15 de dezembro de 2012

Fique sabendo!


Concílio Ecumênico Vaticano II – 50 anos
Pentecostes!


O Espirito Santo veio e transformou os apóstolos de criaturas tímidas em pessoas corajosas, capazes de anunciar a Palavra do Mestre, completá-la com o testemunho de vida, sendo pastores do rebanho. É a ação do Espirito Santo no íntimo das pessoas e na vida comunitária.
O Concílio Vaticano II foi uma destas explosões maravilhosas do impulso restaurador e renovador do Espirito Santo. Foi um novo Pentecostes no século XX.
POR QUE ECUMÊNICO?
Concílio Ecumênico (=universal) é uma assembleia de bispos da Igreja inteira, convocados a fim de estudar determinados temas de fé e de vida moral. A universalidade dos bispos reunidos não precisa ser matemática; basta que representem legítima e significativamente a Igreja inteira. Praticamente, todos os bispos do mundo participaram do Concílio Ecumênico Vaticano II.
Um Concílio Ecumênico inspira-se nas palavras de Cristo (MT 18,20) e no modo como os apóstolos, na Igreja primitiva, resolveram as questões de interesse coletivo. (Lendo: AT 1,15-26; 6.1-6; 15)
POR QUE TANTOS CONCÍLIOS?
A Igreja é formada por homens que têm pensamentos e comportamentos diferentes, conforme o tempo em que vivem.
Daí a necessidade de um pronunciamento claro e firme por parte dos sucessores de São Pedro e dos apóstolos, que oriente os cristãos em suas dúvidas e dificuldades. Está é a tarefa de um concílio.
Foram até o século XIX (1870), 20 os Concílios Ecumênicos que acontecera na Igreja, recebendo o nome do lugar em que se realizaram.
POR QUE A IDEIA DE UM CONCÍLIO?
O mundo inteiro foi colhido de surpresa, quando o Papa João XXIII, nem três meses depois de sua eleição, manifestou aos cardeais, reunidos no mosteiro de São Paulo em Roma, o desejo de convocar um Concílio Ecumênico. Tratava-se de uma inspiração íntima, como ele mesmo o confessou com humildade e simplicidade.
Consideramos como inspiração de Deus o fato de que, pouco depois da nossa elevação à Sé Apostólica, a nós veio, qual flor espontânea de inesperada primavera, a ideia de celebrar um concílio Ecumênico” (João XXIII, 05/07/1959)
POR QUE CONCILIO VATICANO II?
Com o anúncio do Concílio, surgiu logo uma dúvida: seria um novo Concílio na História da Igreja ou apenas a continuação do Vaticano I, interrompido em 1870, devido a guerra franco-alemã?
Veio logo a resposta ao mundo: “O novo Concílio será o Vaticano II por celebrar-se na Basílica de São Pedro (localizada no Vaticano). E será o 21º da série dos Concílios” (Cardeal Tardini, 1959).
POR QUE UM NOVO CONCÍLIO NO SÉCULO XX?
O mundo havia mudados muito até a época do Concilio Vaticano II.
Tornou-se necessária uma resposta às esperanças do homem do século XX, convulsionado por mudanças e problemas novos. Foi isto que o Concílio quis fazer.
Foi o próprio Papa João XXIII que lhe propôs estas finalidades do Vaticano II:
·         Aumento da fé;
·         Renovação dos costumes;
·         Adaptação da disciplina eclesiástica às necessidades atuais;
·         Revigoramento do zelo missionário;
·         Melhor compreensão da doutrina da Igreja.
POR QUE TANTA PREPARAÇÃO PARA ESTE CONCÍLIO?
Um concílio com horizontes tão grandes necessitava de uma preparação ao mesmo nível. Acrescente-se a isso as facilidades oferecidas pelo século XX: melhor comunicação, viagens mais rápidas, possibilitando, assim, recolher um grande material auxiliar para o planejamento do Concílio.
POR QUE UM CONCÍLIO TÃO PROLONGADO E TRABALHOSO?
No dia 11 de outubro de 1962, abriu-se oficial e solenemente, na Basílica de São Pedro, o tão esperado Concílio Vaticano II.
Seus 2540 participantes: bispos, núncios apostólicos, superiores gerais das Ordens e Congregações religiosas, representando todos os continentes, todas as raças, ofereceram ao mundo um espetáculo maravilhoso da unidade da Igreja.
O Vaticano II desenvolveu-se em quatro etapas:
·         1ª etapa: de outubro a dezembro de 1962;
·         2ª etapa: de setembro a dezembro de 1963;
·         3ª etapa: de setembro a dezembro de 1964;
·         4ª etapa: de setembro a dezembro de 1965.
Sendo que, nas interrupções de uma fase a outra, os participantes votavam ao próprio local das atividades pastorais, para retornar ao Vaticano, na seguinte.
POR QUE PAULO VI?
No dia 05/06/1963, quando os participantes do Concílio haviam voltado para seu campo de trabalho, aguardando a 2ª fase do Concílio, morreu João XXIII.
Mais uma vez o Senhor mostrou que os homens são apenas instrumentos do Espírito Santo, na realidade de suas obras.
No dia 21/06/1963 foi eleito Papa O Cardeal Montini, com o nome de PAULO VI, o qual reassumiu os trabalhos conciliares na mesma linha do seu antecessor.
POR QUE OS DOCUMENTOS CONCILIARES?
O Concílio Vaticano II terminou, oficialmente, no dia 8 de dezembro de 1965.
Tudo que os bispos refletiram, decidiram, e concluíram, foi resumido nos 16 documentos oficiais do Concílio Vaticano II.
COSNTITUIÇÕES:
·         Sobre a Sagrada Liturgia
·         Dogmática sobre a Igreja
·         Dogmática sobre a Revelação Divina
·         Pastoral sobre a Igreja no Mundo Moderno
DECRETOS:
·         Sobre os Meios de Comunicação Social
·         Sobre o Ecumenismo
·         Sobre as Igrejas Orientais Católicas
·         Sobre as Atividades Missionárias da Igreja
·         Sobre o Múnus Pastoral dos Bispos na Igreja
·         Sobre o Ministério e a Vida dos Presbíteros
·         Sobre a atualização dos Religiosos
·         Sobre a Formação Sacerdotal
·         Sobre o Apostolado dos Leigos
DECLARAÇÕES:
·         Sobre a Educação Cristã
·         Sobre a Liberdade Religiosa
·         Sobre a Relação da Igreja com as Religiões não Cristãs.
Estavam lançados os alicerces da grande renovação da Igreja do século XX. Voltando para suas sedes de trabalho, os padres conciliares procuraram pôr em prática o que estes documentos resumiram, de acordo com as diferentes realidades concretas de cada local.
Para sermos bons catequistas evangelizadores temos que estudar e muito sobre a vida da nossa Igreja. Isso é muito importante, assim vamos amá-la mais.

Roberto Magno
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré

Joanésia-MG

11 de dezembro de 2012

Encerramento das atividades da Catequese Infantil das Paróquias São Miguel e Nossa Senhora Aparecida.


Encontro das duas turmas de Primeira etapa das catequistas Sílvia e Leila  da comunidade Matriz                  ( Paróquia São Miguel):  "Celebrando a vida" !
Nascimento - chamado a vida  ;
 Aniversário  -  festa da vida  ; 
Batismo -  chamado a vida cristã.
 Contou-se com a presença dos pais . Ao final do encontro, cantou-se "Parabéns" para todos ! 
Um delícioso bolo ( oferecido pelos pais) foi servido .
















A Catequese das crianças da Comunidade Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida encerram as atividades de 2012, como de costume, com a Novena de Natal, na Igreja, do dia 03/12 a 11/ 12.
            É muito bom ver e acompanhar as crianças participando desses momentos de evangelização , durante a Novena de Natal .





Também aconteceu o encerramento das atividades catequéticas das 12 turmas da Comunidade Matriz da Paróquia São Miguel, na Catedral , no dia 07/12. Foram apresentadas pelas crianças, encenações de três histórias de Rubem Alves: A pipa e a flor, A árvore e a aranha e A menina e o pássaro encantado.
Depois aconteceu no Salão da catedral uma partilha (pais, crianças, catequistas, parentes e amigos)
. Confira fotos e vídeos de pequenos trechos da histórias encenadas.




















9 de dezembro de 2012

Momentos de Ação de Graças e Confraternização


 Aconteceu na quinta-feira dia 06 de Dezembro o encerramento do período de Formação de Catequistas de 2012, da Paróquia São Miguel . Realizou-se uma confraternização com amigo secreto . A atividade de formação retornará em fevereiro, se Deus quiser.