27 de março de 2013

As bem-aventuranças falam exclusivamente de qualidades espirituais.




As preocupações históricas do homem, riqueza material, condição social e sabedoria secular, não recebem nenhuma atenção.
Jesus está claramente esboçando um reino que não é deste mundo (João 18:36 – O meu reino não é deste mundo), um reino cujas fronteiras não passam através de terras e cidades, mas através dos corações humanos (Lucas 17:20-24 – O reino não virá de modo ostensivo... já está no meio de vós -  “dentro de vós”).
Será que estamos preparados para reconhecer o Reino dentro de nós? Somos capazes de seguir para o reino através das pistas do Deus que habita em nós?
Hoje, a história, na maior parte fruto de nossos grandes erros (pecamos e destituídos estamos da graça de Deus) nos trouxe a uma situação de:
YES, We Can – Sim nós podemos.  Podemos tudo? De que forma?
Não sou anti-Obama, sito a frase pra chamar sua atenção! “Minha esperança não está depositada no homem”.  Onde está nosso tesouro? Na grande casa, no automóvel potente, na conta bancária, no poder político?
Com este sermão, Jesus está nos indicando um caminho oposto. O caminho que passa primeiro pela palavra de Deus. As bem-aventuranças aqui não são fundamentos atingíveis apenas por pessoas como Madre Teresa de Kalcutá, ou pelos ditos santos... São fundamentos para todos nós, que somos Cristãos, seguidores de Cristo. Seja lá sob qual forma de culto.
Nesta celebração onde nos alegramos pelos 100 anos da EE Padre Café, tomo a liberdade de salientar as três primeiras, das oito “recompensas” ou  bem aventuranças:
1a) "Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Quem são os pobres de espírito?Os que colocam Deus em primeiro lugar. Acima das questões materiais.
3a) "Bem aventurados os que choram, porque serão consolados.
Chorar? A amiga que chora vendo novela e até os telejornais... Chorar os pecados próprios e dos outros. Quando deixo a ira me dominar, quando agrido, quando me deixo levar pela ambição. Quando me deixo levar pelo “sim eu posso”, sem me atentar com o que preciso fazer para chegar ao objeto do desejo
2a) "Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
Segundo Tomás de Aquino, Esta é a bem aventurança  dos que vencem o irascível.
Pois a virtude da mansidão exige que o homem controle o seu irascível de acordo com a razão, sem se exceder na ira, e sem faltar com a ira quando a injustiça exige reação.
Mansos não são aqueles que não reagem, que não tem fibra, e que tudo agüentam passivamente. Mansos são aqueles que controlam a ira, cumprindo o que disse São Paulo: "Irritai-vos, mas não pequeis". Não se ponha o sol sobre vossa ira...
A mansidão não é uma passividade alienada. A mansidão é uma virtude, e como tal, exige um esforço da vontade correspondendo à graça de Deus. Pela virtude da mansidão o homem domina o seu irascível que tenta levá-lo a impor sempre a sua própria vontade, ainda que de modo irracional. O iracundo quer impor-se e dominar a todos, (yes i can) e, exatamente por isso, acaba por não se impondo, mas produzindo revolta contra a sua tirania,
Provérbio chinês -  "espada aguçada demais, perde o fio facilmente". Temperamento de Crianças – buscar pela força – a aceitação das diferenças – da vontade e do direito do outro.
O homem que possui a virtude da mansidão tem controle completo de suas reações, ele é senhor de si mesmo.
O que se promete para os mansos?  Herdarão o que?
A palavra terra designa o homem, que foi feito de terra. (Somos pó e ao pó tornaremos) Então o que Cristo promete nesta segunda bem aventurança, é que possuirá a terra, ou seja: os mansos serão senhores de si próprios. Dominarão a sua própria natureza, a sua alma e o seu corpo. Deste modo, são os mansos aqueles que cumprem com o mandato divino a Adão: "Dominai a terra" (Gen. I, 28).
Se consigo dominar meu corpo, evitando excessos de todas as espécies, ele estará mais propício à saúde. Meu corpo estará em paz. Se consigo dominar mina natureza pecadora, estarei na direção de Deus. Minha alma terá paz!
Os iracundos -- que tem o vício oposto à virtude da mansidão -- buscam impor-se a todos e ao mundo todo. Querem dominar o mundo. Porém, como não dominam sequer a sua própria ira, como não dominam a sua própria natureza, mas a paixão da ira os escraviza, eles nada serão capazes de dominar nada.
 Pelo contrário, são os mansos que não querem se impor a ninguém por seu capricho, e não querem nada disputar com ninguém, por interesse próprio, são eles que terão a maior autoridade e que dominarão a terra e os homens.
E o dom do Espírito Santo que os ajuda a vencer-se e a dominar a terra é o dom da Piedade, que faz interessar-se pelo respeito dos direitos dos outros, especialmente quando os outros não tem como defender aquilo a que tem direito.
José Datrino – o Gentileza – Estudantes retirando o cinza dos muros, descobrindo desenhos e mensagens escritas: Gentileza gera gentiliza.   Só o amor constrói, o capetalismo destrói...
A história de José Datrino – o manso, o pobre de espírito, o que chora!
Quantos jardins podemos plantar em nossa cidade, nos canteiros da nossa dor?
Quantas flores estamos dispostos a oferecer para aqueles que não as vêm como o obra de Deus?
Quantos quadros negros poderemos encher com os ensinamentos da esperança?
Quantos buracos das ruas estamos dispostos a cobrir com a massa do compromisso pelo respeito às pessoas que nos cercam?
Que Deus nos conceda disposição e sabedoria para indicar, com atitudes,“o caminho que se deve seguir” às crianças. Que esta disposição dure por muito mais que cem anos, mil anos, a despeito de quaisquer dificuldades.
                                                           Evandro Alvarenga

24 de março de 2013

VIA-SACRA das relações


Balizas para qualificar as relações interpessoais

VIA-SACRA das relações

A paixão de Jesus continua acontecendo em nossas relações.



