22 de maio de 2014

Atenção, catequistas e coordenadores da Diocese de Guanhães!

  Guanhães, 22 maio de 2014.

 “Somente construindo uma proposta em conjunto, como discípulos missionários de Jesus, poderemos atingir as metas com competência, eficiência, eficácia e alegria, promovendo a vida em plenitude para que todas as pessoas tornem-se comunidade diocesana, conforme pede o Documento de Aparecida.” (Doc. Ap. 370)

Querido(a) Coordenador(a) Paroquial de Catequese,


                Somos felizes porque você faz parte desta Igreja Local, a Diocese de Guanhães, e que muito se compromete pela formação da Educação da Fé de muitos irmãos que precisam em sua comunidade. Cremos que para viver com intensidade a fé que professamos é necessário que haja o encontro entre irmãos para celebrarmos em sintonia com a igreja, para alimentarmos nossa fé e continuarmos firmes em nossa missão evangelizadora. Por isso, nós da Coordenação Diocesana de Catequese vimos convocar-lhe e pedir o apoio do padre_______________ , no sentido de incentivar e viabilizar a sua vinda , e se possível, de mais um ou dois catequistas para a participação no Encontro Diocesano nos dias 02 e 03 de agosto. Infelizmente, não teremos a Semana Catequética, em julho, em São João Evangelista, pelos motivos: o período escolhido 26 a 28 de julho, coincide com a data do Encontro do Regional e com o Encontro de Comunicadores em Aparecida e também por causa da mudança no calendário escolar, alguns coordenadores e alguns catequistas que também são professores, já estarão trabalhando (as férias serão antecipadas, por causa da Copa). Não achamos conveniente, marcar o encontro no período da Copa e também por causa da agenda de Dom Jeremias, que será um dos assessores.
A PAUTA :
Sábado dia 02/08-  8 h -Chegada, acolhida, café.
O dia todo: Oficina com a contadora de história, Mislane de BH ( uma das professoras do IRPAC). É imperdível!
A noite, você poderá participar da fase final do Festival da Música Cristã.
Domingo- de 8 às 12 h- Espiritualidade e o Ser catequista, com Dom Jeremias.

A taxa  será de R$ 100,00, por pessoa, para pagamento no Hotel Estrela Dalva, à rua Santa Efigênia, nº 262, centro, ao lado da APAE/Guanhães, próximo da casa de Dom Jeremias. As salinhas  da Catedral e do Centro de Pastoral estarão ocupados com o pessoal (das bandas) que estará presente em Guanhães, para o Festival da Música Cristã.
O valor compreende cinco cafés, três refeições, uma hospedagem e o pro-labore da Mislane. 
O salão do encontro foi-nos oferecido gratuitamente. Toda a nossa programação será nesse local. Pedimos enviar-nos junto com a ficha de inscrição, a taxa, se possível .                                                                                                  

Você deverá trazer:
·                     Material de Anotação;
·                     Tesoura, cola, régua, revistas, pincéis,folhas, Bíblia...

PEDIMOS:
·        Participação integral, evitando saídas durante os tempos de trabalho,ou indo embora mais cedo, no domingo ou chegando atrasados no sábado.
·        Não programar visitas, sejam externas como internas: nem parentes, amigos/as, conhecidos/as... poderiam prejudicar o andamento dos trabalhos.  
    
Agradecemos por você escutar esse chamado marcante de Deus. Venha e faça a experiência de partilha da fé em mais um encontro.                                                                                                                                                           Em Cristo e Maria, formemos esta Igreja viva!

 Desde já lhe desejamos as boas- vindas  e o(a) esperamos de braços abertos.
Pela equipe de Comunicação:
Eliana Maria de Alvarenga Guimarães

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Ficha de inscrição

(Enviar esta ficha até o dia -----------------------------------------------, para o endereço:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------)

Nome completo: _______________________________________________________________
Como deseja seu nome no crachá? ___________________________________________

Função:_______________________________________________ 
Endereço: ______________________________________ número: ______ Apto: ___ Bairro: __________________________ CEP: __________________________________ Cidade______________________
Telefone Residencial:)_________________Celular:)______________________ 
Fax ou email________________________________________
Paróquia: _______________________________________________
Nome do Pároco: __________________________________________________________





Você também pode preencher a sua inscrição pelo formulário.
Clique aqui e preencha

Formação em Braúnas: “A vocação do Catequista”




No dia 18/05/2014, os catequistas da Paróquia Nossa Senhora do Amparo de Braúnas, reuniram na casa paroquial para um curso de formação cujo tema foi: "A vocação do catequista".
 A abertura foi as 08h30min com oração e um delicioso café da manhã seguido de uma dinâmica de motivação.
Às 09h00min houve a missa do envio dos catequistas na capela São Sebastião, celebrada pelo padre Mário Gomes, onde houve participação ativa de todos com uma  apresentação sobre a vocação e missão do catequista.
Logo após a missa, permaneceram na igreja para o término do trabalho.
O encontro foi muito enriquecedor e envolvente. Foram trabalhados textos bíblicos, a dinâmica da barca, muita interação e troca de experiências. O curso culminou com um saboroso almoço na casa paroquial.


Marilda Macieira Silva Braga




 Dinâmica da Barca





20 de maio de 2014

Catequese, Redes Sociais e nosso CATECOM



“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15)

Vamos juntos, anunciar a todo o mundo as maravilhas do evangelho.
Mas como? Como ir pelo mundo inteiro, com que condição?
Ir ao mundo tomou um novo sentido com o advento do mundo digital, das redes sociais que estão a nosso dispor tornando possível a comunicação em tempo real.
Nosso agora Papa emérito Bento XVI, em 24 de janeiro de 2013, quando lançou a mensagem para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, afirmou: “O desenvolvimento das redes sociais digitais está contribuindo para que surja uma praça pública e aberta, na qual as pessoas compartilham ideias, informações, opiniões e onde, além disso, nascem novas relações e novas formas de comunidade”.
Pastoralmente, a catequese em nossa diocese de Guanhães está descobrindo pouco a pouco como fazer uso desses meios.
Sabemos que nossos catequizandos, crianças e jovens e nossos catequistas estão conectados a este novo meio de anunciar o evangelho. Sabemos também que nesse meio há o bem e o mal, o joio e o trigo e cabe a nós catequistas orientá-los sempre; e cabem a nós também, mantenedores do nosso blog CATECOM, fazer essa orientação.
Vejamos. Em 1974, Roberto Carlos fez uma música que todos nós gostamos muito, com certeza: “Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar...” Com isso ele tinha a vontade de dizer que não queria viver sozinho.
Hoje, nas nossas redes sociais, temos muitos amigos que curtem tudo que compartilhamos, que nos dá “Bom dia, boa tarde, boa noite”, que nos dá felicitações quando fazemos aniversário, que são chamados de nossos seguidores. Mas atenção, essas curtidas não significa ser solidário e ser amigo, não significa amar uns aos outros como Jesus amou. Mas não significa também que esse mundo virtual seja irreal. Ele existe e faz parte da vida de quem já nasceu nesse tempo da internet e são uma extensão da vida deles.
E sabe o que é grave nisso tudo? Nossos jovens e adolescentes usam a rede da internet pra tudo e fazem isso, normalmente, sem a orientação de um adulto, já que em sua maioria têm dificuldade em interagir nas redes sociais.
É bom receber mensagens de felicitações, cumprimentos, curtidas e compartilhamentos, mas nada substitui o encontro pessoal, face a face e ser solidário com nossos amigos.
Por isso tudo, convido a todos os nossos catequistas, catequizandos, coordenadores, padres e enfim todos os cristãos para que assumamos o compromisso de anunciar o evangelho nessas redes, não precisa ser necessariamente uma mensagem bíblica, mas um testemunho coerente de postar, curtir, e compartilhar conteúdos que estejam sintonizados com a mensagem do evangelho.
Aos coordenadores paroquias: reúna os catequistas que tem acesso às redes sociais. Os que não têm acesso, apresente a eles. Vamos compartilhar nossos trabalhos na catequese enviando para o blog CATECOM para que nosso testemunho anuncie o evangelho a todas as criaturas.

Roberto Magno
Equipe de comunicação da catequese da Diocese de Guanhães