20 de maio de 2014

Catequese, Redes Sociais e nosso CATECOM



“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15)

Vamos juntos, anunciar a todo o mundo as maravilhas do evangelho.
Mas como? Como ir pelo mundo inteiro, com que condição?
Ir ao mundo tomou um novo sentido com o advento do mundo digital, das redes sociais que estão a nosso dispor tornando possível a comunicação em tempo real.
Nosso agora Papa emérito Bento XVI, em 24 de janeiro de 2013, quando lançou a mensagem para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, afirmou: “O desenvolvimento das redes sociais digitais está contribuindo para que surja uma praça pública e aberta, na qual as pessoas compartilham ideias, informações, opiniões e onde, além disso, nascem novas relações e novas formas de comunidade”.
Pastoralmente, a catequese em nossa diocese de Guanhães está descobrindo pouco a pouco como fazer uso desses meios.
Sabemos que nossos catequizandos, crianças e jovens e nossos catequistas estão conectados a este novo meio de anunciar o evangelho. Sabemos também que nesse meio há o bem e o mal, o joio e o trigo e cabe a nós catequistas orientá-los sempre; e cabem a nós também, mantenedores do nosso blog CATECOM, fazer essa orientação.
Vejamos. Em 1974, Roberto Carlos fez uma música que todos nós gostamos muito, com certeza: “Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar...” Com isso ele tinha a vontade de dizer que não queria viver sozinho.
Hoje, nas nossas redes sociais, temos muitos amigos que curtem tudo que compartilhamos, que nos dá “Bom dia, boa tarde, boa noite”, que nos dá felicitações quando fazemos aniversário, que são chamados de nossos seguidores. Mas atenção, essas curtidas não significa ser solidário e ser amigo, não significa amar uns aos outros como Jesus amou. Mas não significa também que esse mundo virtual seja irreal. Ele existe e faz parte da vida de quem já nasceu nesse tempo da internet e são uma extensão da vida deles.
E sabe o que é grave nisso tudo? Nossos jovens e adolescentes usam a rede da internet pra tudo e fazem isso, normalmente, sem a orientação de um adulto, já que em sua maioria têm dificuldade em interagir nas redes sociais.
É bom receber mensagens de felicitações, cumprimentos, curtidas e compartilhamentos, mas nada substitui o encontro pessoal, face a face e ser solidário com nossos amigos.
Por isso tudo, convido a todos os nossos catequistas, catequizandos, coordenadores, padres e enfim todos os cristãos para que assumamos o compromisso de anunciar o evangelho nessas redes, não precisa ser necessariamente uma mensagem bíblica, mas um testemunho coerente de postar, curtir, e compartilhar conteúdos que estejam sintonizados com a mensagem do evangelho.
Aos coordenadores paroquias: reúna os catequistas que tem acesso às redes sociais. Os que não têm acesso, apresente a eles. Vamos compartilhar nossos trabalhos na catequese enviando para o blog CATECOM para que nosso testemunho anuncie o evangelho a todas as criaturas.

Roberto Magno
Equipe de comunicação da catequese da Diocese de Guanhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário