24 de março de 2013

VIA-SACRA das relações


Balizas para qualificar as relações interpessoais

VIA-SACRA das relações

A paixão de Jesus continua acontecendo em nossas relações.



1ª estação  - JESUS É CONDENADO À MORTE
"Ele foi eliminado por um injusto julgamento. Quando ele foi expulso da terra dos vivos, quem pensou em defender a sua causa?” (Is 53,8)

Em que aspectos dos meus relacionamentos Jesus é condenado, é expulso do coração e das relações.

2ª estação - JESUS CARREGA A CRUZ
"Levaram Jesus que saiu carregando a cruz para o lugar chamado "Calvário" que, na língua dos hebreus, chama-se Gólgota ( Jo 19,17).

Pela minha maneira de ser, agir e relacionar-me posso tornar-me cruz e ser cruz na convivência fraterna.

3ª estação - JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ
"Foi ele que carregou nossas enfermidades e tomou sobre si as nossas dores. A gente o considerava como alguém que merecia o castigo, ferido por Deus e humilhado” (Is 1,16).

Pela minha maneira de ser, agir e relaciona-me posso expressar o desrespeito à dignidade humana que abate o corpo e o espírito.

4ª estação - O ENCONTRO DE JESUS COM SUA MÃE
"E assim se revelarão os pensamentos de muitos corações. E a tristeza, como espada afiada, cortará o seu coração"(Lc. 2,35)

Pela minha maneira de ser, agir e relacionar-me posso impedir o encontro entre as pessoas, criar confusão e divisão na comunidade.

5ª estação - O CIRINEU AJUDA JESUS A LEVAR A CRUZ.
"Carreguem o peso uns dos outros e assim estarão cumprindo a lei de Cristo” ( Gl 6,2).

Pela minha maneira de ser, agir e relaciona-me com as pessoas posso ser peso e tornar a cruz mais pesada para elas e induzi-las ao desânimo.

6ª estação -  A VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS
"Ele estava tão desfigurado que tinha até perdido a aparência humana” ( Is 52,14).

Na minha maneira de ser, agir e relacionar-me com as pessoas posso desfigurar a sua estima, imagem, honra, dignidade.

7ª estação - A SEGUNDA QUEDA DE JESUS
"Filhos, sejam valentes e fortes na defesa da Lei, pois é nela que vocês serão glorificados“ (1Mc 2,64).

Na minha maneira de ser, agir e relacionar-me com as pessoas posso ser ocasião de queda, de desvio do projeto de Deus e tornar impossível a convivência fraterna.

8ª estação - JESUS CONSOLA AS MULHERES
"Uma multidão seguia Jesus. Algumas mulheres choravam e se lamentavam por ele. Jesus disse: - Não chorem por mim, mas por vocês e pelos seus filhos“ (Lc 23,27/28).

Na minha maneira de ser, agir e relacionar-me com as pessoas posso ser presença de acusação, de menosprezo, de condenação, tornando a convivência um fardo insuportável.

9ª estação - A TERCEIRA QUEDA DE JESUS
"No mundo, vocês vão sofrer. Mas tenham coragem, em venci o mundo“ (Jo 16,33).

A minha maneira de ser, agir e relacionar-me com as pessoas posso ferir a dignidade humana e excluir o irmão e a irmã do convívio fraterno.

10ª estação -  JESUS É DESPIDO
"Eles nem mais conhecem a vergonha, já nem sabem mais o que é ficar vermelho" (Jr 6,15).

Na minha maneira de ser, agir e relacionar-me com as pessoas posso transformá-las em objeto de desprezo, calúnia, de exclusão, de zombaria...

11ª estação - JESUS CRISTO É CRUCIFICADO
"Quando chegaram ao lugar chamado "Calvário", ali crucificaram Jesus e, com ele, dois criminosos, um à sua direita e outro à esquerda" ( Lc 23,33).
Na minha maneira de ser, agir e  relacionar-me com as pessoas posso crucificar os dons, os talentos, as iniciativas, lideranças, a vocação, êxitos dos irmãos e irmãs.

12ª estação - JESUS CRISTO MORRE NA CRUZ
"Você se tornou culpada com o sangue que derramou. Você se tornou suja por causa dos ídolos que você mesma fabricou" (Ez 22,4)

Pela minha maneira de ser, agir e relacionar-me com as pessoas posso crucificar e matar o amor, a ternura, a bondade, a misericórdia, a compaixão... na convivência fraterna.

13ª estação - JESUS CRISTO É TIRADO DA CRUZ
"Nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos"(1Jo 3,1).

Pela minha maneira de ser, agir e relacionar-me com as pessoas posso olhar, reconhecer e assumir  as feridas que provoquei em mim, no outro, na convivência fraterna e na missão.

14ª estação -  JESUS CRISTO É SEPULTADO
"Vou fazer o sopro da vida entrar de novo em vocês, para assim retornarem à vida (Ez 37,5).

Entrego a Jesus todo o mal que causei em mim, na convivência fraterna, na missão, para que seja sepultado com Ele.

15ª estação -  JESUS RESSUSCITA DENTRE OS MORTOS
Todos os filhos serão instruídos pelo Senhor, por isso vão progredir muito. O seu alicerce será a justiça e você estará salva de toda opressão porque não terá nada a temer. Estará a salvo do terror" (Is 54,13.14).

Peço a graça ao Pai, para que ressuscite vida nova de dentro do mal sepultado com Jesus.

Elaboração: Pe Pius Sidegum, SJ  
e Ir. Maria Luiza Morschel, SND

Nenhum comentário:

Postar um comentário