5 de fevereiro de 2014

Padre José Aparecido de Pinho é o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.




        Foi na noite de terça-feira, 04/02, durante uma linda Celebração, que o “Pequeno grande padre” recebeu das mãos do Bispo da Diocese de Guanhães, Dom Jeremias Antônio de Jesus, a missão de conduzir a paróquia Nossa Senhora Aparecida nos próximos anos.  Estiveram presentes alguns paroquianos da paróquia São Sebastião de Sabinópolis, alguns fieis da paróquia São Miguel, lideranças rurais da paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre Elair, Pe. João Carlos e Pe. João Evangelista.
            A Assembleia participou encantada do Rito da Tomada de Posse, tão bem preparado por Pe.João Carlos, sob as orientações de Dom Jeremias e seguindo todas as orientações, a coordenadora de Liturgia Geiziane Soalheiro Leal preparou e organizou tudo com muito carinho.  Logo após a acolhida e saudação inicial, Pe.João Evangelista fez a leitura do Decreto de Nomeação e antes da proclamação do Evangelho, Dom Jeremias fez a entrega do Evangelho ao novo pároco.
            Em sua homilia, Dom Jeremias agradeceu ao Pe. José Aparecido pelo pronto atendimento ao seu pedido e disse aos paroquianos que  eles aprenderam muito e cresceram com os trabalhos de pe. Derci  e com os pastores que por ali passaram e como os padres estão a serviço das paróquias da Diocese, Pe.José Aparecido dará continuidade aos trabalhos de Pe. Derci que irá para Santa Maria e dará continuidade aos trabalhos dessa paróquia.   Dom Jeremias pediu ao povo para cuidar com carinho do novo pároco, que apesar de ser  pequenino, é um grande padre. Ele também é o Vigário Geral da Diocese e tem trabalhado bastante para ajudar ao bispo.
             Seguiu-se a celebração com a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos sinais da missão do padre: as chaves da Igreja que foram levadas até ao altar por Nicole (uma criança ) e por Lucília Alvarenga (atualmente, coordena os trabalhos da Pastoral Vocacional, na comunidade) para lembrar ao padre, que ele deverá cuidar da parte do povo de Deus que lhe é confiada; um ministro da Eucaristia levou a chave do Sacrário para ser  entregue ao padre, lembrando-lhe que a Eucaritia é o ápice e a fonte de todo culto e da vida cristã, em que realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo. Em seguida, o padre empossado leu o Juramento de Fidelidade. Outros símbolos foram levados ao Bispo, para serem entregues ao padre: objetos usados no Sacramento do Batismo, pelas coordenadoras da pastoral do Batismo Adriana e Laura e Gélmaris  entrou com a estola roxa, lembrando do Sacramento da Confissão. Dom Jeremias fez a entrega da Sede Paroquial ao pe José Aparecido que leu um outro Juramento de Fidelidade,.Depois ele recebeu o documento de nomeação e o assinou. Enfim, recebeu a função de Pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida e o  povo o aclamou  com uma salva de palmas.
Ao final da Celebração, Pedro, membro da Liturgia da paróquia  proferiu em nome da comunidade, algumas palavras de acolhida e boas-vindas ao novo pároco e  após a bênção final, o povo enfileirou-se para abraçar o já querido Pe.José Aparecido de Pinho.

                                                          Eliana Maria de Alvarenga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário