14 de janeiro de 2016

Presença de Dom Marcello Romano na festa de São Sebastião em Joanésia

O dia 13 de janeiro, 6º dia da Novena de São Sebastião em Joanésia, contou com a presença de Dom Marcello Romano, bispo da diocese de Araçuaí.
Dom Marcello foi pároco em Joanésia na década de 90 trabalhando muito no processo de reforma da Igreja Matriz.
Em sua homilia falando sobre o tema do dia: "Eis que venho fazer com prazer a vossa vontade, Senhor" deixou uma mensagem de vocação ao seguimento de Jesus Cristo. 

Devemos nos colocar a serviço de Deus, como São Sebastião o fez, respondendo ao chamado de Deus colocando-se a serviço pela causa do evangelho, ao ponto desse empenho, desse compromisso culminar no martírio, na morte. Por causa da sua fidelidade ao projeto de Deus, por causa desse sim radical que ele deu a Deus. Então São Sebastião é aquele Cristão exemplo de discípulo missionário de Jesus que fez como o profeta Samuel: "fala Senhor, que o teu servo escuta" e ele escutou a palavra de Deus no seu coração, na sua vida, fazendo com prazer a vontade do Senhor como diz o salmo.
Infelizmente tem muita gente em nosso mundo que não faz as coisas de Deus com prazer. O serviço às coisas de Deus não pode ser feito como um peso, um fardo. O verdadeiro discípulo missionário trabalha com prazer nas coisas de Deus. É isso que significa a palavra sabedoria, significa fazer as coisas de Deus com gosto, é sentir sabor nas coisas de Deus. Tudo que é feito como um fardo, sem prazer, sem vontade, como obrigação, sai mal feito.
Jesus é aquele que vem em nome de Deus em missão para transformar a vida no mundo, para libertar, salvar, aproximar das pessoas.
Não tem jeito de você saber do sofrimento das pessoas sem estar próximo, é preciso ir ao outro, visitá-lo e ouvi-lo e ajudá-lo nas suas necessidades. Estar próximo uns dos outros é ser cristão de verdade.
Segurar a mão do outro, estender a mão, ajudar como Jesus nos ensina. Não ter medo do contato com as pessoas que sofrem. o verdadeiro missionário de Jesus é aquele que ajuda as pessoas a se levantarem.
Tem muita gente prostrada, sofrendo na solidão, deprimida, sofrendo de tantos outros males e a nossa missão é ajudar essas pessoas a se reerguerem, se levantarem. Cuidado, porque às vezes tem pessoas que visita um doente e o deixa mais doente ainda, visita um pessoa depressiva e a deixa mais depressiva ainda porque não sabe dar esperança à aquela pessoa, não ensina a pessoa a olhar a vida com otimismo. É preciso transmitir confiança, transmitir fé nas palavras, nas atitudes e no jeito de ser.
Que São Sebastião nos ensine a não ter medo do encontro, da proximidade, não ter medo de ajudar a pessoa a se levantar da sua situação de sofrimento.
Deus nos cura, nos perdoa, nos salva, nos resgata, nos regenera, nos levanta para que nós nos coloquemos à serviço. Todo milagre que recebemos é para que nos coloquemos à serviço. Muitas vezes faltam pessoas nas pastorais, nos movimentos da Igreja porque muitas pessoas recebem a graça de Deus e não se põe à serviço, guardam para si os milagres de Deus e não compartilham com as pessoas. precisamos através do nosso serviço, proclamar a graça e o amor de Deus a todas as criaturas. Aprendamos com São Sebastião a viver esse amor por Jesus no serviço aos irmãos.

A paróquia São Sebastião agradece a presença carinhosa de Dom Marcello em nossa festa. 

Roberto Magno
Equipe CATECOM
   




















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário