9 de janeiro de 2017

Catequese e Liturgia - Pe Vanildo - Módulo II - Segunda-09 de janeiro

                    Hoje, concluímos o estudo do conteúdo Catequese e Liturgia, duas faces do mesmo mistério. A catequese e a liturgia são conteúdos desvinculados na prática catequética. Conseguir interação entre elas, é um desafio. Faz-se necessário olhar o mistério pascal celebrado, olhar a liturgia como transmissão da fé. Juntar catequese e liturgia em um único processo de vivência do Mistério Pascal de Jesus Cristo, fazendo arder o nosso coração. A catequese e a liturgia estão a serviço do amadurecimento de nossa fé e do sustento à nossa caminhada. Uma e outra, bem articuladas, concorrem para uma inserção do Cristo peregrino no Centro do Mistério que impulsiona para a missão. Segundo  Pe Vanildo é preciso  questionarmos: por onde começar a tarefa de ressignificação de nossas experiências nos campos catequéticos e litúrgicos? É possível dar um novo sentido ao nosso trabalho, percebendo a profundidade do ministério que o Senhor confiou a nós?    É preciso formação de nossos catequistas e agentes de pastoral e que todos se conscientizem disto. Buscar uma nova postura pessoal, uma mudança comunitária, um jeito cm novo de entender e celebrar a fé com verdadeira adesão a Jesus Cristo e apresentá-Lo aos catequizandos com leveza, delicadeza, com encontros lúdicos e celebrativos de forma a promover  o processo iniciático.         
  Para que pudéssemos vivenciar tudo que estudamos ,pela manhã tivemos um momento maravilhoso de oração, um verdadeiro encontro com o ressuscitado.  "Ninguém ama aquilo que não conhece".                  
        No domingo assistimos a dois filmes: A festa de Babette e O Jarro com um olhar voltado para o conteúdo estudado e logo após foi feito um plenário. À noite para relaxar, descontrair e repor as energias para dar continuidade à semana, participamos de uma aula de biodança.

                                                          Vera Pimenta







             

Nenhum comentário:

Postar um comentário