16 de janeiro de 2018

Conclusão das aulas do Novo Curso de coordenadores do IRPAC

O curso para novos coordenadores chegou ao fim, no domingo, dia 14. Foram 5 dias bastante intensos, onde tivemos aulas durante o dia e também a noite. E a intensidade a que me refiro, não está relacionada somente aos estudos, conteúdos e aulas. E sim, principalmente, às experiências vivenciadas neste período. Foi uma oportunidade ímpar de nutrir a nossa fé e consequentemente a nossa vontade de servir à obra maravilhosa de Deus. Alimentou nossas  esperanças de com sabedoria e força concedidas pelo Espírito Santo dar a nossa contribuição para  que a catequese retome seu papel primordial na comunidade.
Relembrando as palavras do bispo Dom Joaquim Mol, “se a gente pensa a igreja como a comunidade de fé, portanto como a comunidade de discípulos desse homem Deus que é Jesus, se ela vai bem, é sinal de que a catequese gesta novos discípulos de Jesus. E além de gestar e dar a luz a estes discípulos de Jesus, ela cuida para que essa pessoa cresça no seguimento de Jesus. Se a catequese não gera novos cristãos e cristãs bacanas, gente feliz da vida, sejam quais forem as dificuldades, aí certamente nós teremos uma comunidade enfraquecida.”

Aula do dia 12-01-2018
Organizar e planejar a catequese
Prof.ª Marlene
A aula iniciou-se com o exemplo vivo de persistência, alegria e força da professora. Uma lição de vida que ultrapassa qualquer outro ensinamento. A lição do exemplo, do testemunho. A professora, MARLENE MARIA SILVA é mestre em Catequética, atuou na coordenação de catequese na arquidiocese de Pouso Alegre (MG). Dedica-se à formação de catequistas, assessorando vários cursos, por todo o país, e integra a equipe de coordenação e redação da Revista Ecoando, Catequista desde muito nova, vem dedicando uma vida inteira a serviço de Jesus Cristo.
A aula centra-se no tema organização e planejamento da catequese, iniciando com a frase:
Muitos de nossos sonhos, desejos e vontades não se realizam por falta de organização.
Organizar é o processo de identificar e agrupar logicamente as atividades do grupo.
Lembrar que o mandado é: “Ide e evangelizai!” A igreja evangeliza com tudo que ela é, diz e faz. È direito de todos serem evangelizados e é dever da igreja fazer acontecer. A igreja não existe para si mesma, mas está a serviço do Reino de Deus. Se a igreja não deixa sinais, está falhando em sua missão.
A catequese, portanto, não é opção, é obrigação. Tem um papel primordial na igreja que envolve o testemunho positivo ou negativo.
A identidade da catequese gira em torno de três polos:
·                        Palavra de Deus (Ministério da palavra)
·                        Fé (Educação da fé)
·                        Igreja (Ação e expressão da igreja. Momento essencial da sua missão.
Como verdadeiro sujeito da catequese, a igreja tem consciência de que o agente primeiro ou protagonista da evangelização é o Espírito Santo.
“A igreja particular é convidada a consagrar à catequese seus melhores recursos de pessoal e energias, sem poupar esforços, trabalhos e meios materiais, a fim de organizá-la melhor e de formar pessoas qualificadas para este serviço” (CT 15; DGC 775; DNC 235)
Expressões de organização da catequese:
- Inserção da catequese no Projeto Diocesano de Evangelização;
- O Projeto Diocesano de catequese (diretrizes)
- A equipe de coordenação diocesana da catequese (secretariado ou Centro catequético).

Planejamento é o processo de refletir e tomar decisões a respeito de um trabalho a ser feito. Planejar é ter clareza de:
· Onde queremos chegar?
· Onde vamos chegar?
· Como sabemos que chegamos?
Fiéis ao princípio da encarnação,servem-se da contribuição das Ciências da ação humana e querem utilizar adequadamente suas técnicas.
Do diretório Nacional de Catequese: “A missão catequética não se improvisa e nem fica ao sabor do imediatismo ou do gosto de uma pessoa.”
              Requisitos básicos para o planejamento da catequese:
ü Pés no chão
ü Olhos no horizonte
ü Ações concretas

O planejamento deve ser técnico, sem ser tecnicista. Ser comunitário, sem massificar.
O planejamento na catequese deve ser participativo. Cronograma não é planejamento e sim deve estar dentro do planejamento.
Foram feitas dinâmicas e o estudo do texto “A Coordenação da Catequese” de Lucimara Trevisan. Os grupos tiveram um momento de discussão e reflexão sobre práticas que deveriam ser mantidas, eliminadas ou implementadas nas paróquias.
FRASES
“Quem não sabe para onde vai, não chega.”
Quem não sabe onde está, não acha o caminho.”
“Não adianta o vento favorável, se o barco desconhece o porto de destino.”
“Deus nos criou sem nós, mas não nos salva sem nós”.
Na obra ´pastoral não se pode andar às cegas”

SUGESTÕES
SUBSÍDIO: Níveis do processo formativo de catequistas.
LIVRO: Entre vós, não seja assim. ( Flávio Lorenzo M. de Tomasi)
LIVRO: Movidos pelo Espírito – espiritualidade para catequistas e agentes de pastoral.
SITE: Catequese do Brasil CNBB
SITE: catequese hoje

Rosilene Aparecida Silva Ávila





























Nenhum comentário:

Postar um comentário