10 de janeiro de 2018

Aulas do Módulo III da Especialização em Catequética - Dias 08 e 09 de janeiro de 2017

No dia 08 de janeiro, deu-se o início das aulas de Especialização Catequética. O conteúdo deste dia foi Metodologia da Pesquisa Científica ministrada por Lucimara dando orientações para o TCC sob à luz dos textos “Um mundo secularizado que desafia a catequese” e “Desafios da catequese hoje: releitura do ato catequético a partir da pós–modernidade.
À noite foi a abertura oficial do curso com a Celebração Eucarística presidida por Dom Emanuel. Logo após o lançamento do livro Deificação de autoria da professora Rosana Araújo Viveiros.
No dia 09, ministrado por Pe Jean Poul Hansen foi o estudo da disciplina Dimensão Eclesial da Catequese proporcionando alguns questionamentos: Por que a fé não pode ser vivida senão em Igreja? Como cada cristão se relaciona com a fé vivida na igreja? Quais os conteúdos essenciais da  fé cristã professada na Igreja? Quais as consequências prático- pastorais desta dimensão eclesial da fé?
Procura-se fundamentar a dimensão eclesial da fé, mostrar como essa dimensão é essencial em termos de acolhimento e de processo de maturação da mesma fé, explicitar diversas formas em que a eclesialidade da fé se exprime, exemplificar a importância de algumas questões e tarefas envolvidas em termos prático-pastorais.

É preciso olhar para a Igreja com uma olhar de fé, viver e crescer em comunidade.

Fotos e texto de Vera Pimenta




















Nenhum comentário:

Postar um comentário