12 de abril de 2018

FESTA DA ACOLHIDA DA FAMÍLIA E DOS CATEQUIZANDOS NA CATEQUESE


FESTA DA ACOLHIDA DA FAMÍLIA E DOS CATEQUIZANDOS NA CATEQUESE

COMENTÁRIO INICIAL: Caríssimos familiares, catequistas e comunidade reunida, sintam-se acolhidos para esta Santa Missa, na qual queremos receber e apresentar os catequizandos para a caminhada de Iniciação à Vida Cristã.
Neste 3º Domingo da Páscoa, nossa comunidade realiza esta festa da acolhida. Momento de um abraço mútuo com os membros da comunidade que, pelo caminho da Iniciação à Vida Cristã, todos se aprofundarão no conhecimento sobre a pessoa de Jesus Cristo.
Cantemos iniciando nossa celebração. (entrada do celebrante, leitores e ministros)

ACOLHIDA DOS PAIS E CATEQUIZANDOS: Os familiares são, verdadeiramente, os primeiros catequistas de seus filhos e afilhados. A partir desta acolhida, a comunidade toda renova o compromisso de educação da fé de seus membros.
Os catequizandos, apresentados e acolhidos, iniciarão, com seus catequistas, uma nova etapa na vida de fé, continuando a catequese recebida em família.
Estamos reunidos, como família, para celebrarmos nosso compromisso batismal, na alegria do encontro com Jesus Cristo e com os irmãos.  Acolhemos a todos, em especial os catequizandos e seus pais cantando. (enquanto se canta, catequizandos e familiares entram na Igreja)

APÓS A ORAÇÃO DA COLETA SEGUE O RITO DE ACOLHIDA ESPECIAL:
Padre: Queridos catequizandos, Jesus se alegra muito com o desejo de vocês de conhecê-lo ainda mais. A Iniciação à Vida Cristã será uma bela caminhada de fé e da prática do amor. Para isto, vocês contarão com o auxílio dos catequistas, que agora queremos apresentar.
(Os catequistas serão chamados e se posicionarão próximos ao ambão da Palavra)
Padre: Queiram se aproximar os catequistas.
Catequistas, vocês estão dispostos a auxiliar as familias na caminhada de Iniciação à Vida Cristã destes catequizandos?
Catequistas: Sim, com a graça de Deus.

Padre: Vamos conhecer os novos catequizandos que com alegria querem assumir a proposta de Jesus. Por isso, pedimos que fiquem de pé todos os catequizandos presentes.
Catequizandos, vocês desejam de coração, conhecer Jesus, a sua mensagem de vida e fé e tornar-se seus discípuos?
Catequizandos: Sim, com a graça de Deus.

Padre: E vocês pais, os primeiros responsáveis pela transmissão da fé, estão dispostos a acompanhar os catequistas e catequizandos nesta caminhada?
Pais: Sim, com a graça de Deus.

Padre: Pai de bondade, nós te agradecemos por estes catequistas, pelos catequizandos e por estas famílias que te procuram e responderam positivamente ao chamado do teu amor. Por isso Senhor Deus, nós te louvamos e bendizemos.
Como comunidade de fé, vamos ouvir a Palavra de Deus que será nossa inspiração durante todo o processo de Iniciação à Vida Cristã. (canta-se um mantra e segue com a primeira leitura)
 Obs.: A proposta é que ao final o padre convide todos os catequizandos à frente, dê a bênção final e convide o povo para acolher os catequizandos com um abraço.  Que ninguém saia da igreja sem antes cumprimentar os catequizandos e acolhê-los na comunidade para a caminhada catequética que eles iniciam. 

Do livro: Celebrar a Fé da Família em Comunidade - Itinerário da Família - Volume 1
Adaptação: Roberto Magno - Equipe diocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário