27 de abril de 2013

Encontro de Liturgia e Canto Pastoral -Depoimentos de alguns participantes



 Uma bênção de Deus o dom da Ir.Miriam e uma graça de Deus nós da Diocese de Guanhães termos a oportunidade de tê-la aqui conosco por três dias. Tudo é lindo! Tudo é importante. Tivemos a oportunidade  de aprender belos cantos, mas, o mais importante é descobrir o valor e o lugar do canto(música) na Liturgia. Precisamos fazer esta caminhada, saber colocar o canto certo, na hora certa .Graças a Deus nesse encontro tivemos grandes e importantes ensinamentos. Que possamos viver em nossas comunidades, celebrações, tudo que vimos e ouvimos ... Louvado seja Deus!
                                                        Maria das Neves de  Matos.
                                                                              Morro do Pilar.
Grande momento de graça e enriquecimento para nossas paróquias e comunidades, pois aprendemos o valor do silêncio em nossas celebrações litúrgicas e a importância da Mesa da Palavra. Durante a proclamação da mesma, precisamos deixar que ela entre em nossa vida e não simplesmente lê-la.
Na liturgia o mistério, o centro de nossa fé é Jesus Cristo. O canto do Glória é um hino cristológico, onde fazemos nossos louvores e súplicas a Jesus.
O salmista deve cantar o salmo por inteiro.Deve proclamar de forma simples e ele nunca deve ser substituído. O povo tem que participar das respostas. As melodias devem ser suaves , levando o povo a cantar.
Quanto mais simples a liturgia mas ela poderá ser participativa.
A Eucaristia é a fonte de toda a vida cristã. É o cume!
Tivemos vários momentos importantes, onde abordamos sobre o canto. Três coisas para cantarmos bem: cantar com o coração, alongar o corpo, cuidar da respiração. Fazer exercício da voz (treinamento), exercício com o corpo(relaxamento).
Concluindo:A liturgia deve dar vida às missas de nossas comunidades.
                                                            Irmã Irene.
                                                      Cantagalo/ Peçanha


Já dizia Santo Agostinho, " O vaso da fé levado à fonte da graça será preenchido de acordo com sua capacidade."
Este encontro de Liturgia e Canto pastoral, veio nos enriquecer, ajudar-nos a refletir nos caminhos de Cristo, através da Celebração Eucarística, bem preparada e participada. Uma igreja que está aberta a recomeçar , a voltar  celebrar a Eucaristia como manda a santa igreja e estar assim preparada para a volta de Cristo Jesus.
Que possamos ter mais encontros como esse, em nossa Diocese. E digo mais, a todas as comunidades:
"Prepara teu pote para ir à Fonte da graça", dizia Santo Agostinho, pois a graça de Deus se faz presente em nosso irmão.
                                                                                                      Mauro Nunes
                                                                                                               Braúnas
     Esperávamos um encontro com textos longos, muita informação, "com isso é litúrgico" ou não! "Isso pode ou não pode"! ... Mas fomos surpreendidos com um encontro alegre, muita música e dicas maravilhosas até como prepararmos bem uma celebração bonita, simples e participativa, expressando nossa fé, cantando e louvando o Pai, com muita criatividade de acordo com a realidade de cada comunidade.
                                                                       Luiza
                                         Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Pito.                                           

Encontro de Liturgia e Canto Pastoral Com Irmã Mírian T. Kolling

Iniciou hoje, 26/04 de 20 às 22 h, o Encontro de Liturgia e Canto Pastoral, assessorado pela Irmã Mírian T. Kolling. Estão presentes 130  participantes: coordenadores de Liturgia, animadores de canto, catequistas, instrumentistas... Está realmente muito bom. Amanhã , continuará de 7 h30 às 21 h e no domingo até às
 13 h.
                   Que Deus ilumine a todos, para que no ao retorno às comunidades, possam colocar em prática o que de bom aprenderem nesses dias.