19 de fevereiro de 2020

Passos para uma nova maneira de pensar os encontros de catequese (2)

5) Conteúdo de forma circular – Ruminar e Refletir
O conteúdo tem seu valor se toca o coração e dá sentido à vida. Os temas abordados partem do anúncio de Jesus. “Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele, porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavras de vida eterna (cf. Jo 6,68). O discípulo experimenta que a vinculação íntima com Jesus no grupo dos seus é formar-se para assumir seu estilo de vida e suas motivações (cf. Lc 6,40b). O conteúdo abordado nos encontros está estruturado numa metodologia circular, isto é, leva-nos a um constante retomar das ideias principais. O ruminar é trazer à tona palavras que precisam ser refletidas. Ex: A palavra “encontrar-se” é chave para o entendimento da Pessoa de Jesus e no relacionamento com os outros. Uma boa compreensão desta prática nos ajudará na memorização e valorização do essencial.
6) Conversão e crescimento
A conversão e o crescimento são atitudes que se completam. Isto nos leva a entender que em questão de fé, tudo se dá de forma gradual e permanente. A conversão implica em mudança, ou seja, não é possível converter-se sem mudar, pois o mal está espalhado em todo lugar. Na iniciação à vida cristã a conversão faz parte do caminho que dos querem seguir Jesus. É uma necessidade existencial a mudança das nossas atitudes. Assim na nossa vida, enfrentamos dificuldades, dúvidas, resistências, tropeços, infidelidades, por isso precisamos apontar para o crescimento que se inicia com a conversão. Cada um de nós necessita da ajuda do outro e da comunidade neste caminho de conversão. Apesar de ser um processo longo, e não mágico, a conversão é vista como essencial para o crescimento humano e cristão. Jesus nos chama atenção e nos diz claramente: “Convertam-se! E crede no Evangelho!” (Mc 1,14-15).
Nos encontros de catequese precisamos fazer um processo de conversão conosco mesmos e com os catequizandos. Perguntas que nos ajudam: Conversão de quê? Por quê? De que maneira? Para quê? Ao longo do desenvolvimento de um encontro seria importante rever a caminhada feita? Como?
7) Caminhada em vista da missão
Ser seguidor de Jesus é testemunhá-lo e anunciá-lo com alegria. O cristão iniciado é aquele que faz o que Jesus nos ensinou, testemunhou com sua prática humana. A missão nasce com uma experiência profunda com a pessoa e o projeto de Jesus. Não é algo que se compra no mercado, mas é questão de paixão, isto é, um sentimento que move a ter audácia de querer conquistar, alcançar. É consequência de quem segue a Jesus e faz dele o sentido de sua vida. Para fazer uma caminhada com os nossos catequizandos precisamos despertar neles: pessoas que falem de Jesus com coragem. Pessoas que tenham um coração que saiba quebrar preconceitos, medos, discriminação. Pessoas de ternura, cúmplices do bem, que acreditam num outro mundo possível.
O que Jesus nos fala sobre a misericórdia? Como desenvolver atitudes missionárias em nossos catequizandos? O que podemos fazer diante de uma sociedade corrupta, injusta, que não se importa com os pobres e marginalizados?
8) Procedimento através do Caminho: Ver, iluminar, agir, celebrar e rever
Conhecemos este procedimento desde que temos em nossas mãos o Documento Catequese Renovada nº 26. Ele ainda nos ajuda a fazer um caminho capaz de nos fazer entender como desenvolver um encontro que se olhe para vários aspectos.
Vejamos:
- VER: Olhar a vida e ver a realidade. Capacidade sensível de consciência crítica para perceber com o coração e a Inteligência aquilo que se passa ao nosso redor.
- ILUMINAR: a Palavra de Deus serve para iluminar nossa vida e confrontar a realidade vivida com o projeto dEle.
- AGIR: O agir é transformador e comprometedor. Está ligado à vida e à Palavra de Deus que questionam e exigem a mudança nas pessoas, família e comunidade.
- CELEBRAR: é um momento forte durante o encontro. É como se estivéssemos ao redor de uma mesa com convidado especial.  Os catequizandos aprenderão a conversar com Deus como um amigo íntimo.
- REVER: O rever ajuda a alegrar-se com as descobertas feitas pelo que aconteceu de bom. É ele também que faz verificar as falhar e corrigir o que não foi bom, com uma proposta de compromisso a ser assumido.
Ir. Marlene Bertoldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário