4 de junho de 2018

VIVER COM JESUS - RESUMO dos Roteiros para os Grupos de Reflexão



Janeiro de 2018 : Caminho de Iniciação à Vida Cristã – Equipe do Mobon: Denilson Mariano SDN

O seguimento a Jesus não nasce apenas de um conhecimento, de uma doutrina. O seguimento a Jesus nasce de um encontro, nasce de uma convivência com o Senhor.

Para  se tocar um instrumento, há um tempo inicial para conformar o corpo com o próprio instrumento. Só se consegue tocar um instrumento de sopro, depois de criar uma embocadura, ou seja, depois da boca   conformar-se com o bocal do instrumento. Só se consegue tirar som de um violão, depois de um mínimo de calo nos dedos. Mas isso significa ainda o começo de um longo caminho a ser feito. O seguimento a Jesus não nasce apenas de um conhecimento, de uma doutrina. O seguimento a Jesus nasce de um encontro, nasce de uma convivência com o Senhor. E convivência não é outra coisa senão o viver-com, participar de Sua vida.

...é preciso buscar, desalojar-se, sair do próprio comodismo  e ir ao encontro do Senhor. 
Na dinâmica do texto bíblico João 1, 35-42,três verbos importantes marcam esse acontecimento. Vir, ver, permanecer. Eles indicam três atitudes fundamentais   para o seguimento de Jesus. No primeiro momento, os discípulos vão à procura do Senhor. Ou seja, é preciso buscar, desalojar-se, sair do próprio comodismo  e ir ao encontro do Senhor. “Eles seguiram a Jesus”. Diante da proposta de Jesus: vinde e vede! “ eles foram e viram”. Ver é o primeiro passo, é o contemplar, o admirar-se, é a possibilidade de encantar-se. Mas os discípulos dão um passo adiante, eles permaneceram com Jesus:” Começaram a viver com Ele naquele mesmo dia” Só se torna verdadeiro discípulo, quem se dispõe a conviver mais de perto    com Jesus. E isso se dá pela comunidade.

Há pessoas que se preparam para receber o Sacramento, mas não se preparam para seguir a Jesus Cristo
Se para se tocar um instrumento precisa de embocadura e de um longo período de aprendizado, para o seguimento de Jesus precisamos de proximidade com Ele, ter gosto de conviver com Ele, ter gosto de conviver com Ele, através da vida de Comunidade e pela participação nos Sacramentos. Precisamos também de um longo período de aprendizado, de crescimento no conhecimento e na vivência da Palavra. É por isso que a Igreja vem insistindo no processo de Iniciação à Vida Cristã. Há pessoas que se preparam para receber o Sacramento, mas não se preparam para seguir a Jesus Cristo. Aprendem algumas orações   e decoram alguns pontos de doutrina, mas não se despertam para seguir Jesus. Como vimos no Evangelho é preciso ir ao encontro do Senhor, reconhecê-Lo com os próprios olhos e querer morar com Ele. É na comunidade que nós convivemos com Jesus.

A IVC é o caminho pelo qual a pessoa é introduzida no mistério de Cristo e na vida da Igreja
A IVC é o caminho pelo qual a pessoa é introduzida no mistério de Cristo e na vida da Igreja. Ou seja, é o caminho que a pessoa deve fazer para chegar a conviver com Jesus e tornar-se um discípulo missionário. Este caminho se faz, através da participação na vida de Comunidade, pela Catequese, pela participação nas missas e cultos, pela participação nas pastorais, etc. É o caminho que nos vai conduzindo a mudar de atitudes,  a ir conformando a nossa vida com a vida de Jesus. Assim como os instrumentos  devem ser afinados com o diapasão do cristão.Não basta ler, não basta pregar, é preciso viver a Palavra e anunciá-la com a vida. Quanto mais uma pessoa se dedica, melhor ela executa o instrumento. Quanto  mais conhecemos e vivemos a Palavra, melhor é o nosso testemunho no mundo.


Cada encontro de formação é um encontro com Deus ...
A formação também é um caminho de IVC, pois nos coloca em sintonia com a Palavra de Deus e em sintonia com a caminhada da Igreja. A formação continuada, e a vivência da  Palavra, vão comunicando a nós o Espírito de Deus, abre nossos olhos e nosso coração. Cada encontro de formação é um encontro com Deus que nos fala ao coração, vai gestando em nós uma nova identidade, vai nos transformando em continuadores da missão de Jesus, na Igreja e no mundo.




Um comentário:

  1. Resumo muito bom. De forma simples, mas objetiva e séria nos leva a boas reflexões e ações. Obrigada àqueles que o prepararam. Está ótimo!

    ResponderExcluir