20 de março de 2013


“Caminhar, edificar e confessar.”
Papa Francisco


O papa Francisco tem mostrado com muita convicção de que precisamos fazer a opção preferencial pelos pobres. A miséria no mundo está gritando por socorro e que precisamos mudar nossos rumos.
Nesses dias de transição papal, ficamos observando tudo que a imprensa vem veiculando através dos jornais impressos e televisivos.  E nesses dias nosso papa tem dado a todos nós uma lição de humildade. Lembrando, gritando ao seu rebanho e exigindo de nós um amor à santa pobreza tão pregada por São Francisco de Assis, o desapego aos luxos e nos ensinando que é possível viver na simplicidade.
O então papa Francisco, enquanto cardeal em Buenos Aires, andava de metrô e dispensou a residência episcopal para morar em um apartamento; no Vaticano, dispensou a capa vermelha após eleito e se apresentou a nós com uma veste simples e branca. Lembrando São Francisco que na praça da catedral em Assis, despiu de suas vestes ricas que seu pai Pedro Bernardone vendia em toda a Europa e naquele dia demonstrou em praça pública a sua opção pela pobreza. E nosso papa Francisco continua a sua lição: no deslocamento da casa Santa Marta para a capela Sistina ele resolve ir de ônibus junto com os cardeais dispensando a limusine papal e com essa atitude, irradiou alegria entre todos; dispensou o anel de ouro maciço e optou por um de prata somente banhado de dourado. Ainda lembrando Francisco de Assis, quando esteve nas ruínas da igreja de São Damião, lá Jesus crucificado diz a ele: “Reconstrói a minha Igreja” e no mesmo momento Francisco rezou: “Sumo e soberano Deus, iluminai as trevas do meu coração. Dai-me uma fé reta, esperança certa, caridade perfeita, bom senso e conhecimento, Senhor, para que eu cumpra o vosso santo e verdadeiro mandamento”.
E agora, após anunciado, o papa Francisco pede: “E agora quero dar a Bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim”.
O nome Francisco também faz alusão a São Francisco Xavier, patrono da Companhia de Jesus, os Jesuítas, homens que eu particularmente gosto de compará-los ao apóstolo Paulo, verdadeiros desbravadores do mundo a serviço do evangelho. Concluiu-se que teremos um papa humilde e corajoso, frágil e forte ao mesmo tempo, e o melhor, vai nos ensinar com a vida, não com grandes escritos e sim com uma espontaneidade encantadora.
O conclave serviu para mostrar a nós o que é a ação do Espírito Santo em nossa Igreja. Os sete dons do Espírito Santo foram vistos e sentidos claramente. Como esquecer aquele franciscano parado no meio da praça vestido com a mesma roupa usada no tempo do amigo de Assis e dizendo que só sairia de lá depois da fumaça branca? Antes do resultado do conclave ele disse: “Queremos ajudar várias pessoas a entender como podemos ser pobres e felizes. É uma liberdade ser pobre. Os franciscanos gostam da pobreza, invejam quem é mais pobre do que eles. Gostaria de ver um Papa mais pobre, um franciscano, um capuchinho. Um Papa que seja corajoso para reafirmar os fundamentos da fé católica, a eternidade.” Ali estava presente a oração por um papa com espiritualidade franciscana, e Deus na sua misericórdia, ouviu aquela oração e inspirou os cardeais na decisão por Jorge Mário Bergoglio.
O sentimento foi de alegria por pertencer a uma Igreja que tem uma força imensa, uma sabedoria, um conselho sensato, piedosa e temente a Deus. Que nós possamos aprender e assimilar todas essas mensagens e maravilhas vividas nos últimos dias.
Bem vindo papa Francisco! O primeiro de muitos que virão. Nós te amamos!

Catequista Roberto Magno
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré

Joanésia-MG