11 de novembro de 2012

Continue lendo:



A HISTÓRIA DA CATEQUESE – parte II
Vamos continuar a falar sobre a história da catequese. Na primeira parte falamos sobre o que aconteceu após o Pentecostes e o início do catecumenato.
A partir mais ou menos do ano 500 em diante, podemos dizer que lá na Europa tudo foi aos poucos se tornando cristão: a família, o trabalho, o lazer... Afinal, a sociedade em peso passou a ser uma CRISTANDADE.
Apesar das perseguições e das mortes, o número dos cristãos ia aumentando cada vez mais no Império Romano. Então, lá pelos anos 313 depois de Cristo, o Imperador Constantino achou melhor acabar com as perseguições contra as comunidades. Ele mesmo passou a ser cristão, tornou-se amigo do Papa, doou terras à Igreja, concedeu plena liberdade de culto e até mandou construir belos templos.
De um lado foi bom, claro, mas de outro não. Vendo que o imperador concedia favores à Igreja, muita gente passou a ser cristão só por interesse, mas a vivência foi por água abaixo. Sabe por que os imperadores tinham tanto interesse em serem amigos da Igreja? O imperador era um chefe político e precisava do apoio do povo. E o povo queria ser cristão! Então, para os imperadores, o jeito era bancar os bons cristãos e manter a Igreja sob o seu controle.
Na noite de Natal do ano 800 o Imperador Carlos Magno fez questão de receber a coroa na Basílica de São Pedro, pelas mãos do Papa Leão III.
Durante o discurso ele teria falado o seguinte: “Eu, Carlos Magno, hoje me sinto rei e sacerdote, vigário de Cristo tal como o Papa. O Estado e a Igreja devem caminhar juntos. Eu, como imperador, prometo defender os interesses da Igreja... Para mim, a espada é uma arma tão cristã quanto a pregação...”
Que história é essa? Veja se pode! E o Imperador ainda acrescentou: “Quem se recusar a receber as águas do Batismo, receberá o ferro da espada”.
Foi mais ou menos deste jeito que todo mundo virou cristão. O que podemos gravar é o seguinte: A partir dos anos 800 em diante, o cristianismo tornou-se religião obrigatória em todos os países dominados por Carlos Magno. Então, foi toda uma sociedade que se tornou cristã, dando início a uma época que nós chamamos de CRISTANDADE.
E como ficou a catequese nisso tudo?
Os catecumenatos foram dispensados, porque eles achavam que não precisavam mais. Era como se as crianças, ao nascerem, já respirassem o cristianismo. Viviam e cresciam dentro dele. O povo vivia como que imerso, mergulhado dentro de um ambiente que era todo cristão.
Então nós hoje falamos que naquela época a CATEQUESE se fazia por um processo de IMERSÃO.
Em breve, continuaremos a contar essa história.

Roberto Magno
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré
Joanésia-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário