17 de janeiro de 2018

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica- Aula do IRPAC - Módulo III


Professora: Lucimara Trevisan - Por Vera Pimenta
No dia 12 de janeiro, deu-se a continuidade desta aula no qual foram divididos em dois momentos.
Primeiro Momento
Nós, do curso de especialização catequética, Módulo III, recebemos a visita do catequéta  Pe Gruen, que falou sobre a catequese no documento de Medellin, sobre a Semana Nacional de Catequese no Rio de Janeiro em 1968 e da Semana Internacional de Catequese que aconteceu antes da conferência de Medellin, também em 1968. Destacou o impacto de Medellin na compreensão da catequese e no documento da Catequese Renovada.
Segundo Momento
Neste segundo momento, recebemos mais orientações sobre o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) com debates e indicações de leituras.
Ø Tema: A catequese tem futuro?
Podemos concluir que a catequese tem futuro, porém, contanto que saibamos encarar algumas opções corajosas e comprometidas. Será necessário uma boa dose de fé, de valentia, e de criatividade  se quisermos caminhar com esperança em direção de novos horizontes da educação da fé.

Ø Tema: Reconstruindo a catequese em tempos de crise
Analisando a atual crise da catequese e algumas soluções encontradas hoje,  o autor propõe a renovação da pastoral catequética em torno de 4 eixos:
- Considerar as comunidades cristãs como destinatárias da catequese e não só pessoas e grupos; isto poderia ser feito como uma preparação durante todo o ano litúrgico para uma preparação solene na Páscoa.
- Necessidade de uma catequese diversificada, oferecendo aos grupos e pessoas condições variadas em vista de seu progresso na fé.
- Importância  de uma pastoral catequética missionária que valorize o catecumenato e a caminhada daqueles que retornam à Igreja (afastados).
- Uma catequese inicial para adolescentes e crianças de tipo iniciático (“ Venham e vejam”) e que suscite o desejo de receber os sacramentos e perseverar na vida cristã.
Ø Tema: Catequese como iniciação ( Consequências para uma ação catequética). ( Estudar em casa.)
Ø Mistagogia: um diálogo fecundo entre mística e pedagogia. ( Estudar em casa,)


Com todo este estudo e debate em sala de aula, com certeza abriu o nossa olhar para aprofundamento e realização do TCC.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário