21 de janeiro de 2018

Catequese e educação dos afetos - Aula do Módulo III do IRPAC

Disciplina: Catequese e educação dos afetos
Professor: Pe  Geraldo de Mori Sj

Finalizado o terceiro módulo do IRPAC. Foram dias de intensos estudos que provocaram em nós reflexões sobre o nosso percurso, o nosso itinerário. Com o tema “PARAR E REFARZER-SE” muitas pistas foram dadas para que nós pudéssemos voltar à comunidade e pôr-nos a caminho como discípulos missionários na catequese com forças para enfrentarmos os desafios que certamente irão surgir.
Esta disciplina abordou os seguintes temas: A fé vive de afeto, A fé que salva a vida no afeto de Jesus. Abordagens contemporâneas sobre o corpo, a corporeidade e a encarnação. Corpo, caminho de Deus. Critérios para pensar, na contemporaneidade, uma existência no corpo conforme os apelos da revelação e da fé.
Pistas foram dadas de como se trabalhar na catequese a relação dos afetos através de debates, leitura de textos como “O corpo em rascunho” de Le Breton, D. adeus ao corpo, “ A sexualidade na Bíblia: morfologia e trajectorias” de José Tolentino de Mendonça  “ Reforçar a educação dos filhos”, capitulo 7 do livro Amoris Laetitia. O conteúdo também teve embasamento bíblico mostrando-nos que a Bíblia não é um tratado sobre a sexualidade, é um relato. Não é um código de moral, é um livro que fala de Deus, anuncia a revelação do amor à humanidade, portanto a sexualidade se apresenta dentro dela de forma diferente.
É preciso que a igreja seja mais samaritana, acolha quem for caindo pelo caminho.
É preciso assegurar que a catequese não faça uma leitura moralista, dogmática. Ir trabalhando no percurso, no itinerário a afetividade e a sexualidade, é o que nos pede o Papa Francisco.

Enviado por Vera Pimenta








Nenhum comentário:

Postar um comentário