3 de janeiro de 2017

IRPAC - Especialização em catequética. Disciplina: Catequese e Iniciação Cristã. Dia 03 de janeiro

           
No período de 02 a 12 de janeiro, cinco coordenadoras de catequese : Neide e Sônia de Santa Maria, Eni Menezes de Carmésia, Bernardina de Ferros e Vera Pimenta de Guanhães e o seminarista André Lomba estão participando em Belo Horizonte, na Casa de Retiros São José , do Curso do IRPAC- Especiaização em catequética . Ontem, 02 de janeiro aconteceu a  abertura do curso. Iniciou-se com a Celebração da Palavra feita pelo bispo assessor, D Emanuel Messias de Oliveira e a coordenadora do curso, Lucimara Trevisan, ressaltando que devemos ser luz para os outros em nossa comunidade.


 Para iniciar o dia 03/01, foi feita oração no Jardim da casa e imbuídos pelo Espírito Santo, meditou-se sobre a caminhada das catequistas, a arte de viver, a arte de confiar e que neste período das  duas semanas seja um tempo de caminhada interior onde os olhos possam ver o imenso amor de Deus para conosco e sentir que somos olhados por Ele.  Esta disciplina terá duração de três dias e está sendo ministrada pelo professor Rodrigo Ladeira Carvalho, Mestre em Teologia Sistemática.  Este conteúdo tem como objetivo:
 _ Conhecer e aprofundar a Teologia dos Sacramentos da Iniciação à vida cristã como fonte inspiradora para a fé cristã, recuperando a ordem dos sacramentos da Iniciação Cristã e a mistagogia patrística como método inspirador para a catequese.
 _ Promover espaço de experiência da caminhada de fé de cada um a partir da celebração, em vista do restabelecimento da dimensão simbólico-mistérica do seguimento de Jesus Cristo.
 _ Promover uma aproximação com os temas fundamentais para a fé cristã tendo como ponto de partida a celebração da própria fé diante do evento Cristo ( Revelação).  
     _ Conhecer as contribuições mais recentes da Igreja no Brasil sobre o tema "catequese e Iniciação Cristã" ( Doc. 84 da CNBB).                  
       _ Conhecer e debater os principais desafios, entraves e críticas teológico-pastorais para o processo de educação da fé que vai da evangelização, passando pela catequese e culminando com a ação pastoral.              
  À noite, encerrou-se com a Celebração Eucarística presidida por D. Emanuel concelebrada pelos padres e diáconos presentes.

                                                                             Vera Pimenta





















                                                                        Fotos de  Vera Pimenta e Neide  Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário