11 de abril de 2018

Orientações para Catequese Pré-Eucaristia


“O caminho da catequese só pode ser o da participação, do aprender fazendo, do descobrir a beleza do amor de Deus presente no cotidiano. Para gerar amigos de Deus e da Comunidade cristã precisamos sair do modelo tradicional de catequese.

A catequese usou muito o método doutrinal, presente ainda em vários lugares, cujo objetivo é transmitir a doutrina cristã. É o ensino do livro, do catecismo. A intenção é que, ao conhecer a doutrina, o catequizando assuma o seu “ser cristão”. A vida do catequizando e da comunidade ficam fora do processo catequético e a Bíblia é muito pouso usada. Já constatamos que este método não fez amigos de Deus. Muitos dos que fizeram o “catecismo”, podem até saber a doutrina de cor, mas hoje estão longe da vida cristã. Não conseguem ligar o que aprenderam com a vida concreta.
A catequese quer preparar o catequizando para uma participação consciente e ativa na comunidade eclesial. A própria catequese precisa ser uma vivência comunitária. Para isso é necessário organizar pequenos grupos, cuidar dos laços de amizade, da acolhida, do diálogo. Outra importante missão é levar o catequizando a participar ativamente do próprio grupo e da comunidade onde estiver inserido, além de aprender a rezar e celebrar juntos.

 Partir da experiência
É vital para a catequese sempre partir da experiência, das angústias, dos questionamentos e da vivência dos catequizandos. Nossos catequizandos vivem uma realidade concreta, cheia de problemas, interrogações e angústias, mas também de esperança, alegria e amor.
Qualquer assunto abordado precisa partir da experiência de vida, senão, a mensagem não os atinge, nem é assimilada. O que o catequizando sente, vive, ama, é essencial para o processo de catequese.
A educação da fé quer tornar as pessoas atentas às suas experiências, julgá-las à luz do Evangelho a fim de determinar o caminho a seguir.  Nossa missão é ajudar o catequizando a descobrir na experiência cotidiana o convite à conversão e ao compromisso, a beleza de seguir Jesus.
A catequese tem a linda tarefa de ajudar a pessoa a viver toda a vida como uma grande experiência de Deus, onde fatos e eventos revelam os apelos de Deus e se tornam comunicação com Ele”.

Crianças de 5 e 6 anos:
REZANDO COM O CORPO
Trabalhar com os temas:  Quem sou eu?
Temos um nome; Eu como pessoa; Meu corpo; Meus olhos; Os ouvidos; A fala;  As mãos; Sou inteligente
Celebração : celebração da vida.
DEUS SE COMUNICA CONOSCO ATRAVÉS DA NATUREZA
O mundo que Deus fez para nós; O sol, a lua, os astros (a luz); Os animais; As flores; A água; ;  Muitas coisas são feitas pelos homens. Deus lhes deu inteligência.
Celebração: A natureza que Deus criou- usar símbolos
DEUS SE COMUNICA CONOSCO ATRAVÉS DAS PESSOAS
Eu e os outros; perceber o outro como irmão e amigo; A família; A história do meu nascimento; a escola; a comunidade cristã (a minha paróquia);
Celebração: Não vivo sozinho.
Eu e Deus
Deus se comunica conosco na natureza, na família, na comunidade (recordar encontros anteriores); deus se comunica conosco pela Bíblia;
Celebração da Palavra: Ver,tocar, beijar a Bíblia, ouvir um trecho pequeno e bem bonito.
Deus nos manda seu Filho
Celebração de Natal

Crianças de 7 ou 8 anos
Vamos nos conhecer
Deus enviou seu filho para viver no meio de nós. Queremos conhecer Jesus e sua família.
Que fez Jesus com seus pés?
Deixou sua casa para pregar
Andou por todos os lados pregando MC1,14-20
Chamou os apóstolos para andar com Ele
Fazia muitos paralíticos andar (Mt 15,29-31 – MC 2,1-13
 Que fez  Jesus com as mãos?
Curou muitas pessoas; Mt 8,1-3 – Mc1,40-42
Curou a mão de um homem Mc3, 1-5
Jesus abençoou as crianças Mt 19,13-15
Jesus multiplicou os pães e mandou os apóstolos repartí-los  (Mac 6, 30-44)
Jesus lavou os pés dos apóstolos (Jo 13, 1-20)
Dramatizar as cenas do Evangelho, acentuando os gestos das mãos; fazer orações com as mãos; comunicar com os colegas com gestos (mímica)
Que fez  Jesus com os ouvidos?
Curou os surdos (Mc 7,31-35); ouviu o grito dos cegos; (Mt 20,29-34); Precisamos ouvir os ensinamentos de Jesus( Mt 13, 16-23); As ovelhas ouvem o seu pastor (Jo10,1-5); Hoje podemos ouvir a palavra de Jesus na Bíblia
(Dramatizar as cenas do Evangelho; como posso ajudar os outros, escutando? Fazer exercícios de silêncio, ouvir sons, música suave, uma frase falada bem baixinho pelo catequista; organização da Palavra: Ouvir um trecho da Bíblia...)
Que fez  Jesus com a fala?
Jesus ensinava e contava parábolas.
O bom Pai (Lc 15,11-32); O bom samaritano (Lc 10,30-37); A ovelha perdida (Lc 15,3-7)
Jesus ensinou o Pai-Nosso (Lc 11,1-4 Mt6,9-13)
Como posso ajudar os outros através da fala? Posso também prejudicar os outros através da fala?
Cada um vai dizer uma coisa boa dos colegas. Refletir o Pai Nosso
Que fez Jesus com os olhos?
Olhou com amor o jovem rico (Mc 10,17-22)
Olhou com amor a Pedro (Lc 22, 54-62)
Curou o cego (Mt 9, 27-30)
Vamos observar com os olhos:gravuras, pessoas, objetos. Que estamos percebendo? Como podemos ajudar os outros com os olhos?
Jesus entregou seu corpo por nós na cruz (mostrar um crucifixo) Vamos observar:
O corpo de  Jesus na cruz; os pregos nas mãos e pés; os braços estendidos abraçando todos os homens;  Jesus olha sua mãe e o discípulo João (Jo 19,25-270; Jesus falava palavras de perdão (Lc 23,34) Lc 23, 44-45)
Em pé, braços estendidos, vamos pensar em  Jesus e agradecer seu grande amor por nós. (Ter cuidado para não ressaltar detalhes sangrentos da morte de Jesus nessa idade)
Jesus ressuscitou. Está vivo
Não podemos mais ver o corpo de Jesus, mas ele está no meio de nós quando nos amamos e fazemos o bem aos outros. Expressão corporal: as crianças deitam-se no chão: Jesus está morto. Levanta-se devagar e ficam assentados. Jesus ressuscita. Depois levantam e se dão as mãos. Dizem: Jesus ressuscitou. Aleluia. Está vivo para sempre. Aleluia. Jesus está no meio de nós. Aleluia.

