26 de julho de 2014

"O reino dos céus, está tão próximo de nós, tão dentro de nós e nós, na maioria das vezes, achamos que ele está sempre no mais forte, no que possui mais valor, no distante e vamos procurar por um reino que não existe..."



"...Precisamos é acreditar mais nesse Deus que mora em nós, nessa pérola que é nosso coração povoado por Ele, nessa rede que é o nosso corpo pra prender as palavras que Deus nos ensina, só assim, seremos verdadeiramente grandes possuidores desse reino..."
Missa do  17º Domingo Comum - Missa com crianças da paróquia São Miguel e Almas - Guanhães.































3º dia do Encontro de catequese do Regional Leste II

No dia 25 de julho na parte da tarde foram realizados trabalhos de grupos para compartilharmos experiências da catequese com inspiração catecumenal em nossas dioceses do regional.
 Depois foi realizado um trabalho em grupo:
Em relação à iniciação cristã, qual é a nossa realidade?
Qual é a nossa maior necessidade?
Essas perguntas são feitas a nós diocesanos de Guanhães. A partir delas devemos impulsionar nossa caminhada catequética para que a Iniciação à vida cristã se faça realidade em todas as nossas paróquias.
No dia 26 de julho iniciamos o encontro com a missa às 7 horas e ainda na parte da manhã o Padre Francisco Taborda finalizou sua participação falando sobre o catecumenato.

Na parte da tarde Padre Vanildo  Paiva apresentou o tema “ O processo de formação da identidade cristã”.








25 de julho de 2014

Encontro catequético – Regional Leste II

Começamos o segundo dia do encontro (25 de julho) com a celebração realizada na capela.

A parte da manhã foi muito proveitosa. Padre Francisco Taborda, autor do livro “As fontes da vida cristã” falou sobre o Catecumenato de uma forma clara e objetiva e com um conhecimento extraordinário.
Fotos do 2º dia


 
 Padre Francisco Taborda sj e Lucimara Trevisan

24 de julho de 2014

Encontro catequético – Regional Leste II

Encontro catequético – Regional Leste II

Iniciou hoje a noite, 24 de julho, o encontro catequético do regional leste II na Casa de Retiro São José em Belo Horizonte. Após o jantar foi feita a abertura com dinâmica de apresentação e foi o exibido vídeo  “Day e Night."
Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5Z8SXjEu7fg
Nesse encontro a Diocese de Guanhães está sendo representada por Edelveis Alvarenga, Roberto Magno e Padre Wanderley.
Somos de lugares diferentes e cada um traz a sua riqueza. Iremos compartilhar nossas experiências nesses 4 dias de encontro.

Em seguida, Lucimara, coordenadora do Regional apresentou a programação do encontro que terá como tema: "Iniciação à vida cristã" com o Padre Francisco Taborda que escreveu o livro “ As fontes da vida cristã.”
Finalizamos com a oração de agradecimento pela viagem. O tema da oração foi " A gente se acende é nos outros".
Amanhã, aqui no catecom,   mais  fotos desse  primeiro dia serão postadas.
Roberto Magno



20 de julho de 2014

Missa com Crianças 16º Domingo do Tempo Comum - paróquia São Miguel em Guanhães.

" A palavra definitiva sobre sobre quem é bom ou ruim nesta vida só pertence a Deus.  Cabe a nós contribuir para que seu reino se realize entre nós...'
"Deus é paciente conosco e dá o tempo necessário para que nossas potencialidades se desenvolvam e deem o resultado esperado..."

                                              Eliana Alvarenga