10 de outubro de 2017

Pe Jean Poul Hansen da Diocese de Campanha (MG) assessora Encontro Diocesano de Coordenação de catequese

“Beber na fonte, para ser fonte”
” …Não só de bons sentimentos vive a Igreja! Nesse cenário esperançoso em que nos situamos, um olhar um pouco mais atento nos faz perceber que há muito o que fazer, que os “sinais dos tempos” nos convocam a um novo modo de ser igreja em nossos dias, que há demandas demais a exigir leituras mais sérias e comprometidas de parte dos pastores, quer sejam leigos ou ordenados. O encantamento pode não durar muito, e não podemos distrair mais uma vez diante dos apelos que o Senhor nos faz de jogar as redes em águas mais profundas .
…” Mais do que lacunas, percebe-se uma “timidez pastoral” em relação a aspectos mais delicados como a tão necessária revisão da ordem dos sacramentos da iniciação, clareza sobre caminhos concretos para o chamado ” percurso da via da caridade” – sobretudo em relação às pessoas em situações específicas de conflitos existenciais ainda não iniciadas, tais como os recasados e homoafetivos – bem como a ausência de outros modelos de inspiração catecumenal que não seja o próprio catecumenato à moda antiga….”
“…Caberá aos pastores e demais agentes de pastoral criatividade, coragem e bom senso para” aprofundar e promover práticas” que desdobrem tantas intuições importantes em soluções à altura do que esperam e precisam nossas comunidades e, sobretudo, os que estão fora delas!…”
Diante aos desafios que a nossa Igreja vem apontando e alertando já há alguns anos, através de vários documentos, e agora confirmado com o Documento 107 da CNBB Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários, a pastoral Catequética de nossa Diocese encontra-se desde o mês de julho em processo de estudos do documento e gestando pistas de ações para entrarmos neste itinerário da Iniciação à Vida Cristã, pois “o momento é agora para acolhermos o que sugere o Espírito que sopra quando e onde quer e hoje nos impulsiona a pensar e fazer acontecer uma igreja na qual cada cristão sustente feliz e autenticamente sua identidade de discípulo-missionário de Jesus, em meio a um mundo com referências espirituais demais e  e testemunhas de Jesus Cristo de menos.”
Após participação de alguns membros da Comissão Diocesana, em julho, no Regional LesteII, foram realizados encontros para provocação de estudo do Documento nas  oito áreas catequéticas; no sábado, dia 07, coordenadores das paróquias da Diocese juntamente com o Clero e Dom Jeremias participaram do encontro assessorado pr Pe Jean Poul Hansen (Clero e Dom Jeremias- manhã) a tarde do sábado e no domingo pela manhã, com os coordenadores. No Sábado, Pe Jean trabalhou com o texto de Pe Vanildo Paiva (sacerdote da Arquidiocese de Pouso Alegre( MG) INICIAÇÃO  À VIDA CRISTÃ; itinerário para formar discípulos missionários – Chaves de leitura para o estudo do documento 107.
No domingo, ele compartilhou um trabalho realizado na paróquia em que ele administra. Questões práticas. Encerrou-se com a Celebração da Eucaristia, na Catedral( Celebração passo a passo) Foi muito bom. O encontro foi perfeito, segundo coordenadores participantes.
Os próximos passos são: continuar o processo formativo seguindo o roteiro deixado por Pe Jean Poul Hansen, criação do Projeto de catequese sob inspiração catecumenal e projeto de formação para catequistas iniciantes.
Eliana Alvarenga
(Da Comissão Diocesana)
Abaixo muitas fotos deste encontro maravilhoso:






























































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário