8 de janeiro de 2013

Curso do IRPAC do Regional Leste 2 reúne 170 participantes




Tem início nesta segunda-feira, 7 de janeiro , mais um edição do Curso do Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC) do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo).

O curso que segue até o dia 18 de janeiro, é realizado na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), e tem como objetivo preparar coordenadores de Catequese nos vários níveis de Igreja (dioceses, paróquias, comunidades), visando a formação pessoal e eclesial. Além de refletir sobre a prática catequética, à luz da Teologia e das orientações do Magistério Eclesial, e capacitar agentes multiplicadores para a formação de catequistas de base.

O curso do IRPAC conta com 170 participantes entre catequistas, coordenadores de catequese, leigo(a)s, religioso(a)s e padres  das (arqui)dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo. O curso é divido em quatro módulos e a carga horária total é de 308 horas/aula. Cada módulo aprofunda um aspecto essencial para a formação de um coordenador de Catequese ou formador de catequistas. O primeiro módulo inicia o curso com Metodologia Científica; o segundo módulo, os estudos de Introdução ao Primeiro e Segundo Testamentos; o terceiro módulo inicia o estudo de Ética e Catequese; e o quarto módulo iniciam os estudos de Escatologia.

Neste ano o IRPAC conta com uma novidade. Em uma parceria firmada com o Regional Leste 2 da CNBB,  a Pontifícia Universidade Católica, PUC-Minas, reconheceu o curso do IRPAC como uma especialização. O IRPAC passa agora a ser pós-graduação - Especialização em Catequética. A nova turma que começa este mês já entrará na Especialização.

Para a coordenação do IRPAC, a Especialização em Catequética quer propor uma catequese que reflita de modo novo as grandes questões da vida cristã no mundo de hoje. Tendo como inspiração o Diretório Nacional de Catequese, leva a sério as novas sensibilidades e expectativas dos catequistas e catequizados, sobretudo na cultura urbana, que exige novos métodos, nova linguagem, novo jeito de apresentar a mensagem cristã.

Cláudia Helena da Silva-Assessoria de Comunicação /CNBB Regional Leste 2
Tel.:(31) 3224-2434
 
Outras informações:
www.cursodoirpac.blogspot.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário