6 de junho de 2018

ACREDITAR NA BOA NOVA - Resumo - Roteiro do Grupo de Reflexão

Janeiro de 2018 : Caminho de Iniciação à Vida Cristã – Equipe do Mobon: Denilson Mariano SDN


Não basta descobrir os sinais de Deus, é preciso tomar atitudes, é preciso colocar a vida a serviço do Reino de Deus...

Jesus lê os acontecimentos da história. Ele percebe a vontade do Pai, através dos acontecimentos. Mas não basta descobrir os sinais de Deus, é preciso tomar atitudes, é preciso colocar a vida a serviço do Reino de Deus.Conversão é ser capaz de mudar os rumos da própria vida é ser capaz de mudar as escolhas que fazemos. Conversão é também buscar meios e alternativas para mudar os rumos da história. O convite ao seguimento de Jesus nos leva a um compromisso com a Sua pessoa.



Ser cristão não é apenas entender algumas partes da escritura e começar a pregar para os outros. Ser Cristão é fazer nossas as atitudes de Jesus na igreja e na sociedade.

 Através do texto bíblico Marcos 1, 14 a 20, nós podemos constatar que com a morte de João Batista, Jesus percebe que é chegada a hora de sair do anonimato e assumir a vida pública. Ele começa a percorrer os povoados, anunciando a chegada do Reino e conclamando a todos para a conversão. Para essa missão, Jesus escolhe um grupo de doze discípulos, que serão os seus continuadores. Aqueles que serão enviados aos locais aonde o próprio Jesus devia ir. Ser cristão não é apenas participar de celebrações litúrgicas, ser cristão não é apenas receber os Sacramentos da igreja. Ser cristão não é apenas entender algumas partes da escritura e começar a pregar para os outros. Ser Cristão é fazer nossas as atitudes de Jesus, na igreja e na sociedade.



 A catequese é uma importante luz de Deus, em nossas em nossas comunidades

 Quando usamos uma lanterna nós aprontamos o seu foco, a sua luz, para aquilo que queremos ver. Ninguém vira o foco de uma lanterna para os próprios olhos, pois aí é que os olhos não darão conta de enxergar. A catequese é uma importante luz de Deus, em nossas comunidades. Ela é como uma lanterna, que tem a missão de ajudar a pessoa a clarear o caminho de seguimento a Jesus Cristo. 


É grande o número dos que receberam os Sacramentos e se afastaram da vida de fé

No entanto, há uma dificuldade muito comum em nossa catequese. O foco da catequese, o seu raio de luz, tem ficado preso aos Sacramentos. |O catequista fica mais preocupado/a em preparar seus catequizandos para a Primeira Eucaristia e para Crisma.  Ele não concentra a luz da Catequese no seguimento a Jesus Cristo. Daí que muitos abandonam a comunidade depois de receber o Sacramento.Quando a catequese se orienta mais para o Sacramento do que para o seguimento a Jesus, muitas pessoas abandonam a comunidade depois de receber os Sacramentos. É grande o número dos que receberam os Sacramentos e se afastaram da vida de fé. Muitas vezes a Comunidade prepara os pais para batizarem os filhos, mas não os prepara para perseverar na comunidade. Assim, muitos recebem o Batismo, mas não caminham com a Comunidade. Se continuar assim, a Igreja terá dificuldade ainda maior para continuar a missão que Jesus lhe confiou. 

A Comunidade é a fonte, o lugar e a meta da catequese

O foco da Catequese tem de ser sempre a vida da Comunidade. A Comunidade é a fonte, o lugar e a meta da catequese. Sem comunidade não há como viver a experiência Cristã. Sem comunidade não há como perseverar no seguimento a Jesus Cristo. Por isso é urgente redirecionar o foco da Catequese. A Catequese não pode pensar apenas em preparar as pessoas para o Sacramento. A sua tarefa é preparar a pessoa para o seguimento a Jesus através da vida de comunidade.





[

Nenhum comentário:

Postar um comentário