7 de fevereiro de 2013

... A catequese tem a tarefa permanente de encontrar uma linguagem capaz de comunicar a palavra de Deus nas diversas condições dos ouvintes. Tem, também, a alegria de fazer esta tarefa pela certeza da graça do Espírito Santo.


A pedagogia de Deus
 
A pedagogia de Deus educa para a vida. Deus corrige seus filhos como um Pai misericordioso, um mestre, um sábio. Ele assume seus filhos e a comunidade na condição em que se encontra.
Deus nos atrai, faz um vínculo de amor para que possamos crescer livres, fiéis e obedientes à sua palavra.
Como educador, Deus transforma os acontecimentos da vida de seu povo em lições de sabedoria. Confia a este povo a instrução e a catequese para que sejam transmitidas de geração em geração. Dá a todos o dom do Espírito Santo.
Com isso, a tarefa do catequista é fazer a pessoa se encontrar com Deus para que ela deixe-se guiar por Ele.

A pedagogia de Cristo
Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio em missão evangelizadora. A pedagogia de Cristo foi a de continuar a pedagogia de Deus.
Os discípulos foram os primeiros a fazer a experiência direta da pedagogia de Jesus, como educador e mestre.
Sua pedagogia se realizou mediante:
·         O acolhimento do outro (principalmente pobres, crianças, pecadores);
·         O anúncio da Boa Nova do Reino de Deus;
·         O convite à conversão;
·         O amor que promove a vida;
·         Os recursos de comunicação interpessoal: a palavra, a imagem, o exemplo e os sinais.
Cristo entregou aos discípulos esta pedagogia e entrega também a nós catequistas.
A pedagogia da Igreja
A Igreja, como sacramento de Cristo, como mãe e educadora da fé, procura viver a pedagogia do Pai e do Filho.
Por isso, podemos dizer que a comunidade cristã é uma catequese viva.
A Igreja anuncia, celebra e age, sempre permanecendo como lugar principal e indispensável da catequese.
A pedagogia da fé
A Igreja sempre produziu a pedagogia da fé pelo testemunho dos santos.
A pedagogia da fé recebe de Jesus Cristo a lei da fidelidade a Deus e à pessoa humana, numa atitude de amor.
Será perfeita a catequese que ajudar a perceber a ação de Deus ao longo do caminho de formação, favorecendo um clima de escuta, de ação de graças e de oração, promovendo a participação ativa dos catequizandos.
Deus fala aos homens e às mulheres como amigos, por isso a sua pedagogia adapta-se à condição humana. Neste sentido, a catequese tem a tarefa permanente de encontrar uma linguagem capaz de comunicar a palavra de Deus nas diversas condições dos ouvintes.
Tem, também, a alegria de fazer esta tarefa pela certeza da graça do Espírito Santo.

Roberto Magno

Comunidade Nossa Senhora de Nazaré
Joanésia - MG

4 de fevereiro de 2013

Mensagem do Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude da Diocese de Guanhães


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013
 “EIS-ME AQUI, ENVIA-ME” (Is 6,8)


 

            Decorridos 21 anos da Campanha da Fraternidade (CF) com a temática Juventude em 1992, nesta 50ª edição a juventude é novamente tema central. Coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),e realizada anualmente pela Igreja Católica, no período da Quaresma, a Campanha da Fraternidade propõe um tema, que define sob qual perspectiva a solidariedade será despertada, em relação a questões que envolvem a necessidade de “conversão” da sociedade. Proporcionando um “elo” entre Igreja, fiéis e sociedade, a partir de uma evangelizando ampla, capaz de despertar iniciativas sociais que possam ser capazes de responder diretamente às reflexões e aos estudos realizados a partir do Texto-base.
            O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Eduardo Pinheiro, explicou que uma das metas principais da CF de 2013 é olhar a realidade juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades, potencialidades e propostas, como também os desafios que provocam atitudes e auxílios aos jovens e aos adultos.
            A CF deste ano apresenta como  objetivo geral acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
            A partir da iluminação bíblica proposta do livro do profeta Isaías (6,8) - “Eis-me aqui, envia-me”, a Igreja do Brasil e a Diocese de Guanhães inspiradas na confiança de Deus e de seu projeto ao jovem Isaías, olha para a nossa juventude com esperança, amor e confiança. Acredita na capacidade de transformação social, política e cultural a partir de uma juventude alicerçada e comprometida com o Evangelho na construção da Civilização do Amor. 
            Somando-se a Campanha da Fraternidade o Brasil prepare-se ainda para receber milhões de jovens na cidade do Rio de Janeiro em julho com a realização da Jornada Mundial da Juventude. Nossa diocese estará presente junta a esses milhões de jovens vivenciando, refletindo e caminhando cotidianamente em comunhão com os jovens na transformação da sociedade à favor do direito à vida e vida em plenitude para a juventude.
            Assim, ao longo deste ano em especial vamos refletir as questões que envolvem a juventude e como proposto pela Campanha procuremos em nossas comunidades eclesiais: Propiciar a reflexão da necessidade de acolher melhor os jovens, aceitando-os como são e criando canais próprios para sua participação; revigorar os organismos pastorais para um melhor acompanhamento e formação dos jovens já existentes em nossas comunidades, para que levem o seu testemunho cristão ao mundo e, refletir e propor soluções para a Vida dos jovens, especialmente, daqueles que estão em situação de maior vulnerabilidade social.

              Adenil Borges – Dedé Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude adenil.borges@hotmail.com

















3 de fevereiro de 2013

Ordenação Diaconal

    Com   alegria registramos a renovação de nossas esperanças, por sabermos da possibilidade de recebermos  mais seis pastores para a nossa tão nova e já tão sofrida Diocese.Quantas comunidades, até mesmo paróquias,  rezam incansavelmente pedindo um pastor.
    Continuemos firmes na oração! Dia Primeiro de Maio,  mais seis sacerdotes  estarão a serviço de nossa Igreja.
  Aconteceu hoje, na Catedral uma lindíssima Celebração: seis jovens foram ordenados Diáconos. Apesar da chuva, a Catedral ficou repleta de fieis cheios de fé e esperança . A alegria ainda foi maior, pois a assembleia  pôde matar um pouco da saudade de Dom Emanuel e Dom Marcello que vieram para a ordenação.

Creio que os fieis presentes retornaram às suas comunidades refletindo ainda sobre a belíssima canção (Canto da Comunhão II):
" Cantar o canto ensinado por Deus.Com poesia ensinar nossa fé,plantar o chão, cultivar o amor, como poetas que querem sonhar..."! Como os poetas, sonhemos com tempos melhores para a nossa Diocese!