28 de maio de 2013

Vinde amemos e adoremos !


Temos um tesouro ao nosso alcance: a presença real de Jesus em nossos sacrários. O mesmo Jesus que foi transportado pela Mãe Imaculada em seu seio virginal e está encerrado numa cândida hóstia.
O mesmo Jesus que foi flagelado, coroado de espinhos e crucificado como vítima pelos pecados do mundo, está na âmbula como vítima imolada para nossa salvação.
Este grande mistério do Corpo e Sangue de Jesus está continuamente em nossos altares. Ele espera por você que O ama.
E quem O ama de verdade também O adora. Pois um grande amor e a adoração ainda que sejam coisas distintas, formam um todo: tornam-se um amor adorante e uma adoração amorosa.
Jesus no Sacrário é adorado por quem O ama de verdade, e é amado de um modo eminente por quem O adora.
Os santos, artistas do amor, foram adoradores fiéis e ardentes de Jesus Eucarístico. A adoração eucarística sempre foi considerada a imagem mais real da adoração eterna, que constituirá todo o nosso céu. A diferença está somente no véu que ainda nos esconde a visão da realidade divina, da qual, porém, a fé nos dá uma certeza inabalável.
Catequista, não vamos deixar que essa graça passe sem ser percebida. Como presença real na Eucaristia, Cristo é por excelência o dom maior para nós. Celebrar, adorar e contemplar este dom precioso é a tarefa pedagógica mais importante na Catequese.
A Eucaristia está no centro da liturgia, e em redor dela todos os outros sacramentos, por isso o catequista tem que ser espelho de uma fidelidade constante ao Corpo e Sangue do Senhor.

Catequista Roberto Magno
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré

Joanésia

27 de maio de 2013

26 de maio de 2013

A catequese em Paulistas

 Hoje, 26 de maio estive na Paróquia São José, em Paulistas. Chuvinha, friozinho, mas a  acolhida do Frei Geraldo, catequistas e paroquianos foi calorosa!
Cheguei antes das 8 h, para participar da Santa Missa com as catequistas e crianças. Uma celebração simples e muito bonita. Frei Geraldo com aquela calma e zelo, em tudo:  gestos,palavras e atitudes, na tentativa de catequizar as crianças e porque não dizer reeducar os adultos na fé. As crianças cantando e participando. O Evangelho foi "recontado" por uma adolescente, fazendo a narrativa, utilizando-se de símbolos e interagindo com as crianças e os presentes. Bacana!
Após a Missa, fomos para o salão paroquial e após o cafezinho, Sildes e Ivanildes assessoraram o encontro.
Utilizaram-se de cantos de acolhida, aquecimento, quebra-gelo e a dinâmica do abraço. O texto lido  João 16,12-15 foi lido e partilhado. Mais uma dinâmica foi realizada para exemplificar a ação do Espírito Santo em nós. O grupo foi dividido em pequenos grupos para estudo do Youcat. E após o plenário foi realizada uma avaliação dos mutirões que acontecem com todas as crianças.
Conheci catequistas e coordenadores das seguintes comunidades: Valérios, Santa Rita,  Cana Brava, (Sto. Antônio, Sta. Terezinha, Cônego Davino, São Sebastião, Pereiras) Nossa Senhora Aparecida, Borrachudo, Almeidas, Barbosa, Córrego Frio, Bufão, São Geraldo do Baguari, comunidade Matriz e Turvo ( com essa última citada eu fiquei emocionada: mãe e filha_ Fernanda e Rosa_ elas me disseram que a comunidade não tinha nada e que o Frei Geraldo vem dando ânimo ao lugar. Agora, já tem catequese e as celebrações eucarísticas , mesmo celebradas debaixo de uma árvore, por não terem capela. E a adolescente de apenas 12 anos, ajuda a mãe e está aprendendo a tocar violão para animar as celebrações.Olha, que maravilha!
Faltaram representantes das comunidades:Coração de Jesus, São Judas, São José, Prensa, Carvalho, Currião, Comunidade dos Afonso, Ribeirão do Bernardo e Britos.

                                                  Deus seja louvado hoje e sempre!
                                  Eliana Alvarenga.
Confira fotos :













































                                           A Fernanda  filha da Rosa(Comunidade do Turvo)







                                                  A Rosa, mãe da Fernanda (Comunidade do Turvo)

                                 
                                                        A equipe de coordenação:
       

                                           Sildes Camila de Araújo -São Geraldo do Baguari
                                                                     (33)8873-9993

                                           
Ivanildes F. Gonçalves- São Geraldo do Baguari
(33)  88741820


Helena de Fátima Reis- Paulistas
(33)3413-1446 88983416

 Francisco Pereira Pinto
88429099

Confira os vídeos: