14 de janeiro de 2017

Catequese com jovens e adultos marca conclusão da Especialização no IRPAC



Nos últimos dias da Especialização em Catequética, que se encerrou no sábado, dia 14 de janeiro, no Instituto Regional de Pastoral Catequética – IRPAC, o IV módulo refletiu sobre Catequese com jovens e adultos, sob orientação das professoras Marlene e Suzane. Através de um apanhado histórico, antropológico e eclesial, buscou-se compreender a realidade do jovem e do adulto que se sente chamado a uma experiência nova com Jesus através da vivência cristã na comunidade. Por meio da catequese renovada com inspiração catecumenal, a Igreja deve acolher, acompanhar e ajudar esses irmãos e irmãs no processo de amadurecimento na fé, configurando suas vidas à vida de Jesus, nosso mestre e nosso irmão.  Tal catequese não deve ser sacramentalista-doutrinal, mas deve priorizar pela vivência, dinâmica e criatividade, para que os catequizandos sintam-se como parte do processo catequético e se apaixonem pela vida comunitária da fé, à luz da Palavra e da Eucaristia. Além das aulas, a conclusão dos trabalhos no IRPAC foi marcada pela Celebração Eucarística, na qual, os estudantes do IV módulo renderam graças a Deus pela conclusão do curso. O seminarista André Lomba, representante da diocese de Guanhães, foi um dos concluintes da Especialização em Catequética. 
Seminarista André Lomba

 Segundo o seminarista, participar do IRPAC é uma excelente oportunidade de amadurecimento na fé, à luz da Palavra de Deus, da pessoa de Jesus e do pensar teológico da Igreja; é uma experiência vivencial, interativa e criativa que humaniza os catequistas na dinâmica da catequese renovada com inspiração catecumenal.








        

Um comentário:

  1. Muito bom André, parabéns a todos os participantes. Obrigada a toda equipe que esteve presente por compartilhar conosco os temas, atividades, celebrações, momentos riquíssimos de aprendizado que levaremos por toda a vida. Deus nos abençoe em nossos trabalhos pastorais do dia a dia para que possamos realizá-los com ânimo e Jesus Cristo seja a nossa força!

    ResponderExcluir