15 de abril de 2013

Exaltação da Catequese


 
Trata-se de uma incumbência grandiosa, à qual somos chamados a dar a nossa contribuição.
Um edifício é constituído de muitas pedras; sua construção é o fruto conjunto de quem o idealizou e de quem lhe executou os planos.
Assim acontece com a Igreja, como a vemos hoje: o grande artífice é Deus, que a idealizou e continua a vivificá-la; mas as pedras são aqueles que serviram como instrumentos dóceis e prontos para a ação do Espírito Santo e que transmitem esta maravilhosa herança da fé. Cabe agora a nós continuá-la e ampliá-la, para que se torne realidade o advento do Reino de Deus.
Que serviço mais belo que o do catequista que anuncia a Palavra divina, que se une com amor, confiança e respeito ao próprio irmão, para ajudá-lo a descobrir e realizar os desígnios providenciais de Deus sobre ele?
A tarefa é extremamente árdua e delicada, porque a catequese não é simples ensino, mas é transmissão de uma mensagem de vida, como jamais será possível encontrar em outras expressões do pensamento humano, mesmo sublimes. A mensagem não se limita a propor ideias: ela exige uma resposta, pois é interpelação entre pessoas, entre aquele que propõe e aquele que responde. A mensagem é vida. Cristo anunciou a Boa Nova, a salvação e a felicidade: “Bem-aventurados os pobres em espírito, bem-aventurados os mansos, bem-aventurados os perseguidos...” As multidões escutavam-no porque via nele a esperança e a plenitude da vida.
A catequese dependerá em grande parte da sua capacidade de dar sentido cristão a tudo aquilo que constitui a vida do homem. Na família, nos primeiros anos de vida da criança, lançam-se a base e o fundamento do seu futuro. Por isso mesmo, devem os pais compreender a importância de sua missão a este respeito. Em virtude do Batismo e do Matrimonio são eles os primeiros catequistas de seus filhos: de fato, educar é continuar o ato de geração.
Depois da catequese na família, vem a catequese paroquial. A paróquia é o lugar em que a catequese pode desdobrar toda a sua riqueza. Nela, a escuta da palavra se associa à oração, à celebração da Eucaristia e dos outros sacramentos, à comunhão fraterna e ao exercício da caridade. Nela, o mistério cristão é vivido e anunciado. É urgente que a paróquia se torne um lugar onde a catequese ocupa a maior das atenções e reencontre a própria vocação, que é a de ser uma casa de família, fraternal e acolhedora, onde os batizados e os confirmados tomam consciência de ser Povo de Deus.

Enviado por Roberto Magno
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré - Joanésia

Um comentário:

  1. Um texto considerado antigo e tão atual. A catequese depende de uma responsabilidade grandiosa para que o homem encontre o sentido cristão no seu modo de viver.

    ResponderExcluir