Crianças de 9-10 anos.
Para uma boa preparação para a participação plena da Eucaristia, não basta transmitir certos conhecimentos a respeito de nossa fé. Antes de tudo, necessitamos formar os catequizandos uma mentalidade cristã, atitudes evangélicas.
Durante a preparação, a criança deve ser acompanhada  pelo catequista e pelos pais, a fim de chegar a uma atitude de fraternidade, partilha, comunhão. Tais atitudes se formam através da vivência em comunidade. Nossa catequese precisa formar para a vida em comunidade: na família, na escola, na catequese, na paróquia, na sociedade. Deve se evitar o ambiente escolar. O ideal  é de 15 crianças. Assim todas são acompanhadas.
É indispensável  um contato regular com os pais, através de visitas, conversas, reuniões, apresentações com as crianças.
É importante introduzir a criança na vivência paroquial.

A Iniciação Eucarística precisa ter as seguintes características:
Espírito de comunidade
Espírito de oração
Jesus Cristo, centro de toda catequese
A Bíblia como base
Introdução aos sacramentos ( batismo, da Penitência e da Eucaristia)
A vida em comunidade (família, sociedade, paróquia)
A continuidade da catequese depois da Primeira Eucaristia.

Sugestão de Roteiro:
Celebração de Acolhida.
O catequizando . Quem sou? Precisamos uns dos outros; Temos dons diferentes. Vamos reparti-los.
Celebração de Entrada (Entrega da cruz e da Bíblia)
Jesus é nosso amigo
A Bíblia nos fala de Jesus; Jesus vem nos revelar o Pai; Jesus Chama discípulos e amigos; Jesus e as crianças; Jesus e os pobres e doentes; Os ensinamentos de Jesus (Jo15,12-1.17)
Jesus ajuda as pessoas (Mt 9,27-30) Jesus e os pobres e os doentes ; Os ensinamentos de Jesus (Jo 15, 12-14.17); Jesus ajuda as pessoas ( Mt 9,27-30); Jesus e os pobres e doentes; Jesus ajuda as pessoas ( Mt 8,1-3); Ou outro texto. Jesus perdoa e ensina a perdoar sempre(Filho Pródigo);  Jesus morre na cruz( Foi morto por quem incomodou); Jesus ressuscita e continua no meio de nós( Emaús).

Jesus continua conosco
Ele nos envia seu espírito; A comunidade dos amigos de Jesus, a Igreja; O Batismo nos faz membros da Igreja, da Comunidade de amigos de Jesus;
(Crianças não batizadas, poderão ser batizadas, mas conversando com antecipação com pais, padrinhos e agendando com o padre)
Celebração da Renovação das promessas do Batismo;
Nossa paróquia( O padroeiro, ver a realidade da comunidade e paróquia) ; Maria , mãe dos amigos de Jesus;
Envolver a turma para as festividades do santo Padroeiro, Nossa Senhora Aparecida...
O sacramento do perdão. Dizer sempre “sim” a Deus( Formação da consciência do fazer o bem e o mal) Perdoar e pedir perdão; Deus e os irmãos nos perdoam: O sacramento da Reconciliação;
Celebração da Reconciliação.
Outras celebrações poderão ser realizadas (Ver RICA) ou sugestões do livro de Pe  Vanildo  Paiva), contando com a participação dos pais e padrinhos
A Eucaristia . As refeições na vida de Jesus. Ele é o pão da vida que nos faz crescer em comunhão;  A última Ceia de Jesus; Pela Eucaristia, a comunidade louva e agrada a Deus;
A celebração da Eucaristia( Parte do Rito) – participar de uma celebração e observar estas partes. Depois comentar em outro encontro o sentido da Celebração.
Agendar um tempo para uma interiorização com as crianças( Pode ser tarde, manhã de conversa, de retiro onde se lembra o sentido da vida cristã e da Eucaristia...)
Celebração da Eucaristia. (Devidamente agendada com o padre).

Elaborado por Inês Broshuis da Comissão de catequese do Regional Leste II)


Nenhum comentário:

Postar um comentário