12 de janeiro de 2018

Catequese e A Iniciação à Vida Cristã - Aula do Novo curso do IRPAC do dia 11/01

Relatório de Rosilene Aparecida Silva Ávila
Após o café, o grupo participou de um riquíssimo momento de espiritualidade, quando fomos todos convidados a ampliar os nossos olhares, a partir do texto de Lucas, cap. 12, 22-29.
Uma abertura a ser levada para as comunidades é o uso de poemas na oração. O poema abaixo foi declamado após a reflexão da palavra:


Catequese e Iniciação à vida Cristã 
Professor: Padre Jean Paul
            O professor iniciou a aula com uma síntese da história da Catequese, partindo da pergunta:
Como chegamos ao processo de Iniciação Cristã ?
O documento 107 é herdeiro do doc 26 (Catequese Renovada), documento da CNBB de 1983 e que ao contrário do que muitos pensam, não é um documento obsoleto. É preciso voltar à Catequese Renovada para percebermos que tudo que vivemos hoje foi “profetizado” no doc 26. Existem tesouros a serem descobertos no Doc 26, como os conteúdos: a verdade sobre Cristo, a verdade sobre a igreja e a verdade sobre o homem.A Catequese Renovada é o documento brasileiro (da CNBB) mais traduzido para outras línguas.
Continuando o caminho percorrido, o professor explicou as inspirações que tornaram possível a Catequese Renovada, que vem desde o Concílio Vaticano II. O Dei Verbum diz que Deus se revela. Até então estava compreendido que Deus revela verdades sobre si. E esta nova compreensão sobre Deus nos permite então a tentar aprender a nos relacionar com Deus. Não é necessário decorar verdades. O “Sagrado depósito da fé” não é um baú trancado a sete chaves e sim uma realidade dinâmica. E não devemos pensar que é Deus que está mudando. Deus já nos deu tudo. O mistério já foi todo revelado, mas nós é que ainda não o compreendemos e esse processo é dinâmico. A nossa capacidade de compreensão é que limita a revelação do mistério. Não que tenha sido revelado aos poucos, e sim que nós temos capacidade limitada de compreensão
Segundo o pensador Zigmund Bauman, vivemos num mundo líquido. É normal que procuremos na doutrina um ponto sólido para nos apoiarmos, nos sentirmos seguros. Porém, devemos saber que a doutrina não deve ser rígida, pesada, caso contrário, afundaremos juntos com ela (lembrando da analogia entre líquido e sólido). A doutrina é dinâmica. Responde às necessidades do nosso tempo.
Fechando esta parte da aula, concluiu-se que o Doc 107 é herdeiro da Catequese renovada. É um novo que não elimina o velho.
Após a explanação rica em conhecimento e leveza, passou-se então ao estudo do texto Cristãos Maduros na fé para um mundo em contínua mudança, do Padre Vanildo de Paiva. Abaixo seguem links, onde podem ser encontrados o texto e o currículo do autor.
O estudo do texto foi feito de maneira leve, dinâmica e divertida. Foi falado sobre a urgência de um projeto sólido na iniciação cristã, concluindo que muitos cristãos foram batizados, mas não são batizados, devendo ser (re) iniciados na fé.
O que é Iniciação?
A iniciação é diferente de Educação. Não se admite a teoria separada da prática. Muitas vezes a nossa catequese é uma escola de natação sem piscina. Para refletir: Como se ensina alguém a nadar? Como se ensina alguém a abraçar? Na iniciação, ensina-se a ser cristão sendo. Só pode iniciar alguém, quem já foi iniciado. É o caminho do “Vinde e vede” e não do “este é o endereço”. Saber o caminho é mais importante que saber o endereço. Só pode dizer “Vinde e vede” quem já fez o caminho. Estamos sendo chamados a fazer experiências. É preciso que nos libertemos do que achamos que sabemos.
Como iniciar Mistagogicamente?
A palavra Mistagogia' é composta de duas partes: ‘mist' +‘agogia'. ‘Mist' vem de ‘mistério' e ‘agogia' tem a ver com ‘conduzir', ‘guiar'... Podemos traduzir: a ação de guiar para dentro do mistério: Conduzir pela mão.
A partir daí passa-se a discutir sobre a inspiração catecumenal, onde os grupos dramatizaram os elementos a serem observados neste caminho:
a)  Passagem de uma catequese sacramentalizadora para uma catequese evangelizadora
b)  Cristo como centro de referência da catequese;
c)  O papel fundamental da comunidade cristã;
d)  A interação Catequese-liturgia
e)  O acompanhamento personalizado;
f)   Evangelização do indivíduo e por ele da família;
g)  Catequese a partir da vida para a vida
h)  Processo gradual e permanente;
i)    O lugar essencial da Palavra de Deus;
j)    A unidade teológica dos Sacramentos de Iniciação Cristã;
k)  Compromisso sócio transformador;
l)    Educação para o Ecumenismo e para o Diálogo Religioso;

CATEQUESE E LITURGIA - noite
Padre Vanildo de Paiva
- Celebração do ofício da luz, de maneira leve, organizada, tranquila, onde os ritos e simbologias foram respeitados.

Em seguida, momento informativo de grande riqueza sobre a importância da liturgia na catequese e da catequese na liturgia. Vale aqui a indicação do livro Catequese e Liturgia, do próprio padre Vanildo. 

Rosilene Aparecida Ávila
Fotos de Gláucia e Valmir.




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário