19 de junho de 2014

Solenidade de Corpus Christi na Paróquia Nossa Senhora Aparecida- Pito


             Dom Jeremias presidiu a Celebração, ao final da tarde. Ele disse durante a homilia que sem dúvida alguma é motivo de muita alegria celebrar a Solenidade de Corpus Christi. Por que um dia dedicado  ao corpo de Cristo, se  diariamente celebra-se Jesus Eucarístico?
                Na liturgia já existe um dia que se celebra essa festa, na Quinta-feira Santa que reveste-se de uma dimensão pascal. Jesus tinha ido a Jerusalém para celebrar a páscoa e Ele deu um sentido àquela refeição: “Este é o meu corpo e o meu sangue... Façam isso em  minha memória...”
                Essa  Festa nos lembra o sacrifício de Cristo, sua entrega total para salvação da humanidade.
                Trazemos hoje de forma sacramental o que aconteceu há mais de dois mil anos, que também tem o acento pascal, mas comunitário. Cada comunidade é chamada a dar testemunho de sua fé. O ideal , é que essa Celebração fosse sempre realizada antes do meio dia, para que em plena luz do dia, os cristãos possam dar  seu testemunho de fé.
                O cristão tem que ter a convicção de que não é só pão, hóstia...É o corpo de Cristo, não é só vinho, mas é o Sangue de Cristo. O ideal é que saiamos pelas ruas, dando testemunho para aquele que não crê, de que nós cremos nesse Pão Eucarístico.
            A festa de Corpus Christi teve início no ano de 1246 em Lieje, na Bélgica, por vários motivos. Um deles é que o Papa Urbano IV, naquela época, tinha a corte em Orvieto.Muito perto desta localidade está  Bolsena, onde aconteceu o Milagre de Bolsena: um sacerdote que celebrava a Santa Missa teve dúvidas de que a  Consagração fosse algo real., no momento de partir a Sagrada Forma, viu sair dela sangue do qual foi se empapando em seguida o corporal.  Hoje se conservam os corporais -onde se apóia o cálice e a patena durante a Missa- em Orvieto, e também se pode ver a pedra do altar em Bolsena, manchada de sangue.
               Outro motivo era pela necessidade de se ter reserva eucarística, pois não havia. `Deu-se início assim às Horas santas, as adorações ao Santíssimo...

               Que ninguém tenha dúvida disso. O  padre sai às ruas com o Corpo de Cristo. 
Um dia muito importante para nós cristãos.
                                                                                     Eliana Alvarenga

Pátio decorado para a passagem do Corpo de Cristo.









































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário