste Natal. A cabeça vai descansar e ao mesmo tempo planejar o ano de 2017 com novas ideias, novos projetos de evangelização baseado na proposta de uma Igreja em saída, uma Igreja que vai ao encontro do outro levando a mensagem de Jesus Cristo, irmão e amigo.

Nossa diocese realizou neste ano de 2016 uma assembleia. O espírito Santo se fez presente iluminando todas a decisões que foram tomadas. Nós, catequistas, somos chamados a participar ativamente de todas as propostas que virão para trilharmos o caminho da evangelização.

Boas férias a todos!


Desejo aos nossos catequistas e catequizandos e familiares um Feliz e Santo Natal e um ano de 2017 de muita saúde e trabalho!

Roberto Magno
Equipe CATECOM

7 de dezembro de 2016

Terço dos homens em Joanésia

O grupo do Terço do Homens da paróquia São Sebastião de Joanésia visitou hoje a comunidade Nossa Senhora do Rosário, povoado de Ponte Santo Antonio. Foi um momento de alegria, oração e devoção à Nossa Senhora. A comunidade manifestou sua satisfação em receber o grupo que assumiu essa missão de levar a mensagem do amor que a Mãe de Jesus tem por todos nós.