16 de agosto de 2012

Fique por dentro:




Na manhã desta quinta-feira, 16 de agosto, monsenhor Marcello Romano divulgou seu brasão episcopal. A ordenação episcopal do novo bispo de Araçuaí será aos 8 de setembro, em Conceição do Mato Dentro, sua terra natal, às 10h. E a posse canônica aos 16 de setembro, às 9h, em Araçuaí. Confira abaixo a descrição.

Descrição Heráldica
Escudo: De esmalte azul com uma Cruz Tal em ouro sobreposta. Um coração vermelho flamejante, encimado por um fogo formado por três chamas. Sobre o coração uma coroa de espinhos, formada por corações vazados.  Abaixo da Cruz Tal uma Flor de Liz azul.
Insígnias: Chapéu Prelatício verde, forrado de vermelho, do qual pendem, de cada lado, três fileiras de borlas e seus cordões também verdes. Uma Cruz Pastoral de ouro, ornada com cinco rubis.
Listel em prata com o lema: "FAZER O AMOR SER AMADO".
Simbologia:
O chapéu verde, símbolo da dignidade episcopal, lembra Jesus Cristo, Cabeça da Igreja. As doze borlas lembram os doze Apóstolos, Alicerces da Igreja. É também conhecido como “Chapéu do Peregrino” para lembrar que o bispo é missionário a serviço da esperança (verde).
A cruz pastoral dourada, que perpassa todo o brasão, simboliza o trono glorioso de Cristo e a Redenção que Ele realizou através de sua Morte e Ressurreição. O Anúncio da Salvação, realizada por Cristo, deve chegar a todos e a Cruz, indicando os quatro pontos cardeais, recorda a universalidade da Missão da Igreja. As cinco pedras de rubi lembram as Chagas de Cristo, e que a entrega do novo bispo à missão deve ser total, assim como foi total a entrega que Cristo fez de Si mesmo na cruz.
O Escudo de cor azul evoca o Infinito e o próprio Deus. Também lembra a proteção de Nossa Senhora. Sobre o brasão, uma CruzTau, referência à espiritualidade franciscana, que sempre marcou a vida do novo bispo. Sobre ela, o Coração Sagrado de Nosso Senhor,rodeado por uma Coroade espinhos, formada por corações vazados. São nossos corações, tantas vezes vazios de amor a ferir o Coração do Senhor. Nossa vida toda precisa ser uma resposta de amor ao Amor de Deus por nós.
As três chamas que formam o fogo flamejante do coração lembram que todo serviço deve ser aquecido, iluminado e guiado pela Trindade, fonte do Amor generoso e gratuito.
Abaixo da cruz encontra-se uma Flor de Liz azul. É a presença maternal de Maria na vida do novo bispo. Ela recorda que Maria intercede por seus filhos e que estará sempre presente na vida do novo bispo, inclusive nos momentos difíceis, assim como esteve aos pés da cruz, junto de seu Filho Jesus.
O lema do listel prateado traz a inscrição “FAZER O AMOR SER AMADO” De inspiração franciscana, iluminará e guiará o ministério episcopal de dom Marcello com o desejo constante de glorificar a Deus e de levar todas as pessoas ao encontro do Amor Encarnado.

Nomeação do monsenhor Marcello Romano
O papa Bento XVI nomeou, aos 13 de junho, para a diocese vacante de Araçuaí (MG), o padre Marcello Romano, 47 anos. Monsenhor Marcello Romano foi administrador diocesano de Guanhães (MG) até a nomeação, aos 30 de maio, de dom Jeremias Antônio de Jesus, ordenado em Atibaia (SP) aos 4 de agosto.

Biografia
Monsenhor Marcello nasceu em Conceição do Mato Dentro (MG), em agosto de 1965. Estudou Filosofia na Escola Teológica do Mosteiro de São bento, no Rio de Janeiro (RJ), e, posteriormente, Teologia no Seminário Diocesano “Nossa Senhora do Rosário”, da diocese de Caratinga (MG).
Ordenado presbítero em 1994, monsenhor Marcello foi vigário paroquial da Paróquia São Miguel e Almas, em Guanhães (28 de janeiro a 8 de outubro de 1995), pároco em Braúnas (4 de outubro de 1995 a agosto de 1997) e em Joanésia (4 de outubro de 1995 a 7 de outubro de 1998), pároco em São Sebastião do Maranhão (7 de outubro de 1998 a 6 de dezembro de 2000), pároco em Conceição do Mato Dentro ( 6 de dezembro de 2000 a 2 de agosto de 2012), administrador paroquial em Morro do Pilar e Santo Antônio do Rio Abaixo (2 de agosto de 2004 a 7 de novembro de 2006), pároco em Peçanha (2 de agosto de 1998 a 7 de janeiro de 2012). Desde 7 de janeiro de 2012, exerce o ministério presbiteral em Conceição do Mato Dentro. Monsenhor Marcello foi também reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinho; coordenador da Comunidade Vocacional Bom Jesus, coordenador da Pastoral Vocacional, promotor de Justiça na Causa de beatificação do Servo de Deus Cônego Lafayette da Costa Coelho, assessor da Catequese Diocesana e membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e Vigário Geral.

O que foi postado sobre a Divulgação do Brasão de Monsenhor Marcello está disponível em www.diocesedeguanhaes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário