22 de janeiro de 2013

O Belo, o Lúdico e o Místico na catequese.

                 O Belo e o Lúdico levam ao Místico, à experiência de se sentir abraçado pelo grande Mistério que nos envolve: amar e ser profundamente amado por Deus, de forma gratuita, total e absoluta.
                O Belo, o Lúdico e o Místico se entrelaçam. Influenciam-se mutuamente e levam às dimensões mais profundas de uma fé que faz feliz e dá resposta aos anseios mais profundos do ser humano.

Deus, o grande Artista, fala através da beleza.
Deus não se revela diretamente, mas sempre através de mediações ou SINAIS. Muita coisa nos "fala" dele, a começar da criação, um grande sinal de Deus. Facilmente, nos sentimos tocados por uma flor, um céu estrelado, um riacho ou queda d´água... O próprio ser humano é uma maravilha que nos fala de Deus. Também a arte, a poesia, a música, a literatura feitas por mãos humanas, nos atraem para o grande Artista que criou o universo.
O "Belo" é um grande meio na nossa catequese para levar os catequizandos a Deus.

( Do livro O BELO, O LÚDICO E O MÍSTICO NA CATEQUESE Comissão para Animação Bíblico-Catequética CNBB- Secretariado Regional Leste II)

                                    Se eu fosse um padre   
                                                                         Mário Quintana



Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões,
não falaria em Deus nem no Pecado
— muito menos no Anjo Rebelado
e os encantos das suas seduções,

não citaria santos e profetas:
nada das suas celestiais promessas
ou das suas terríveis maldições...
Se eu fosse um padre eu citaria os poetas,

Rezaria seus versos, os mais belos,
desses que desde a infância me embalaram
e quem me dera que alguns fossem meus!

Porque a poesia purifica a alma
...e um belo poema — ainda que de Deus se aparte —
um belo poema sempre leva a Deus!

Texto extraído do livro "Nova Antologia Poética", Editora Globo - São Paulo, 1998, pág. 105.

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário