19 de outubro de 2012

Reflexão:Quando perdemos alguém e A LECTIO DIVINA








A LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS

Com a Leitura Orante da Palavra de Deus nos aproximamos da Escritura Sagrada com uma finalidade existencial ou vital, ou seja, para alimentar a fé, para favorecer o aprofundamento da adesão pessoal a Deus, e a seu Filho. Portanto a atitude interior não é caracterizada pelo interesse científico, pela curiosidade, mas pela sede do coração.
Seguem abaixo os passos a serem seguidos na Lectio Divina. São aqueles já apontados pela longa tradição monástica e formalizados pelo monge cartuxo Guido II, na sua carta “A escada dos monges”, por volta do século XII.
LEITURA: O que diz o texto em si? Criar silêncio interior, predispondo-se a escutar. Leitura lenta e atenta do texto.  É Deus que fala. Momento de silêncio, lembrando o que leu. Considerar bem o sentido de cada frase.  Repetir alguma frase ou palavra que mais tocou. Estar atento a detalhes do texto; personagens, os símbolos e etc. Consiste em desvendar o texto dentro do seu contexto, isto é, ver a realidade que está por trás do texto.
MEDITAÇÃO: O que o texto diz para mim? Ler de novo o texto. Atualizar, assimilar e encarnar a Palavra, ligando-a com a vida. Tentar alargar a visão, ligando o texto com outros textos bíblicos. Qual é a mensagem do texto para o cotidiano? Na meditação busca-se a mensagem do texto para a época em que foi escrito, mas essa mensagem só estará completa quando se interpreta e atualiza o texto para o contexto da realidade atual. A meditação é o momento de deixar-se conduzir pela Palavra. O que a Palavra fala. Interpretar e identificar-se com o texto, partindo do seu “hoje”, da sua realidade.
ORAÇÃO: O que o texto me faz dizer a Deus? Ler de novo o texto. Assumir um compromisso. Formular preces para suplicar, louvar e agradecer a Deus. O coração, tocado assim pela Palavra de Deus, sente-se impulsionado espontaneamente à oração: louva, agradece, adora, pede perdão. A meditação se desdobra na oração. Praticamente a oração, está presente em todas as etapas, pois o método é todo ele orante. Oração aqui é entendida como dialogo com Deus a partir dos apelos que ele nos faz através do texto. A oração é o momento tanto para o louvor, para a ação de graças, para as súplicas, para os pedidos de perdão, para a reza de algum salmo conhecido, ou cantar algo que esteja em sintonia com o que foi lido e meditado.
CONTEMPLAÇÃO: Olhar a vida com os olhos de Deus. Qual o novo olhar que surge depois da Leitura Orante do texto? Como tudo isto pode ajudar a viver melhor o compromisso de vida? Que desafios descobriu-se para se aperfeiçoar como discípulo de Jesus? Contemplação é silenciar para perceber a ação de Deus operada através do texto. Prolonga-se na contemplação, enquanto simples estar na presença de Deus, conviver com Ele em confiança, amor e paz. Descanso. A contemplação ajuda a entender o que Deus está querendo através do texto.
            Por fim uma palavra de Bento XVI no final do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus: “Criai o silêncio para escutar com eficácia a Palavra do Senhor e conservai o silêncio depois da escuta, porque ela continuará habitando, vivendo e falando-vos. Fazei que ela ressoe no começo do vosso dia, para que Deus tenha sempre a primeira palavra e deixai-a ressoar em vós à noite, para que a última palavra seja de Deus”.

Wanderlei Rodrigues dos Santos
wrodrigues.santos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário