9 de janeiro de 2018

O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO CATEQUÉTICA

 é uma parceria da PUC – Minas com o Regional Leste 2 da CNBB.  Esta especialização é fruto de uma longa experiência na formação de catequistas realizada pelo Instituto Regional de Pastoral Catequética ( IRPAC ). O grande diferencial do curso é o cultivo da espiritualidade, da cultura do encontro e do diálogo, por meio do acompanhamento pessoal e de uma metodologia participativa e orante, que leva a uma experiência de fé adulta. O desejo é de qualificar catequistas e coordenadoras de catequese, para que possam colaborar na formação de catequistas e na dinamização do processo de Iniciação à Vida Cristã.
Em diálogo com a cultura contemporânea, o curso quer oferecer novas perspectivas e linguagens para a catequese, sobretudo na cultura urbana e digital, dando destaque à “via da beleza”.
A nossa diocese enviou cinco catequistas que já estão no Módulo III, sendo Bernadina da paróquia Santa ‘Ana de Ferros, Eni da Comunidade Nossa Senhora do Carmo de Carmésia, Neide e Sônia da paróquia Santa Maria Eterna de Santa Maria de Suaçui e Vera da paróquia São Miguel e Almas de Guanhães.
Iniciou a tarde com a Celebração Eucarística presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira, assessor da catequese Leste 2. À noite fez-se oração com todos os módulos, direcionando cada um à sua sala, onde foi feita a dinâmica de acolhida com distribuição dos crachás.
São doze dias de estudos intensivos, para reflexão sobre a prática catequética à luz das orientações da igreja, em diálogo com a cultura atual, propondo uma catequese atenta às novas sensibilidades e expectativas dos adultos, jovens e crianças.
Texto e fotos de Vera Pimenta, Fernanda e Eliana





Nenhum comentário:

Postar um comentário