9 de março de 2014

Encontro dos Coordenadores e Representantes. dos Movimentos


ACONTECEU O PRIMEIRO ENCONTRO DIOCESANO DOS COORDENADORES E REPRESENTANTES DOS MOVIMENTOS EM GUANHÃE

Aconteceu nesta manhã de sábado (08/03/2014), em Guanhães, o Primeiro Encontro Diocesano dos Coordenadores e Representantes dos Movimentos, com o Coordenador Diocesano Pe. João Carlos de Sousa. O encontro contou com a participação de 56 pessoas, representando os seguintes Movimentos da Diocese de Guanhães: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão; Renovação Carismática Católica (RCC); Apostolado da Oração, Terço dos Homens, das Mulheres e dos Jovens; Legião de Maria; Sagrada Face; Grupo de Reflexão; Obra das Vocações Sacerdotais (OVS); Vicentinos; Mãe Peregrina e Mãe Rainha. Paróquias presentes: Virginópolis, Guanhães, São João Evangelista, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí, Coluna, Frei Lago Negro, Ferros, Sabinópolis, Carmésia, Dom Joaquim, Dores de Guanhães e Rio Vermelho.
O encontro foi iniciado às 8:30h com café. Em seguida, Dom Jeremias deu boas-vindas aos coordenadores e representantes dos movimentos, valorizando-os pela suas presenças e ainda parabenizou o Pe. João Carlos pela belíssima iniciativa, em desenvolver um encontro desse “porte”. Deixou claro que todos os coordenadores precisam fazer os movimentos florescerem em suas paróquias, com o auxílio dos Párocos, tendo como alvo a Espiritualidade. Nada de isolamento. Pe. João Carlos, também, deu boas-vindas aos coordenadores e representantes dos movimentos.
A primeira parte do encontro foi sobre Espiritualidade. Serviu como base de reflexão: Depoimento...Mas o dia começa rápido demais (livro Tempo de ver...tempo de crer...e Amar! Pag 65) e A Fraternidade do Poço! O que é Espiritualidade? Ânimo, vigor, oxigênio para o coração, combustível, ação, testemunho. Como cultivar a espiritualidade? Através da oração, contemplação, escuta da Palavra, participação nas celebrações...Dimensões necessárias da Espiritualidade: Palavra de Deus, Profética, comunhão, missionária, cotidiano e apaixonada.
Na segunda parte do encontro, Pe. João Carlos abordou breve reflexão sobre os Movimentos Eclesiais. Em seguida propôs um trabalho em grupo, que foi dividido por movimentos. As perguntas foram as seguintes:
1. Quais movimentos existem em sua Paróquia? Quando começaram? Qual é o número de participantes?
2. Como funcionam os movimentos em sua Paróquia? Há celebrações? Há formação? Espiritualidade? Retiro? Lazer? Como eles estão organizados?
3. Quais são as maiores conquistas encontradas pelos movimentos em sua Paróquia? E as dificuldades?
4. Como criar estratégias para maior unidade dos Movimentos nas Paróquias e Diocese?
5. Há alguma (s) sugestão (ões) a acrescentar em relação aos Movimentos?
As respostas às estas perguntas foram entregues ao Pe. João Carlos, que em breve fará uma avaliação e enxugamento. Algumas sugestões propostas pelos grupos:
• Encontros para troca de experiências entre as Paróquias e na Diocese;
• Encontros de formação, espiritualidade;
• Mais reuniões mensais;
• Romarias aos Santuários;
• Apoio e presença dos padres aos movimentos;
• Visita do padre pelo menos uma vez durante a realização do encontro do Terço dos Homens (semestral/anual);
• Celebrar o Terço dos Homens nas Capelas existentes na cidade;
• Divulgação dos Movimentos nas Paróquias e Diocese (Rádios, Folha Diocesana, PASCOM, site da diocese...);
• Apoio e reconhecimento da Diocese aos movimentos;
• Encontrão dos grupos da Diocese para troca de experiências, pelo menos duas vezes por ano.
Encaminhamentos:
• Apostolado da Oração – Festa do Sagrado Coração de Jesus (27/06/2014) – agendar com antecedência com o padre, a celebração. Dia 06/07/2014, Encontro Diocesano do Apostolado da Oração (Pe. João Carlos enviará carta).
• Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão – II Romaria para Conceição do Mato Dentro, dia 19/10/2014?
• Foi formado o Conselho Diocesano dos Movimentos (CDM): Pe. João Carlos (Coordenador Diocesano), Júnior (Sabinópolis), Bernardo (Sabinópolis), José Ricardo (Coluna), Nilma (Jacuri) e Jeferson (Virginópolis).
O encontro encerrou-se às 12:30h com uma mensagem às mulheres (pelo seu dia), oração final e almoço.

(Texto elaborado pelo Pe. João Carlos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário