11 de janeiro de 2018

A catequese na era digital - Aula do Novo Curso de Coordenadores Paroquiais (Do IRPAC)

Dia 10-01-2017      Enviado por Rosilene Aparecida Silva Ávila
A catequese na era digital
Professora Carla Miranda
As atividades do dia foram iniciadas em um momento de oração, onde foi proclamado o texto de Lucas, 5,1-7, focando-se no trecho “Lançai as redes”. Foi proposta a reflexão sobre a possibilidade de trazer as redes de pesca para o contexto de redes digitais.
A nossa missão é de anunciar em um tempo no qual “Tudo que é sólido desmancha no ar” (Marshall Berman). A internet é uma realidade e é preciso utilizá-la como instrumento de evangelização.
A aula desenvolveu-se através de um estudo sobre a evolução do pensamento e do comportamento humano, as gerações e suas características, com o objetivo de possibilitar a compreensão das dificuldades e contribuições pessoais de catequistas, catequizandos e famílias no processo de iniciação cristã, bem como na convivência cotidiana. Vivemos em uma época, onde convivem, aprendem e ensinam pessoas das diferentes gerações:
- Tradicional (nascidos até 1945) Viveram na época da Segunda Guerra Mundial e desenvolveram, assim, virtudes da compaixão, solidariedade, disciplina, dedicação ao trabalho, respeito às autoridades e regras, sacrifício em prol de objetivos e ideais.
- Baby boomers (nascidos de 1946 a 1963) OS valores que a família e sociedade exigiam dessa geração eram disciplina, ordem e obediência. Toda essa rigidez teve por consequência um comportamento rebelde e contestador, rompendo padrões e fazendo surgir a cultura e o rock na roll. Neste período chegou a televisão no Brasil. Os baby boomers são otimistas e possuem valores pessoais.
- Geração X (nascidos de 1964 a 1979) – pensam em qualidade de vida, pois possuem maior longevidade. Época em que ocorreu a popularização das mídias de massa, especialmente a televisão modificou a rotina das famílias e assumiu um papel importante na educação dos filhos. São pais mais abertos e superprotetores, deram mais liberdade aos filhos.
-Geração Y (nascidos de 1980 a 1994) – geração marcada pela criação da internet e da cultura digital que causou uma verdadeira revolução na comunicação e nas relações no mundo todo. A geração net cresceu em uma economia relativamente estável. Vida caracterizada pela multimídia, multitarefas, dinamismo, urgência, ansiedade, imediatismo  e tempo real. Seus pais são extremamente dedicados à carreira. Dessa forma, criaram um mecanismo de compensação e uma relação menos hierárquica, enchendo a agenda dos filhos de atividades e satisfazendo os desejos deles.
- Geração Z (nascidos de 2000 a 2010) – Para a juventude atual, a tecnologia é algo  tão natural para eles que virou uma palavra inexistente no seu vocabulário. Na geração Z acentuam-se as características da Y como odinamismo, acrescentando mais maturidade e menos ansiedade.
- Geração alpha (nascidos a partir de 2010) – Não se sabe muito ainda sobre estas crianças, até porque não chegaram à juventude. Fato é que já nasceram conectadas.
A partir deste recorte grosseiro, feito a título de identificação, sem aprofundamento (até porque o tempo não seria suficiente para este estudo) é possível que o catequista se identifique e, ou identifique os iniciandos, percebendo os desafios e possibilidades para se criar uma boa relação.
Todas as gerações têm algo a contribuir. É preciso abrir-se para o novo, para o diferente, sem julgamento, sem preconceitos, valorizando o que cada um tem para oferecer. É preciso se abrir para o diálogo.
O catequista tem assim de repensar e readaptar, cada vez mais, os instrumentos de comunicação.
Se quisermos tocar nos corações dos nossos catequizandos, seremos mais eficazes na transmissão da mensagem Divina usando múltiplas linguagens, originais e interativas.
O uso da internet e das novas tecnologias na catequese são uma destas formas de expressão à disposição do catequista.
Lembrar que a era digital é construída a partir do que existe na realidade. Se alimentarmos o ser real, alimentaremos o virtual.

FRASES PARA GUARDAR:

·         Catequese tem que ter sabor de felicidade.
·         Educar não é saber, educar é fazer.
·         Para a gente saber ser gente é preciso saber conviver com o outro.
·         É preciso anunciar que somos amados por um Deus que é amor
·         A técnica não tem primazia sobre o ser humano.
·         A catequese é educar para os afetos
·         A catequese é formar pessoa (inteira).

SUGESTÕES DE LIVROS, FILMES E SITES, dentre outros:

ü  Vídeo\ obras de Manuel Hurtado                                   
ü  Site: catequesehoje.org.br
ü  Site:jovens conectados
ü  Site: IHU on line
ü  Vídeo – átomo de Biggins (matéria do Domingo Espetacular)
ü  Livro Jesus Hoje (José Antônio Pagola) – Interessante organizar grupo de estudos na comunidade.
ü  Filme: Os Croods (sugestão do cine catequese com famílias...)
ü  Subsídio: O Belo, o lúdico e o místico.


Dinâmicas:                         Meu barquinho
Praça de escolhas

À noite o grupo participou de uma oficina de pintura, utilizando tinta guache e tintas alternativas (mistura de cola com materiais como café, açafrão, coloral, terra, etc), como sugestão de atividade lúdica a ser realizada nos encontros de catequese.

                                                            Rosilene Aparecida Silva Ávila


Fotos de Valmir













Nenhum comentário:

Postar um comentário