11 de janeiro de 2018

"A dimensão eclesial da fé”- Aula do IRPAC - MóduloIII

Professor : Pe Jean 
Texto enviado por Vera Pimenta


Finalizada a aula da disciplina  “ A dimensão eclesial da fé”, no dia 10, com o professor  Pe Jean. Foram quatro questionamentos e ao final da aula foram respondidos com a conclusão de que a estrutura essencialmente comunitária da vivência da fé está no nosso DNA. Ninguém nasce de si mesmo, é preciso entender o ser humano como relação de amor e comunhão. Somos estruturalmente sociais e Deus não se revelou a uma pessoa, se revelou ao povo. O Reino de Deus germinado no coração, só ganha forma vivida em uma comunidade sendo que a Igreja é uma sociedade sociológica, psicológica, mas com realidade teológica. Para permanecer na fé, precisamos uns dos outros e toda pluralidade de experiência da fé enriquece a experiência de toda a Igreja, sendo que para adquiri-la é necessário: - desmascarar a minha fé. Lapidá-la, transformando numa fé eclesial (Igreja). - Converter a minha fé. – Transformar a conversão pessoal em conversão comunitária.
Ser cristão significa ser comunhão e com ela, entrar na forma essencial do Espírito Santo.
A igreja é UNA por sua fonte, a Trindade: por seu fundador, Jesus Cristo; por sua alma, o Espírito Santo. E essa unidade existe na diversidade de dons e carismas, de povos e cultura de vida; de funções e modos de vida e de legítimas tradições próprias, mantidas pelos vínculos de profissão da mesma fé apostólica.
A Igreja é SANTA porque Cristo, o santo, a santificou, entregando-se por ela para torna-la sua esposa “sem ruga e sem mancha, resplandecente de beleza”
A Igreja é CATÒLICA, ou seja, “universal, conforme a totalidade”, porque nela está o “Cristo todo”, cabeça e corpo, e porque foi enviado por Cristo à totalidade do gênero humano, para convocá-lo e congrega-lo num só povo de Deus e de Cristo recebe a plenitude dos meios da salvação.
A Igreja é APOSTÓLICA enquanto continua sendo construída sobre o fundamento dos apóstolos; enquanto conserva e transmite os ensinamentos ouvidos dos apóstolos; enquanto continua a ser ensinada, santificada e governada pelo colégio apostólico em união com o sucessor  de Pedro.
“Só a fé pode reconhecer que a Igreja tem essas propriedades da sua fonte divina”. (CIC 812)
                                                              Vera Pimenta




























Nenhum comentário:

Postar um comentário