1ª estação  - JESUS É CONDENADO À MORTE
"Ele foi eliminado por um injusto julgamento. Quando ele foi expulso da terra dos vivos, quem pensou em defender a sua causa?” (Is 53,8)

Em que aspectos dos meus relacionamentos Jesus é condenado, é expulso do coração e das relações.

2ª estação - JESUS CARREGA A CRUZ
"Levaram Jesus que saiu carregando a cruz para o lugar chamado "Calvário" que, na língua dos hebreus, chama-se Gólgota ( Jo 19,17).

Pela minha maneira de ser, agir e relacionar-me posso tornar-me cruz e ser cruz na convivência fraterna.

3ª estação - JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ
"Foi ele que carregou nossas enfermidades e tomou sobre si as nossas dores. A gente o considerava como alguém que merecia o castigo, ferido por Deus e humilhado” (Is 1,16).

Pela minha maneira de ser, agir e relaciona-me posso expressar o desrespeito à dignidade humana que abate o corpo e o espírito.

4ª estação - O ENCONTRO DE JESUS COM SUA MÃE
"E assim se revelarão os pensamentos de muitos corações. E a tristeza, como espada afiada, cortará o seu coração"(Lc. 2,35)

Pela minha maneira de ser, agir e relacionar-me posso impedir o encontro entre as pessoas, criar confusão e divisão na comunidade.

5ª estação - O CIRINEU AJUDA JESUS A LEVAR A CRUZ.
"Carreguem o peso uns dos outros e assim estarão cumprindo a lei de Cristo” ( Gl 6,2).

Pela minha maneira de ser, agir e relaciona-me com as pessoas posso ser peso e tornar a cruz mais pesada para elas e induzi-las ao desânimo.

6ª estação -  A VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS
"Ele estava tão desfigurado que tinha até perdido a aparência humana” ( Is 52,14).

Na minha maneira de ser, agir e relacionar-me com as pessoas posso desfigurar a sua estima, imagem, honra, dignidade.

7ª estação - A SEGUNDA QUEDA DE JESUS
"Filhos, sejam valentes e fortes na defesa da Lei, pois é nela que vocês serão glorificados“ (1Mc 2,64).

Na minha maneira de ser, agir e relacionar-me com as pessoas posso ser ocasião de queda, de desvio do projeto de Deus e tornar impossível a convivência fraterna.

8ª estação - JESUS CONSOLA AS MULHERES
"Uma multidão seguia Jesus. Algumas mulheres choravam e se lamentavam por ele. Jesus disse: - Não chorem por mim, mas por vocês e pelos seus filhos“ (Lc 23,27/28).

Na minha maneira de ser, agir e relacionar-me com as pessoas posso ser presença de acusação, de menosprezo, de condenação, tornando a convivência um fardo insuportável.

9ª estação - A TERCEIRA QUEDA DE JESUS
"No mundo, vocês vão sofrer. Mas tenham coragem, em venci o mundo“ (Jo 16,33).

A minha maneira de ser, agir e relacionar-me com as pessoas posso ferir a dignidade humana e excluir o irmão e a irmã do convívio fraterno.

10ª estação -  JESUS É DESPIDO
"Eles nem mais conhecem a vergonha, já nem sabem mais o que é ficar vermelho" (Jr 6,15).

Na minha maneira de ser, agir e relacionar-me com as pessoas posso transformá-las em objeto de desprezo, calúnia, de exclusão, de zombaria...

11ª estação - JESUS CRISTO É CRUCIFICADO
"Quando chegaram ao lugar chamado "Calvário", ali crucificaram Jesus e, com ele, dois criminosos, um à sua direita e outro à esquerda" ( Lc 23,33).
Na minha maneira de ser, agir e  relacionar-me com as pessoas posso crucificar os dons, os talentos, as iniciativas, lideranças, a vocação, êxitos dos irmãos e irmãs.

12ª estação - JESUS CRISTO MORRE NA CRUZ
"Você se tornou culpada com o sangue que derramou. Você se tornou suja por causa dos ídolos que você mesma fabricou" (Ez 22,4)

Pela minha maneira de ser, agir e relacionar-me com as pessoas posso crucificar e matar o amor, a ternura, a bondade, a misericórdia, a compaixão... na convivência fraterna.

13ª estação - JESUS CRISTO É TIRADO DA CRUZ
"Nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos"(1Jo 3,1).

Pela minha maneira de ser, agir e relacionar-me com as pessoas posso olhar, reconhecer e assumir  as feridas que provoquei em mim, no outro, na convivência fraterna e na missão.

14ª estação -  JESUS CRISTO É SEPULTADO
"Vou fazer o sopro da vida entrar de novo em vocês, para assim retornarem à vida (Ez 37,5).

Entrego a Jesus todo o mal que causei em mim, na convivência fraterna, na missão, para que seja sepultado com Ele.

15ª estação -  JESUS RESSUSCITA DENTRE OS MORTOS
Todos os filhos serão instruídos pelo Senhor, por isso vão progredir muito. O seu alicerce será a justiça e você estará salva de toda opressão porque não terá nada a temer. Estará a salvo do terror" (Is 54,13.14).

Peço a graça ao Pai, para que ressuscite vida nova de dentro do mal sepultado com Jesus.

Elaboração: Pe Pius Sidegum, SJ  
e Ir. Maria Luiza Morschel, SND